ITED 2 - Bitaites de tugas... Técnicos :)

Responder
Pinto69
Curioso
Curioso
Registado: 21 nov 2008, 16:55

ITED 2 - Bitaites de tugas... Técnicos :)

Mensagem por Pinto69 »

Oi

Estava ver o Forum sobre o ITED2 e vi a seguinte mensagem do ano de 2010:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=20&t=8167

Entretanto, desde 2009, o ITED2 já teve tempo de ser "amadurecido" nos pessoal. O que eu queria saber é quais são para vós as maiores crititicas às ITED2.
Por exemplo: No ITED (a versão de 2004) existiam canalizações duplicadas, condutores verdes/vermelhos para fazer terras, a linguagem técnica muito fraca (cabos em vez de condutores, sobrecorrente em vez de sobreintensidades, etc.), poucas referencias a onde se basearam para fazer o documento, aspecto "amador", etc...
A experiencia tornou o ITED2 um pouco mais condigno, apesar de ter os seus ponto ainda um pouco discutiveis:
*elevado investimento para quem quer fazer um armazem, ou a casa dos avós, habitações sociais, etc.
*deveria existir fichas normalizadas para as ITED2 (tacho para obrigar as formações... ;))
* continuam a não existir referencias que justifiquem as exigencias do ITED2 (são directivas comunitarias, e normalização, é tuga que se lembrou, foi a ZON/MEO?)

Não quero com isto dizer que os ITED's foram uma desgraça completa, acho apenas que foram transições SUPER DIFICEIS de implementar aos tecnicos (lembram-se dos projectos RITA? e a exigencia de em 1 anos toda a gente ter de ter formação ITED2). Se calhar se ainda existisse RITA, não tinha sido "potenciado" as infra-estruturases redes de fibra que existem feitas pelas camaras municipais... Enfim é a evolução! No Futuro desde "rico" país, ninguem diga que falta condições nas infraestruturas de comunicações para o desenvolvimento das gerações vindoras!

Como bons portugueses, conseguem-me dizer aqui alguns bitaites, não só a nivel tecnico, mas também economico, por exemplo:
Na mesma habitação fica mais cara um instalação electrica ou uma instalação ITED2?
AS paredes das habitações não ficam saturadas de tubagens (electricas, ited2 aquecimento, etc)?
Será que não seria possivel passar o cabo de fibra optica nas tubagens dos cabos electricos?

PS: Sim, este é daqueles topicos provocatórios para chegar "fogo ao circo" :D
"A verdade não pertence a ninguém, mas tão somente a quem seja capaz de a entender" - Estação dos Olivais - Metropolitano de Lisboa
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”