Saída de isqueiro com 12 V
Saída de isqueiro com 12 V
Boa noite.
Poderão esclarecer esta questão?
Se temos uma saída de isqueiro com 12 V e precisamos de uma entrada no aparelho com 12 V (a mesma tensão) , mas:
a saída é 10 A como resolver para a entrada ser de 2,5 A?
Obrigado.
Se temos uma saída de isqueiro com 12 V e precisamos de uma entrada no aparelho com 12 V (a mesma tensão) , mas:
Obrigado.
Re: Saída de isqueiro com 12 V
Presumo que não há problema... só haveria se a intensidade de corrente, pedida/requerida pelo aparelho, ultrapassasse os 10 A, correcto? Há alguma regra prática para determinar se é seguro fazer este tipo de ligações?
E se a tensão nominal do aparelho, ao qual se ligasse ao terminal do isqueiro, requerida fosse, suponhamos, de 20 V? Tenho ideia que aí a corrente seguiria o sentido inverso - ou seja, do aparelho para o terminal do isqueiro, correcto?
Obrigado, desde já, pelos esclarecimentos.
E se a tensão nominal do aparelho, ao qual se ligasse ao terminal do isqueiro, requerida fosse, suponhamos, de 20 V? Tenho ideia que aí a corrente seguiria o sentido inverso - ou seja, do aparelho para o terminal do isqueiro, correcto?
Obrigado, desde já, pelos esclarecimentos.
A tensão na tomada de isqueiro tem capacidade para alimentar aparelhos de 12V com um consumo até 10A.
Reparações de automatismos.
-
- Curioso
- Registado: 01 mar 2013, 11:53
- Contacto:
Boas,grafenos Escreveu:Boa noite.
Obrigado.
2,5A é o consumo do aparelho, 10A é o que a rede tem capacidade de fornecer.
Desde que o consumo do aparelho seja igual ou inferior ao que a rede fornece, não há problema. O aparelho pede á rede (vai gastar) só o que consome!
Abraço
-
- Curioso
- Registado: 30 jun 2009, 00:07
- Been thanked: 1 time
Não tem nada a ver.grafenos Escreveu:E se a tensão nominal do aparelho, ao qual se ligasse ao terminal do isqueiro, requerida fosse, suponhamos, de 20 V? Tenho ideia que aí a corrente seguiria o sentido inverso - ou seja, do aparelho para o terminal do isqueiro, correcto?
O aparelho é uma carga, só consome, não gera energia. Logo a energia irá sempre fluir da fonte/bateria para a carga.
Se o aparelho necessitasse de 20V, poderia acontecer muita coisa: se for um aparelho electrónico, provavelmente não funcionaria de forma correcta; se fosse uma simples resistência, teria um consumo inferior ao nominal.
- cdsantos
- Faça a sua apresentação
- Registado: 01 fev 2009, 22:34
Ora nem mais..aqui está a resposta..pedroazenha Escreveu:Boas,grafenos Escreveu:Boa noite.
Obrigado.
2,5A é o consumo do aparelho, 10A é o que a rede tem capacidade de fornecer.
Desde que o consumo do aparelho seja igual ou inferior ao que a rede fornece, não há problema. O aparelho pede á rede (vai gastar) só o que consome!
Abraço

cump.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 09 ago 2013, 22:44
boas
Se a tensão é a mesma e o aparelho receptor consome nenos do que o isqueiro consegue fornecer não tem qualquer tipo de problema.
Teria problema se a tensão do isqueiro fosse superior a tensão admitida pelo aparelho receptor.
Se a tensão é a mesma e o aparelho receptor consome nenos do que o isqueiro consegue fornecer não tem qualquer tipo de problema.
Teria problema se a tensão do isqueiro fosse superior a tensão admitida pelo aparelho receptor.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Em algumas viaturas a tomada é de 12V/15A.
Em algumas viaturas a tomada é de 12V/15A.
sousal Escreveu:A tensão na tomada de isqueiro tem capacidade para alimentar aparelhos de 12V com um consumo até 10A.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Nunca medi, mas é o que diz na tampa da tomada 12V/15A
quero aprender Escreveu:sim sim ... 12 13 14,5
Cpts.
Energy
Energy
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
13.385V é o que tem uma bateria de automóvel quando está carregada.(algumas dão mais umas décimas, outras não, depende das marcas (qualidade))
14.2 a 14.5 é o que debita um alternador de automóvel. O valor de saída tem haver com o tipo de regulador e o valor de corte no mesmo.
Estes valores são à temperatura ambiente de 25ºC
Quando a bateria está fria (a 0º ou negativos) a tensão é menor.
Cump.
Mário
13.385V é o que tem uma bateria de automóvel quando está carregada.(algumas dão mais umas décimas, outras não, depende das marcas (qualidade))
14.2 a 14.5 é o que debita um alternador de automóvel. O valor de saída tem haver com o tipo de regulador e o valor de corte no mesmo.
Estes valores são à temperatura ambiente de 25ºC
Quando a bateria está fria (a 0º ou negativos) a tensão é menor.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
sim é isso , mas depende do carro o meu corsa debitava 12 13 v o que tenho agora debita 14, 2 14,5ENERGY Escreveu:Boas
quero aprender Escreveu:sim sim ... 12 13 14,5