Motor por vezes,no arranque,inverte o sentido

Responder
joseoliveira.prd
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 abr 2013, 21:34

Motor por vezes,no arranque,inverte o sentido

Mensagem por joseoliveira.prd »

Como no título,por vezes,o motor arranca no sentido inverso. O arranque é directo (contactor)e esta situação é rara mas acontece.
Qual será a causa.Obrigado.
xicodac
Curioso
Curioso
Registado: 30 abr 2008, 20:11
Been thanked: 2 times

Re: Motor por vezes,no arranque,inverte o sentido

Mensagem por xicodac »

Bom Dia
Caro joseoliveira o dito motor deve ser monofasico , se for o caso deve trocar de condencadorde arranque.
joseoliveira.prd
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

É assíncrono trifásico.
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

A sequência de fases está correta?
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva!

A nível de comando é possível inverter o sentido de rotação? Se sim, ver em primeiro lugar o esquema de comando do motor!

Se não, e sendo trifásico, convém medir o consumo por fase e medir a voltagem nos terminais do motor, com um multímetro de baixa impedância, a ver se detecta alguma assimetria, entre fases, que possa causar esse arranque ao contrário!

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
joseoliveira.prd
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Não tem comando para inverter o sentido de rotação,aliás,é mesmo esse o problema ao inverter (no arranque e raramente) danifica o sistema mecânico que está a acionar.
A sequência de fases não me é possível verificar (está em Moçambique),no entanto,posso adiantar que a informação que me chega,este fenómeno acontece após um corte de energia.Poderá ser má qualidade da energia(incorrecta desfasagem das fases ou da fase que define o sentido de rotação).Obrigados pela atenção.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

joseoliveira.prd Escreveu:Não tem comando para inverter o sentido de rotação,aliás,é mesmo esse o problema ao inverter (no arranque e raramente) danifica o sistema mecânico que está a acionar.
A sequência de fases não me é possível verificar (está em Moçambique),no entanto,posso adiantar que a informação que me chega,este fenómeno acontece após um corte de energia.Poderá ser má qualidade da energia(incorrecta desfasagem das fases ou da fase que define o sentido de rotação).Obrigados pela atenção.
Bem, se é em Moçambique e se é um motor assincrono trifásico, não estou a ver outra hipotese. É instalar um relé de controlo de sequencia de fases, já que a rede lá, deixa muito a desejar em termos de qualidade. Falo por experiencia própria.
Um motor assicrono não muda de sentido, sem haver motivos para isso (alteração do campo girante). Está depende apenas e só da rede.
Já os motores monofásicos é que se lhe der um "encontrão" é que podem mudar de sentido (e só em alguns motores, por exemplo os de arranque por interruptor centrifugo).
joseoliveira.prd
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Ok.Penso,também,residir aí o problema e procurar solucioná-lo dessa forma não vejo alternativa.Gostaria de expôr uma situação idêntica em Portugal com um motor menos potente (3kW,Moçambique 10kW) que vim a verificar ser causada por fadiga do discontactor que por qualquer razão perturbava uma fase.
Obrigado pela ajuda que me foi muito útil principalmente pelo conhecimento das características da rede de Moçambique.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”