Prezados,
Eu realizei a leitura de um Livro de eletrônica básica e alguns videos sobre as grandezas Corrente, Tensão, Resistencia e Potência.
Também sei realizar equações de primeiro grau, porém ainda não consegui entender direito a Lei de Ohm.
A Lei de Ohm é utilizada em dois casos, certo?
1.Para saber qual a Resistência necessária para um circuito onde queremos ter uma determinada corrente, certo?
Exemplo: R = 110V / 0.1A = 1.1kr. Ou seja, precisamos de 1.1kR nessa tensão para passar a corrente desejada...
2. Para saber qual a Corrente de um determinado circuito onde temos a Resistência e a Tensão, certo?
I = 110v /1100r = 0.1A
Esse aqui abaixo não é válido, certo?
3. Descobrir a tensão onde sabemos a resistência e a corrente:
V = 1100r * 0.1A = 110V
(Isso NÃOOO quer dizer que o Sistema vai possuir 110v, e sim que ele "precisa" de 110v para nessa resistência conseguir oferecer essa corrente. É isso?)
Ou seja, a Lei de Ohm não descobre Tensão...Está correto?
Outra dúvida, talves a principal:
Li um livro chamado "Arduíno Básico" o rapaz Tinha 5 Volts e queria utilizar somente 2. Ou seja queria abaixar em três volts a tensão que ele possuia.
Queria também utilizar uma corrente de 0.040 ampères. Ele desejava isso para acender um LED.
Sendo assim, ele fez essa fórmula:
5v-2v / 0.040a = 75 ohms (Pra mim, parece a lei de ohm porém com um outro propósito...)
Não entendi, ele usou a Lei de Ohm para descobrir qual resistência usar para cancelar três volts da tensão fornecida?
Na verdade, fórmula não deveria ser usada para dizer que 75 ohms era o necessário para uma corrente de 3v ter 0.040a......
Alguém consegue me explicar tudo bem direitinho e detalhado?
Obrigado pela atenção de todos!!!.
Dúvida - Lei de Ohm
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 13 mar 2013, 21:02
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Re: Dúvida - Lei de Ohm
Boa noite.
A lei de Ohm estabelece que uma corrente eléctrica (I) ao percorrer uma resistência eléctrica (R) vai originar uma diferença de potencial (ou tensão V) nos seus terminais. Esta lei permite calcular qualquer uma das suas variáveis conhecendo as outras duas, ou seja:
---> calcular a tensão conhecendo a corrente e a resistência;
---> calcular a resistência conhecendo a tensão e a corrente;
---> calcular a corrente conhecendo a tensão e a resistência.
Quanto ao exemplo que deu do circuito com o LED, a resistência serve para provocar a queda de tensão necessária, de modo a que o LED não se danifique. Ou seja, sabendo a tensão que se pretende aos terminais do LED e sabendo a corrente que o vai percorrer, utiliza-se a lei do Ohm para calcular a resistência. Não se trata de "cancelar" parte da tensão de alimentação, mas sim "desviá-la" dos terminais do LED, para que este não se estrague. Este cálculo é feito para que se utilize o valor de resistência correcta, uma vez, que utilizando outro valor faria com que o LED fosse alimentado, ou por uma tensão demasiado elevada (danificando o LED), ou por uma tensão muito baixa (não permitindo o funcionamento do mesmo).
A lei de Ohm estabelece que uma corrente eléctrica (I) ao percorrer uma resistência eléctrica (R) vai originar uma diferença de potencial (ou tensão V) nos seus terminais. Esta lei permite calcular qualquer uma das suas variáveis conhecendo as outras duas, ou seja:
---> calcular a tensão conhecendo a corrente e a resistência;
---> calcular a resistência conhecendo a tensão e a corrente;
---> calcular a corrente conhecendo a tensão e a resistência.
Quanto ao exemplo que deu do circuito com o LED, a resistência serve para provocar a queda de tensão necessária, de modo a que o LED não se danifique. Ou seja, sabendo a tensão que se pretende aos terminais do LED e sabendo a corrente que o vai percorrer, utiliza-se a lei do Ohm para calcular a resistência. Não se trata de "cancelar" parte da tensão de alimentação, mas sim "desviá-la" dos terminais do LED, para que este não se estrague. Este cálculo é feito para que se utilize o valor de resistência correcta, uma vez, que utilizando outro valor faria com que o LED fosse alimentado, ou por uma tensão demasiado elevada (danificando o LED), ou por uma tensão muito baixa (não permitindo o funcionamento do mesmo).
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 13 mar 2013, 21:02
Amigo, obrigado pela resposta. Porém há algo não consegui compreender.
Utilizamos a Lei de Ohm normalmente em equação de primeiro grau para obter um valor a partir dos outros dois.
Porém no caso acima, ele gostaria de "transformar 5v em 2v" ao invés de descobrir a voltagem a partir de uma determinada resistência e corrente.
Sendo assim, como se utiliza a Lei de Ohm diminuir a Tensão?
Tudo que eu consigo imaginar é que se tenho 5V fixos de entrada, caso eu mude a resistência, o que será diminuido seria a Corrente e não a Tensão... (I = 5v/Resistência Escolhida)
Diferente do que ele disse que diminuiu no exemplo, que no caso era a tensão.
Seria possível me fazer entender como ele diminuiu essa tensão, para que eu possa aprender e praticar em casa com meus próprios componentes?
Obrigado, e agradeço novamente e humildemente a atenção.
Utilizamos a Lei de Ohm normalmente em equação de primeiro grau para obter um valor a partir dos outros dois.
Porém no caso acima, ele gostaria de "transformar 5v em 2v" ao invés de descobrir a voltagem a partir de uma determinada resistência e corrente.
Sendo assim, como se utiliza a Lei de Ohm diminuir a Tensão?
Tudo que eu consigo imaginar é que se tenho 5V fixos de entrada, caso eu mude a resistência, o que será diminuido seria a Corrente e não a Tensão... (I = 5v/Resistência Escolhida)
Diferente do que ele disse que diminuiu no exemplo, que no caso era a tensão.
Seria possível me fazer entender como ele diminuiu essa tensão, para que eu possa aprender e praticar em casa com meus próprios componentes?
Obrigado, e agradeço novamente e humildemente a atenção.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa noite.
Neste caso do LED, a lei de Ohm foi utilizada para descobrir o valor da resisitência.
A tensão da fonte é de 5V. A tensão de funcionamento do LED é de 2V. Logo, a diferença é: 5 - 2 = 3V.
O que vai diminuir a tensão aos terminais do LED é a resistência, pois esta será atravessada pela corrente, e como diz a lei de Ohm...uma resistência eléctrica ao ser percorrida por uma corrente eléctrica vai originar uma tensão aos terminais da resistência. Ou seja, os 3V que "faltam" na fonte, estão na resistência.
Mais uma vez, a lei de Ohm foi utilizada para descobrir o valor adequado da resistência. Porque todos os outros dados, estão no enunciado do problema.
Lei de Ohm ---> V = R x I , em que V é a tensão ou diferença de potencial (2V ou 5V - 3V), R é a resistência (o que se pretende saber), e I é a corrente (que também é um dado do problema).
Neste caso do LED, a lei de Ohm foi utilizada para descobrir o valor da resisitência.
A tensão da fonte é de 5V. A tensão de funcionamento do LED é de 2V. Logo, a diferença é: 5 - 2 = 3V.
O que vai diminuir a tensão aos terminais do LED é a resistência, pois esta será atravessada pela corrente, e como diz a lei de Ohm...uma resistência eléctrica ao ser percorrida por uma corrente eléctrica vai originar uma tensão aos terminais da resistência. Ou seja, os 3V que "faltam" na fonte, estão na resistência.
Mais uma vez, a lei de Ohm foi utilizada para descobrir o valor adequado da resistência. Porque todos os outros dados, estão no enunciado do problema.
Isto que você afirma é verdade, mas considerando apenas a resistência e não outros componentes no circuito. No caso acima, existem a resistência e o LED. Na fórmula que indicou (I = 5v/Resistência Escolhida), que é a aplicação da lei de Ohm, basta substituir a tensão por 3V e a corrente pelo valor indicado no enunciado. A tensão será de 3V porque é dito que a fonte tem 5V e apenas são pretendidos 2V.Tudo que eu consigo imaginar é que se tenho 5V fixos de entrada, caso eu mude a resistência, o que será diminuido seria a Corrente e não a Tensão... (I = 5v/Resistência Escolhida)
Lei de Ohm ---> V = R x I , em que V é a tensão ou diferença de potencial (2V ou 5V - 3V), R é a resistência (o que se pretende saber), e I é a corrente (que também é um dado do problema).
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 nov 2010, 23:45
- Been thanked: 1 time
Aconselho-lhe que para além da Lei de Ohm, leia também sobre circuitos série, paralelo, mistos, sejam resistivos e/ou capacitivos e/ou indutivos.
Mas comece pelos resistivos.
Mas comece pelos resistivos.