Bom Dia,
Estou a executar uma obra de construção de um hotel e propus à fiscalização uma alteração do trajecto de cablagem de força e segurança para uma courette corta fogo e esta situação está a ser alvo de alguma discussão.
No meu entender, não vejo qualquer objecção a esta situação desde que faça a selagem da entrada e saída do caminho de cabos da referida courette.
O que a fiscalização me responde é que segundo as RTIEB secção 482.4.1 e 527.2.1 utilização de barreiras corta-fogo por patamar.
Gostaria de saber da V/ opinião acerca deste assunto, a quem estiver interessado.
Muito Obrigado,
Cumprimentos
Caminho de cabos em courette corta fogo
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Re: Caminho de cabos em courette corta fogo
pode faze-lo, aliás é normal existir courettes para passagem de cabos, mas TEM que existir selagens corta-fogo entre patamares e nos caminhos de piso....a courette não pode estar em aberto de alto a abaixo.....
Jaime Reis
- Pedro Barradas
- Velha Guarda
- Registado: 31 mar 2011, 17:09
- Profissão: ARQUITECTO
- Has thanked: 36 times
- Been thanked: 29 times
A courete pode ser aberta de cima a baixo (courete protegida), mas na passagem de tubos/ cabos para cada nível, tem de ser convenientemente selado com solução adequada ao requisito exigido pelo SCIE.
Quem cria renasce todos os dias...
Muito obrigado pelos vossos pareceres.
Pois era o que suspeitava...A dita courette embora corta fogo tem de ser selada entre patamares onde passem as instalações eléctricas.
Digam-me uma outra coisa, nessa courette passam também condutas AVAC e tubagens, se eu não passar por lá a parte eléctrica a selagem entre patamares deixa de ser obrigatória?
Pois era o que suspeitava...A dita courette embora corta fogo tem de ser selada entre patamares onde passem as instalações eléctricas.
Digam-me uma outra coisa, nessa courette passam também condutas AVAC e tubagens, se eu não passar por lá a parte eléctrica a selagem entre patamares deixa de ser obrigatória?
Cumprimentos,
Carla Oliveira
Carla Oliveira
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
tem que ser tudo selado....AVAC, electricidade, telecomunicações, águas, esgotos, gáz, ...entre pisos tem que ser tudo selado, não pode existir espaços abertos, se tiver mesmo que existir acesso, este terá que ser com portas ou alçapões corta-fogo.....
Jaime Reis
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Penso que fez muito bem em propor a passagem de cablagens em corete, agora tem é de fazer no final da obra a selagem da corete entre pisos com material adequado, como já aqui foi dito anteriormente por colegas.
Penso que fez muito bem em propor a passagem de cablagens em corete, agora tem é de fazer no final da obra a selagem da corete entre pisos com material adequado, como já aqui foi dito anteriormente por colegas.
coliveira Escreveu:Bom Dia,
Estou a executar uma obra de construção de um hotel e propus à fiscalização uma alteração do trajecto de cablagem de força e segurança para uma courette corta fogo e esta situação está a ser alvo de alguma discussão.
No meu entender, não vejo qualquer objecção a esta situação desde que faça a selagem da entrada e saída do caminho de cabos da referida courette.
O que a fiscalização me responde é que segundo as RTIEB secção 482.4.1 e 527.2.1 utilização de barreiras corta-fogo por patamar.
Gostaria de saber da V/ opinião acerca deste assunto, a quem estiver interessado.
Muito Obrigado,
Cumprimentos
Cpts.
Energy
Energy
- Pedro Barradas
- Velha Guarda
- Registado: 31 mar 2011, 17:09
- Profissão: ARQUITECTO
- Has thanked: 36 times
- Been thanked: 29 times
Continuando o tema.
Consoante o tipo e dimensão dos dutos... e até da altura do edificio/ UT haverão regras especificias mínimas a respeitar.
Pelo que aconselho a leitura atenta do capítulo V do RT-SCIE (P. 1532/2008)
Consoante o tipo e dimensão dos dutos... e até da altura do edificio/ UT haverão regras especificias mínimas a respeitar.
Pelo que aconselho a leitura atenta do capítulo V do RT-SCIE (P. 1532/2008)
Quem cria renasce todos os dias...