fugir ao projecto

quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

fugir ao projecto

Mensagem por quero aprender »

amigos , imaginemos que voçês estão acabar o vosso trabalho de ited e o projecto manda colocar uma antena , ou passar um cabo para uma certa divisão ou manda colocar um amplificador num certo piso ... mas o construtor ou o dono da obra enrola ... enrola a ponto de não querer fazer conforme uma das hipoteses que falei ...

o que faço ?

é que este enrolar na entrega da obra pode-me lixar ...

solicito toda a vossa experiencia

obrigados
Noctvrno
Curioso
Curioso
Registado: 24 mar 2008, 22:30
Contacto:

Re: fugir ao projecto

Mensagem por Noctvrno »

É o construtor ou o dono de obra que assina o Termo de Responsabilidade de execução do projecto ITED? São eles que se responsabilizam perante a ANACOM? Claro que não são.....
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

os dois ...

o dono da obra dança , ora diz que é dia ora diz que é noite ...

o empreiteiro do consorcio simplesmente faz conforme lhe dá mais jeito ...
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
quero aprender Escreveu:os dois ...
1º Quem manda é o dono de obra.
O dono de obra, escreve no livro de obra que não quer que se faça o que está no projecto, e escreve como quer.
Responsabilidade para ele, alteração do projecto por conta dele.

2º O dono de obra diz que não tem que escrever nada. O responsável pela execução escreve no livro de obra, que o dono de obra quer que o instalador altere o projecto e assina.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

Mário Escreveu:Boas
O dono de obra, escreve no livro de obra que não quer que se faça o que está no projecto, e escreve como quer.
Responsabilidade para ele, alteração do projecto por conta dele.

2º O dono de obra diz que não tem que escrever nada. O responsável pela execução escreve no livro de obra, que o dono de obra quer que o instalador altere o projecto e assina.

Cump.
Mário

é isso mesmo que eu vou fazer que o dono de obra quer que o instalador altere o projecto e assina.

obrigado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
De pleno acordo com o que foi dito pelo "Mário"
Semppre que são solicitadas alterações ao projeto, as mesmas devem ficar escritas no livro de obra, independentemente de quem pede essas alterações, para no final da obra não ser o instalador a dançar.
Mário Escreveu:Boas
Responsabilidade para ele, alteração do projecto por conta de

Cump.
Mário
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

agora querem colocar mais 10 tomadas de tv ...

eu vou dizer ao boss que não coloco nem 1 quanto mais 10 ...

vou dizer a ele para pedir ao projectista para alterar o projecto , certo ?
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 out 2011, 22:26
Has thanked: 10 times
Been thanked: 14 times

Mensagem por Mestreclima »

quero aprender Escreveu:agora querem colocar mais 10 tomadas de tv ...

Boas,
Todas as alterações e ERROS no projecto devem ser comunicadas ao projectista para este proceder á correcção em conformidade com regulamento.
Tambem é de bom senso o projectista contactar o cliente/ dono de obra sobre as alterações.
Cump.

Rochinha
Noctvrno
Curioso
Curioso
Registado: 24 mar 2008, 22:30
Contacto:

Mensagem por Noctvrno »

Se essas alterações não forem comunicadas e aprovadas pelo projectista este poderá não assinar o livro de obra, afirmando que a obra não foi executada segundo o projecto.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se é o (boss) que manda só tens é que fazer, depois o problema é dele e não teu.
Não estás a cometer nenhuma ilegalidade que ponha em risco pessoas e bens, no final da obra o projetista faz a alteração ao projeto, e fica tudo resolvido dentro da legalidade.

quero aprender Escreveu:agora querem colocar mais 10 tomadas de tv ...

Cpts.
Energy
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Cuidado com isso. No Decreto -Lei n.º 123/2009, de 21 de Maio, com as alterações impostas pelo Decreto-Lei n.º 258/2009 de 25 de Setembro, diz claramente que se deve cumprir com o projecto ITED, havendo lugar a coima ao instalador em caso de incumprimento. Convém sempre falar com o projectista (preferencialmente de forma escrita) a solicitar a alteração do projecto.
No meu entender apenas se justifica quando há alterações significativas (de "filosofia" até) e não pequenas coisas que podem perfeitamente ser indicadas em telas finais.

Deixo um resumo dos pontos aplicáveis da legislação:
Artigo 76.º
Obrigações do instalador ITED
1 — Constituem obrigações dos instaladores ITED:
a) Manter actualizada a informação relativa à sua inscrição
no ICP -ANACOM;
b) Empregar nas instalações apenas equipamentos e
materiais que estejam em conformidade com os requisitos
técnicos e legais aplicáveis;
c) Instalar as infra -estruturas de telecomunicações de
acordo com o projecto e com as normas técnicas aplicáveis;

d) Emitir termo de responsabilidade de execução da instalação,
disponibilizando -o ao dono de obra, ao proprietário
ou à administração do edifício e ao ICP -ANACOM.
Artigo 89.º
Contra -ordenações e coimas
(...)
3 — Sem prejuízo de outras sanções aplicáveis, no âmbito
do regime ITED constituem contra -ordenações:
(...)
o) O incumprimento pelo instalador das obrigações
previstas no n.º 1 do artigo 76.º e o incumprimento pelo
dono da obra e pela empresa de comunicações electrónicas
do n.º 4 do artigo 76.º;
(...)
5 — As contra -ordenações previstas nas alíneas a), b),
c), e), f), g), h), j), l), m), n), o), p), q) e r) do n.º 1, a),
b), c), d), e), f), g), i), l), m), n), p), r), s), t), u), x) e bb)
do n.º 2 e a), b), c), d), e), f), i), j), m), n), o), p), q), r),
s), t), u) e v) do n.º 3 e no n.º 4 são puníveis com coima
de € 500 a € 3740 e de € 5000 a € 44 891,81, consoante
sejam praticadas por pessoas singulares ou colectivas,
respectivamente.
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Been thanked: 1 time

Mensagem por Duarte82 »

Caro ENERGY,

E se o projectista não concorda com as alterações que foram efectuadas? E não aceita assinar nenhuma declaração de conformidade da obra relativamente ao projecto ou não assina o livro de obra? E não efectua o aditamento ao projecto? As alterações necessárias DEVEM SEMPRE ser discutidas com o projectista ANTES de serem efectuadas. Até porque o projectista deve ser contactado para acompanhar a obra em determinadas alturas (ou devia, porque na maioria das vezes não o é, daí existirem projectistas low-cost) e provavelmente vai detectar que a obra não está feita de acordo com o projecto. Depois querem que assinemos declarações de conformidade sem saber o que foi instalado. Ainda existem muitas facilidades ao bom jeito português no que diz respeito ao ITED. Quando não há legislação, todos se queixam porque não existe, quando a mesma existe, ninguém a respeita.
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se as alterações solicitadas pelo dono da obra, forem executadas de acordo com o manual ITED, não vejo razão para que o projetista não aceite.
Mas o caso aqui, é que uma empresa nâo dá a devida assistência aos seus colaboradores em obra, isto pelas descrições que o "quero aprender" vai indicando constantemente, logo se o (Boss) lhe manda fazer as alterações, com ou sem conhecimento do projetista, este tem de as executar, senão o mais certo será, pegar na sua ferramenta e por-se ao fresco.
Em condições normais, nada disto acontecia, pois nas reuniões de obra, semanais ou quinzenais, estes assuntos seriam devidamente tratados e esclarecidos, mas esta obra parece-me um caso à parte.
Sempre aqui partilhei da opinião, que sempre que sejam solicitadas alterações aos projetos, deve-se comunicar aos autores dos mesmos, mesmo que essas alterações sejam pequenas, para que os mesmos estejam a par do que se passa em obra, e para que possam fazer uma vesita à obra, pois é sempre bom o contato entre instalador e projetista, nas obras que faço convido o projetista para o almoço, e esclarecemos todas as duvidas.

Duarte82 Escreveu:Caro ENERGY,

E se o projectista não concorda com as alterações que foram efectuadas? E não aceita assinar nenhuma declaração de conformidade da obra relativamente ao projecto ou não assina o livro de obra? E não efectua o aditamento ao projecto? As alterações necessárias DEVEM SEMPRE ser discutidas com o projectista ANTES de serem efectuadas. Até porque o projectista deve ser contactado para acompanhar a obra em determinadas alturas (ou devia, porque na maioria das vezes não o é, daí existirem projectistas low-cost) e provavelmente vai detectar que a obra não está feita de acordo com o projecto. Depois querem que assinemos declarações de conformidade sem saber o que foi instalado. Ainda existem muitas facilidades ao bom jeito português no que diz respeito ao ITED. Quando não há legislação, todos se queixam porque não existe, quando a mesma existe, ninguém a respeita.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

ENERGY Escreveu:Boas
Se as alterações solicitadas pelo dono da obra, forem executadas de acordo com o manual ITED, não vejo razão para que o projetista não aceite.
Mas o caso aqui, é que uma empresa nâo dá a devida assistência aos seus colaboradores em obra, isto pelas descrições que o "quero aprender" vai indicando constantemente, logo se o (Boss) lhe manda fazer as alterações, com ou sem conhecimento do projetista, este tem de as executar, senão o mais certo será, pegar na sua ferramenta e por-se ao fresco.
Em condições normais, nada disto acontecia, pois nas reuniões de obra, semanais ou quinzenais, estes assuntos seriam devidamente tratados e esclarecidos, mas esta obra parece-me um caso à parte.
Sempre aqui partilhei da opinião, que sempre que sejam solicitadas alterações aos projetos, deve-se comunicar aos autores dos mesmos, mesmo que essas alterações sejam pequenas, para que os mesmos estejam a par do que se passa em obra, e para que possam fazer uma vesita à obra, pois é sempre bom o contato entre instalador e projetista, nas obras que faço convido o projetista para o almoço, e esclarecemos todas as duvidas.

Duarte82 Escreveu:Caro ENERGY,

O prolema é que pagam valores irrisórios pelos projetos e ainda querem aditamentos de borla!!!
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

claro que eu faço , o boss manda conforme disseram e bem , mas , mas caros amigos ... o meu carapau eu não meto lá , ou seja eu não assino nada ... com o meu cartão da anacom não conta o boss nem o consorcio nem o dono de obra ... vão é todos a merda ... deixaram-me sozinho em tudo os 3 e agora metia a minha cabeça no cepo ? na !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”