baixada

Responder
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jun 2009, 20:49

baixada

Mensagem por _faisca »

Boas colegas,
só gostava de tirar uma dúvida, estou a remodelar uns apartamentos já com 40 anos onde a instalação elétrica foi toda remodelada como manda a lei :). a minha questão é que a baixada desde a caixa de coluna(que é bastante antiga) até ao contador está feito a condutor de 4mm, a própria coluna montante está feita com condutores de 4mm, eu em principio vou necessitar de pedir certificação à Certiel para instalar um contador. Vou ser obrigado a falar com o condomínio para alterar a coluna montante ou como a alimentação já está desde a altura em que havia pessoas a morar no mesmo apartamento a certiel não irá pegar por isso. Em principio não há projetos de nada. Gostava de saber nestas situações o que poderei fazer para não ter qualquer problema com a Certiel. Obrigado
_Faisca
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: baixada

Mensagem por Duzia12 »

Quantos apartamentos são?
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por _faisca »

Boa noite,
São dois apartamentos no total do edificio. A alimentação do edificio é feita apartir de uma caixa portinhola pequena que está na parede exterior do edificio,é um prédio muito antigo não sei se eles querem alterar a coluna montante. Uma habitação já tem contador e a outra também já teve mas agora esteve muito tempo desabitada e o proprietario renovou-a e quer colocar de novo um contador mas de certo que a Edp vai exigir certificação da mesma.
_Faisca
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Acho que não, mas...é pedir o contador
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se já teve contador instalado, e o local de consumo ainda existir, é só fazer novo contrato, agora a potência a instalar deve ser de 3.45Kvas de acordo com a derivação que diz ter a 4mm2.

_faisca Escreveu:Boa noite,
São dois apartamentos no total do edificio. A alimentação do edificio é feita apartir de uma caixa portinhola pequena que está na parede exterior do edificio,é um prédio muito antigo não sei se eles querem alterar a coluna montante. Uma habitação já tem contador e a outra também já teve mas agora esteve muito tempo desabitada e o proprietario renovou-a e quer colocar de novo um contador mas de certo que a Edp vai exigir certificação da mesma.
Cpts.
Energy
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por _faisca »

boas colega,
já tive uma situação em que o fiscal da edp pediu certificação de uma instalação onde já tinha um contador mas foi efetuado um corte por falta de pagamento. Quando se pediu para voltar a ligar ele disse que só colocava o contador após certificação da mesma uma vez que houve alterações na instalação. Vamos indo vamaos vendo. obrigado
_Faisca
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se o local de consumo existe, e já teve contador instalado, a EDP limita-se a fazer novo contrato com a PMA disponivél no sistema informático para o local de consumo em causa.
Após um corte de energia por falta de pagamento, o restabelecimento é feito após o pagamento de um determinado valor, após o pagamento é mandado o piquete ao local para restabelecer a ligação, nunca houvi falar que retiram contador, nem que mandam fiscal ao local, deve ser algum local problemático :D
_faisca Escreveu:boas colega,
já tive uma situação em que o fiscal da edp pediu certificação de uma instalação onde já tinha um contador mas foi efetuado um corte por falta de pagamento. Quando se pediu para voltar a ligar ele disse que só colocava o contador após certificação da mesma uma vez que houve alterações na instalação. Vamos indo vamaos vendo. obrigado
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Resumindo se houver alterações para melhor não se pode alterar o quadro da habitação?

Eu alterei o meu, para um geral de 2x63A-300 mA e dois diferencias um de 2x25A-10 mA e outro 2x40A-30mA e respetivas saídas só que tenho uma saída trifásica que ramifica em monofásico e eu isso sei que não posso instalar mais que 3,45 KVA mas se precisar tenho de mudar o circuito, mas não tenho espaço no quadro a não ser que ponha só um diferencial há cabeça. Tenho de instalar uma calha com 3 circuitos monofásicos e separar as instalações e as cargas.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Em condições normais, pode e deve zelar pela sua segurança, logo se substituir o quadro eventualmente obsuleto, por um novo devidamente equipado e eletrificado, não vejo qualquer mal nisso, nem vejo qualquer razão para a EDP intervir, com a eventual história de pedir a certificação.
Duzia12 Escreveu:Resumindo se houver alterações para melhor não se pode alterar o quadro da habitação?

Eu alterei o meu, para um geral de 2x63A-300 mA e dois diferencias um de 2x25A-10 mA e outro 2x40A-30mA e respetivas saídas só que tenho uma saída trifásica que ramifica em monofásico e eu isso sei que não posso instalar mais que 3,45 KVA mas se precisar tenho de mudar o circuito, mas não tenho espaço no quadro a não ser que ponha só um diferencial há cabeça. Tenho de instalar uma calha com 3 circuitos monofásicos e separar as instalações e as cargas.
Cpts.
Energy
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por _faisca »

boas,
no caso concreto era mesmo o fiscal que era coisa ruim, o cliente também não era flor que se cheire e deu curto circuito. Mas tudo se resolveu com uma conversa e bom senso de ambos. Mas no caso que referi acima, vou meter o pedido na Edp e vejo se tem alguma implicação. obrigado colegas
_Faisca
pauloviegas
Curioso
Curioso
Registado: 06 abr 2007, 18:30
Enviou: 2 vezes

Mensagem por pauloviegas »

Eu ja apenhei situações em que contador desligado a 5 anos ou mais o dono vai a ed e eles efectuam a ligação e ja tive casos em que mandaram o piquete ao local e levaram contador. As vezes acho que depende da cara da pessoa que vai pedir a ligação .
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”