ligação de bomba
ligação de bomba
boas, preciso de ligar uma bomba submersivel com arranque direto em manual e automatico, tenho 1 contactor lc1d09 telemec, 1 termico e 1 botão para arranque e outro para paragem que funciona com o botão do termico de pois tenho um comutador 2 posiçãoes manual e automatico e 1 rele de nivel ja que a opção de automatico e encher um deposito. Alguem me pode ajudar com esquema de ligação? obrigado
Re: ligação de bomba
nao querendo fazer offtopicohmico Escreveu:Boas,
não percebo como é que "alguém" que diz ter o nível 4, não sabe o "aeiou" dos comandos eléctricos.
ohmico
mas essa classificação que fazem no forum é sobre grau de escolaridade ou proffissionalismo??
epa eu meti nivel 2 porque fiz um curso nivel 2 mas até sei umas coisinhas com algum jeito

-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Nivél de conhecimentos teóricos/práticos
soares469 Escreveu:nao querendo fazer offtopicohmico Escreveu:Boas,
não percebo como é que "alguém" que diz ter o nível 4, não sabe o "aeiou" dos comandos eléctricos.
ohmico
mas essa classificação que fazem no forum é sobre grau de escolaridade ou proffissionalismo??
epa eu meti nivel 2 porque fiz um curso nivel 2 mas até sei umas coisinhas com algum jeito
Cpts.
Energy
Energy
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 26 abr 2012, 22:24
boas,
na minha opinião deves colocar a parte de potencia da seguinte forma:
Termico->Contactor->Bomba (o ideal era colocar também um disjuntor adequado a montante do circuito)
na parte de comando para poder ligar a bomba em modo manual e automático deves fazer da seguinte forma:
alimentas com neutro o contactor (A1) e depois vais buscar fase à saida do contactor e alimentas o contacto do relé de nivel e com a saida
do relá alimentas a outra entrada do contactor (A2).
neste ponto tens a parte do comando automático devidamente feita.
para fazer a parte do manual é apenas necessário utilizar um comutador que quando activado vai fazer um "shunt" ao contacto relé de nível.
na minha opinião deves colocar a parte de potencia da seguinte forma:
Termico->Contactor->Bomba (o ideal era colocar também um disjuntor adequado a montante do circuito)
na parte de comando para poder ligar a bomba em modo manual e automático deves fazer da seguinte forma:
alimentas com neutro o contactor (A1) e depois vais buscar fase à saida do contactor e alimentas o contacto do relé de nivel e com a saida
do relá alimentas a outra entrada do contactor (A2).
neste ponto tens a parte do comando automático devidamente feita.
para fazer a parte do manual é apenas necessário utilizar um comutador que quando activado vai fazer um "shunt" ao contacto relé de nível.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
ENERGY Escreveu:Boas
soares469 Escreveu:nao querendo fazer offtopicohmico Escreveu:Boas,
ohmico
é segundo as directivas europeias de qualificação, consultar o documento que se encontra no preenchimento do perfil
Jaime Reis