Dúvidas sobre centrais telefónicas
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- Velha Guarda
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Dúvidas sobre centrais telefónicas
Boa noite prezados colegas,
Não costumo proceder à instalação de centrais telefónicas. Agora que estou a terminar uma obra que carece de central, surgiram-me as seguintes dúvidas:
• A informação que passa num cabo UTP, não passa de uma tensão que percorre o cabo, logo o cabo UTP não deva ter mais de 100 metros de comprimento para garantir que a queda de tensão não prejudique o sinal transmitido. Quando tal acontece, deverá ser aplicado um elemento activo (com alimentação eléctrica) a meio desse percurso, para amplificar o sinal.
• Tendo em conta que na minha obra os telefones mais afastados da central telefónica, distam mais que 100 metros, o que devo fazer? Deve ser aplicado algum elemento activo a meio desse percurso? Qual?
Não costumo proceder à instalação de centrais telefónicas. Agora que estou a terminar uma obra que carece de central, surgiram-me as seguintes dúvidas:
• A informação que passa num cabo UTP, não passa de uma tensão que percorre o cabo, logo o cabo UTP não deva ter mais de 100 metros de comprimento para garantir que a queda de tensão não prejudique o sinal transmitido. Quando tal acontece, deverá ser aplicado um elemento activo (com alimentação eléctrica) a meio desse percurso, para amplificar o sinal.
• Tendo em conta que na minha obra os telefones mais afastados da central telefónica, distam mais que 100 metros, o que devo fazer? Deve ser aplicado algum elemento activo a meio desse percurso? Qual?
- Varejo
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Re: Dúvidas sobre centrais telefónicas
Boas, estamos a falar de extensões analógicas ou de rede IP?
Ou seja telefones "normais", ou telefone que levam cabo de rede!
Ou seja telefones "normais", ou telefone que levam cabo de rede!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
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- Velha Guarda
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Re: Dúvidas sobre centrais telefónicas
Boas Varejo,
É tudo com cabos UTP, no entanto uns telefones utilizam 4 linhas e outros apenas 2 linhas.
É tudo com cabos UTP, no entanto uns telefones utilizam 4 linhas e outros apenas 2 linhas.
- Varejo
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Re: Dúvidas sobre centrais telefónicas
Boas, eu sei que leva cabos UTP, mas a distância dos 100m só serve para telefone com IP com placa de rede(como um PC), para o resto analógico RDIS, FXS, etc. já pode ter mais de 100m, por exemplo 200m que a "linha" não falha!
p.s já coloquei extensões analógicas a funcionar a 300m da central e os telefones funcionavam normalmente.
p.s já coloquei extensões analógicas a funcionar a 300m da central e os telefones funcionavam normalmente.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
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Re: Dúvidas sobre centrais telefónicas
boas
hoje em dia não é muito normal ver extensões a 4 fios, situação usada nas chamadas extensões digitais, de qualquer maneira, as centrais já vem com capacidade de linha até a umas poucas centenas metros, as Alcatel davam até 2000 metros, fossem analógicas ou digitais...instalei algumas assim já há um bom par de anos... as da PT então..dão para vários km...
....as mais conhecidas do tipo CISCO ou AVAYA que trabalham em regime de IP. estão preparadas também para algumas centenas de metros......
...........isto é o que conheço, confesso que já larguei no ramo dos telefones, já lá vão cerca de 12 anos......mas penso que por 100m ou pouco mais não vai ter problemas....
hoje em dia não é muito normal ver extensões a 4 fios, situação usada nas chamadas extensões digitais, de qualquer maneira, as centrais já vem com capacidade de linha até a umas poucas centenas metros, as Alcatel davam até 2000 metros, fossem analógicas ou digitais...instalei algumas assim já há um bom par de anos... as da PT então..dão para vários km...
....as mais conhecidas do tipo CISCO ou AVAYA que trabalham em regime de IP. estão preparadas também para algumas centenas de metros......
...........isto é o que conheço, confesso que já larguei no ramo dos telefones, já lá vão cerca de 12 anos......mas penso que por 100m ou pouco mais não vai ter problemas....
Jaime Reis
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- Velha Guarda
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Re: Dúvidas sobre centrais telefónicas
Obrigado pela tua dica Jaime.
Escreveste um post interessante. Já agora, há telefones a usarem fichas RJ11 e outros a usarem fichas RJ45?
Escreveste um post interessante. Já agora, há telefones a usarem fichas RJ11 e outros a usarem fichas RJ45?
- Varejo
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Re: Dúvidas sobre centrais telefónicas
Boas, os analógicos ou FXS usam 1 par e ficha RJ11, IP ou RDIS RJ45!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
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- Velha Guarda
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Re: Dúvidas sobre centrais telefónicas
Bem, a ideia que eu tinha era diferente:
As fichas RJ11 eram usadas no REGULAMENTO RITA e nessa altura apenas se usavam 3 pares de cobre no máximo. Estou correcto?
Julgo que os telefones analógicos apenas utilizam um par de cobre, os telefones analógicos com dados utilizam os 4 pares e os telefones digitais utilizam a internet (o VOIP, por exemplo).
O meu raciocínio está correcto?
As fichas RJ11 eram usadas no REGULAMENTO RITA e nessa altura apenas se usavam 3 pares de cobre no máximo. Estou correcto?
Julgo que os telefones analógicos apenas utilizam um par de cobre, os telefones analógicos com dados utilizam os 4 pares e os telefones digitais utilizam a internet (o VOIP, por exemplo).
O meu raciocínio está correcto?
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- Quadro de Honra
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Re: Dúvidas sobre centrais telefónicas
está meio incorrecto,
VOIP quer dizer Voice Over Internet Protocol(IP). são telefones ligados numa rede de cabo UTP.....ao qual é lhes atribuido um IP, que dá para vôz, e para o computador
os analogicos e os digitais, tanto trabalham numa rede em cabo UTP como numa instalação do antigamente feita em cabo TVHV,
até principios da decada de 90, as centrais usavam um par para linhas analogicas e dois pares para linhas digitais, por volta de 1991, mais coisa menos coisa, com a nova geração de centrais, passou-se a usar só um par para qualquer tipo de linha, mas há ainda centrais que trabalham a dois pares na digitais....
as linhas digitais eram e são aplicadas basicamente em centrais particulares nas empresas, porque o que a PT (antigamente os TLP), disponibilizam em nossas casas são linhas analogicas, isto na rede de cobre, se fôr a rede coaxial ou fibra, é outra coisa....
agora...o projecto RITA só teve pratica em instalações residenciais, onde as linhas a aplicar eram analogicas, nas empresas o RITA não tinha qualque aplicação
VOIP quer dizer Voice Over Internet Protocol(IP). são telefones ligados numa rede de cabo UTP.....ao qual é lhes atribuido um IP, que dá para vôz, e para o computador
os analogicos e os digitais, tanto trabalham numa rede em cabo UTP como numa instalação do antigamente feita em cabo TVHV,
até principios da decada de 90, as centrais usavam um par para linhas analogicas e dois pares para linhas digitais, por volta de 1991, mais coisa menos coisa, com a nova geração de centrais, passou-se a usar só um par para qualquer tipo de linha, mas há ainda centrais que trabalham a dois pares na digitais....
as linhas digitais eram e são aplicadas basicamente em centrais particulares nas empresas, porque o que a PT (antigamente os TLP), disponibilizam em nossas casas são linhas analogicas, isto na rede de cobre, se fôr a rede coaxial ou fibra, é outra coisa....
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Jaime Reis
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Re: Dúvidas sobre centrais telefónicas
Ok Jaime.jaimereis Escreveu:está meio incorrecto,
VOIP quer dizer Voice Over Internet Protocol(IP). são telefones ligados numa rede de cabo UTP.....ao qual é lhes atribuido um IP, que dá para vôz, e para o computador
os analogicos e os digitais, tanto trabalham numa rede em cabo UTP como numa instalação do antigamente feita em cabo TVHV,
até principios da decada de 90, as centrais usavam um par para linhas analogicas e dois pares para linhas digitais, por volta de 1991, mais coisa menos coisa, com a nova geração de centrais, passou-se a usar só um par para qualquer tipo de linha, mas há ainda centrais que trabalham a dois pares na digitais....
as linhas digitais eram e são aplicadas basicamente em centrais particulares nas empresas, porque o que a PT (antigamente os TLP), disponibilizam em nossas casas são linhas analogicas, isto na rede de cobre, se fôr a rede coaxial ou fibra, é outra coisa....
agora...o projecto RITA só teve pratica em instalações residenciais, onde as linhas a aplicar eram analogicas, nas empresas o RITA não tinha qualque aplicação
Julgo que o meu conceito de telefones digitais está errado... Na tua opinião, o que se pode entender como telefones digitais?
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Re: Dúvidas sobre centrais telefónicas
boas
não é o telefone em si, mas a linha....
a linha analogica é um sinal electrico modelado....tem uma tensão, e modela a frequencia(falando assim por alto)....dá para a vôz....mas tambem dá para dados....usando para isso os modem(modulator/demodulator), é um equipamento que converte sinais analogicos em codigo ASCII para ser reconhecido pelo computador e vice versa...
as linhas digitais, tambem tem um sinal electrico, mas o que lá "passa", são bits ( zeros e uns)........é claro que as linhas VoIP são tambem digitais, tudo tem a ver com o protocolo usado, tal como ISDN(RDIS á portuguesa)ou DSL.....ou DDI´s para os acesso basicos e primarios....
.....quando esse sinal é disponibilizado, tem que ser depois processado por um equipamento que interpreta esses bits naquilo que se pretente...se fôr vôz é vôz , se fôr dados é dados...mas tem que ser do mesmo protocolo.....
....as empresas que usam linhas digitais para telefones, e aqui o uso tem a ver com as variadissimas programações que se pode fazer, podem faze-lo a dois pares ou a um par. As centrais mais antigas que eu conheço, usavam dois pares, um para alimentação do equipamento, e o segundo par para o sinal, mais tarde apareceram centrais em que só com um par se fazia as duas funções.......por exemplo, a linha DSL que os operadores fornecem vem num par, é o sinal, mas alimentação do DSL-modem ou router é externa, liga á tomada da nossa casa.....
espero não estar a fazer nenhuma confusão, ou a cometer nenhum erro, se assim fôr alguem que corrija, pois como disse anteriormente , já não trabalho no ramo já há alguns anos...
não é o telefone em si, mas a linha....
a linha analogica é um sinal electrico modelado....tem uma tensão, e modela a frequencia(falando assim por alto)....dá para a vôz....mas tambem dá para dados....usando para isso os modem(modulator/demodulator), é um equipamento que converte sinais analogicos em codigo ASCII para ser reconhecido pelo computador e vice versa...
as linhas digitais, tambem tem um sinal electrico, mas o que lá "passa", são bits ( zeros e uns)........é claro que as linhas VoIP são tambem digitais, tudo tem a ver com o protocolo usado, tal como ISDN(RDIS á portuguesa)ou DSL.....ou DDI´s para os acesso basicos e primarios....
.....quando esse sinal é disponibilizado, tem que ser depois processado por um equipamento que interpreta esses bits naquilo que se pretente...se fôr vôz é vôz , se fôr dados é dados...mas tem que ser do mesmo protocolo.....
....as empresas que usam linhas digitais para telefones, e aqui o uso tem a ver com as variadissimas programações que se pode fazer, podem faze-lo a dois pares ou a um par. As centrais mais antigas que eu conheço, usavam dois pares, um para alimentação do equipamento, e o segundo par para o sinal, mais tarde apareceram centrais em que só com um par se fazia as duas funções.......por exemplo, a linha DSL que os operadores fornecem vem num par, é o sinal, mas alimentação do DSL-modem ou router é externa, liga á tomada da nossa casa.....
espero não estar a fazer nenhuma confusão, ou a cometer nenhum erro, se assim fôr alguem que corrija, pois como disse anteriormente , já não trabalho no ramo já há alguns anos...
Jaime Reis
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Re: Dúvidas sobre centrais telefónicas
Boas, por vezes o ser digital ou analógico não tem a ver só com o equipamento(telefones) mas também com as linhas!
Exemplo, um ISP de fibra, tipo Optimus, vodafone, MEO, o serviço de telefone é VOIP, o ONT "modela" o sinal e depois no ONT ou router liga um telefone analógico normal!
Exemplo, um ISP de fibra, tipo Optimus, vodafone, MEO, o serviço de telefone é VOIP, o ONT "modela" o sinal e depois no ONT ou router liga um telefone analógico normal!
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