Posto de transformação

Responder
Nuno Sampaio
Curioso
Curioso
Registado: 04 fev 2010, 02:31
Has thanked: 1 time

Posto de transformação

Mensagem por Nuno Sampaio »

Boa noite,

A dúvida é a seguinte:

Eu tenho um transformador 0,69/33kV. Do primário vou alimentar o QGBT do posto de transformação, onde este alimenta a iluminação, duas tomadas monofásicas e uma ventoinha. a tensão no QGBT vai ser de 690V, eu só quero 400V.. como é q isto funciona!! não percebo.
Já agora, se for possível esquema unifilar de ligação exemplo de tranformador -celas, agradeço!

Abraço
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Posto de transformação

Mensagem por Mário »

Boas
Nuno Sampaio Escreveu:Boa noite,

A dúvida é a seguinte:
Eu tenho um transformador 0,69/33kV. Do primário vou alimentar o QGBT do posto de transformação, onde este alimenta a iluminação, duas tomadas monofásicas e uma ventoinha. a tensão no QGBT vai ser de 690V, eu só quero 400V.. como é q isto funciona!! não percebo.
Já agora, se for possível esquema unifilar de ligação exemplo de tranformador -celas, agradeço!
Abraço
Se o primário é a tensão de entrada, e a entrada é a tensão maior, então o QGBT é alimentado pelo secundário.

Se o secundário é 690V, e se não tens hipótese de ligar em triângulo a saída do transformador (creio que não tens sorte mas...) não dá.

Também não aconselho que os transformadores fiquem ligados em triângulo na baixa.

Podes instalar um transformador de 400/690.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Re: Posto de transformação

Mensagem por gemini »

Aproveito para questionar se é necessário existir dentro de um PT de cliente alguma caixa para manobra de cabos,
no espaço reservado ao Posto de Seccionamento,?

Deve-se prever a execução de uma caixa de recepção dos cabos da M.T. existente?
Ou bastam as tubagens de DN160 que fazem a transição exterior/interior?
Learning is the goal!!
Responder

Voltar para “Dúvidas”