[Dúvida] Queda de tensão de 5v para 3v.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 13 mar 2013, 21:02
[Dúvida] Queda de tensão de 5v para 3v.
Pessoal, tudo bem?
Eu já lí e estudei sobre queda de tensão, lei de ohm...mais ainda não faço a menor idéia de como aplicar isso na prática =/
Eu tenho uma saída de 5V.
E um motorzinho que funciona com até 4Volts e com corrente de trabalho de 70mA.
Resumindo, eu gostaria de ter uma queda de Tensão de 5V para 3V.
Porém, sempre que paro para pensar em usar resistores....só o que faço é descobrir e mudar o valor da corrente. E não diminuir a tensão.
Concerteza deve ter um jeito simples de diminuir minha tensão de 5v para 3v apenas com resistores....
Algúem pode me ajudar?
Eu já lí e estudei sobre queda de tensão, lei de ohm...mais ainda não faço a menor idéia de como aplicar isso na prática =/
Eu tenho uma saída de 5V.
E um motorzinho que funciona com até 4Volts e com corrente de trabalho de 70mA.
Resumindo, eu gostaria de ter uma queda de Tensão de 5V para 3V.
Porém, sempre que paro para pensar em usar resistores....só o que faço é descobrir e mudar o valor da corrente. E não diminuir a tensão.
Concerteza deve ter um jeito simples de diminuir minha tensão de 5v para 3v apenas com resistores....
Algúem pode me ajudar?
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
Re: [Dúvida] Queda de tensão de 5v para 3v.
Se tens dificuldades em perceber o que te aconselharam, observa a imagem
- Anexos
-
- queda_tensão.jpg (32.78 KiB) Visto 14797 vezes
Olá InsaneChess,
supondo que o motor é DC outras opções são :
1) Colocar no circuito um regulador de tensão
2)Colocar 2 ou 3 diodos em serie
Quaisquer destas opções são muito adequadas para esta situação uma vez que são simples e baratas.
Um abraço
supondo que o motor é DC outras opções são :
1) Colocar no circuito um regulador de tensão
2)Colocar 2 ou 3 diodos em serie
Quaisquer destas opções são muito adequadas para esta situação uma vez que são simples e baratas.
Um abraço
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 23 fev 2018, 13:58
https://drive.google.com/open?id=1Q5LCm ... 4tUc0C6s_P Pessoal criei este esquema para reduzir 5v para 3v alguém sabe dizer se funciona?
Obs: Não sou técnico da área, mais gosto de brincar e aprender sobre eletrônica, (meio que apaixonado, kkk).
Obs: Não sou técnico da área, mais gosto de brincar e aprender sobre eletrônica, (meio que apaixonado, kkk).
-
- Curioso
- Registado: 03 set 2016, 10:48
- Has thanked: 11 times
- Been thanked: 7 times
Funcionar funciona.... Mas....
1) Atenção aos díodos que escolhes, pois os mesmo funcionam como "fontes de tensão" caso não sejam ideais;
(eu colocava resistências ou mesmo um potenciómetro+resistência)
2) Deverás colocar uma resistência em série com o Led de forma a limitar a tensão no mesmo a 1,5V.
Mas existe muita forma de fazer, alias já existem redutores de tensão de 5V para 3V que podem ser adquiridos como amostras nos fornecedores da marca e inúmeros esquemas que limitam também a corrente.
1) Atenção aos díodos que escolhes, pois os mesmo funcionam como "fontes de tensão" caso não sejam ideais;
(eu colocava resistências ou mesmo um potenciómetro+resistência)
2) Deverás colocar uma resistência em série com o Led de forma a limitar a tensão no mesmo a 1,5V.
Mas existe muita forma de fazer, alias já existem redutores de tensão de 5V para 3V que podem ser adquiridos como amostras nos fornecedores da marca e inúmeros esquemas que limitam também a corrente.