Comando de garagem integrado na mota

Responder
quico
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 nov 2010, 17:00

Comando de garagem integrado na mota

Mensagem por quico »

Bons dias caros amigos,

Estou em vias de fazer uma pequena engenhoca, mas tenho algumas questões que gostaria de partilhar convosco.
Tenho um comando da garagem do parqueamento do meu prédio que só funciona quando lhe apetece.
Desconfiava que o problema era do botão, uma vez que quando eu pressionava o mesmo, tinha que andar com o dedo de um lado para o outro até ele fazer contacto.

Entretanto fiz outro comando, mas por descargo de consciência, abri o comando velho e, dado que funciona a 12v, liguei-o a uma bateria automóvel e fiz um chante no contacto do botão na placa e funciona sem problemas, ou seja, o problema é mesmo do botão.

Para reciclar o comando (pois o mesmo funciona bem, excepto o botão) e também para facilitar a utilização do portão da garagem (dado que pressionar o botão com luvas de mota é tarefa extremamente complicada), lembrei-me de fazer uma ligação na minha scooter no sinal de luzes.
A ideia era, soldar um fio a fazer de chante permanente no comando, e ligar o positivo (com fusivel de 10a) aos 12v do sinal de luzes da mota e o negativo a um fio de massa da mota.

Isto seria relativamente simples, no entanto, ao fazê-lo assim, sempre que na estrada eu fizesse sinal de luzes o comando iria activar. Sempre que circulasse de máximos, o comando iria constantemente a emitir sinal.
Ao nível da segurança, dado o alcance limitado não traria grande inconveniente, mas para reduzir a vida útil do já velhinho comando isso era certo.

Então lembrei-me de conciliar esta ligação com um relé temporizador.
A ideia seria montar o esquema com esta lógica:
1º momento de activação dos máximo; 2º hiato de 2 segundos; 3º 12v entram no comando; 4º o comando é alimentado durante 5 segundos; 5º os 12v são desactivados ao comando ao fim dos 5 segundos.
Sendo que em qualquer momento que os máximos sejam desligados, o ciclo é interrompido e regressa ao 0.
Desta forma, conseguiria contornar tanto o facto de na estrada eu precisar de fazer sinal de luzes (pois os sinais de luzes duram menos de 2 segundos) bem como poderia circular de máximos numa estrada aberta (pois os 12v ao comando seriam cortados ao fim de 5 segundos)

Já contactei 2 lojas de electrónica (Servelec e mauser) e nenhuma comercializa relés temporizadores.

Entretanto no ebay, encontrei este produto:
http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll? ... AQ:GB:1123

As minhas dúvidas são:
1º Será que esta peça serviria para o efeito?!
2º Em caso afirmativo, qual seria o esquema de montagem?
Assim?
Imagem
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 24 vezes

Re: Comando de garagem integrado na mota

Mensagem por justme »

Olá quico,

porque não usar um simples botão de pressão um pouco maior para se manobrar facilmente com luvas e colocado em lugar de fácil acesso?
Do botão sairiam 2 condutores que o interligariam ao comando instalado em lugar conveniente.
Parece-me uma solução simples, barata e funcional.

Um abraço
quico
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 nov 2010, 17:00

Mensagem por quico »

justme Escreveu:Olá quico,

porque não usar um simples botão de pressão um pouco maior para se manobrar facilmente com luvas e colocado em lugar de fácil acesso?
Do botão sairiam 2 condutores que o interligariam ao comando instalado em lugar conveniente.
Parece-me uma solução simples, barata e funcional.

Um abraço
Boa tarde,

Obrigado pela resposta!!!

Sim, também seria uma boa ideia.
A questão é que teria de cortar/alterar os plásticos da mota para colocar esse botão, e como ainda está na garantia queria evitar...
Uma coisa é meter um terminal ladrão em 2 fios que não se vêm, outra é cortar o plástico.

Mas também é uma alternativa... Poderia estudar a coisa e encontrar um sitio para meter o botão onde não tivesse que cortar nada...

Seria então ligar o positivo e negativo do comando a um sitio que tivesse corrente com ignição ligada (ex,fio dos médios) e depois soldar os fios do novo botão aos contactos do botão antigo?

Anexo imagem de um comando semelhante e fiz um circulo à volta dos contactos que ao chantar, fazem activar o portão:
Imagem

Posso soldar em cima destes 2 contactos do botão antigo?

Abraços e obrigado
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 24 vezes

Mensagem por justme »

Sim é mesmo essa a ideia.

Mas é importante que o fio de ligação ao botão seja o mais curto possivel para evitar captar interferencias.

Coloca-o o mais proximo possivel do comando.

Quanto á fixação tens diversas opçoes sem alterar a nada fixação com braçadeiras de serrilha até á fixação com cola contacto , silicone, etc

Um abraço
sousal
Curioso
Curioso
Registado: 22 jun 2011, 19:25
Contacto:

Mensagem por sousal »

Já utilizo o comando nos máximos à anos e sem problemas, aumentar os componentes é que vai aumentar a probabilidade de avarias mas é certo que raramente ando com os máximos ligados.
Reparações de automatismos.
Responder

Voltar para “Dúvidas”