Tabela de gases
- toze pires
- Curioso
- Registado: 17 dez 2012, 15:23
Tabela de gases
Bom dia alguem me podia fornecer uma tabela dos varios tipos de gas dos ar condicionados .
exeplo:GAS R22 x BAR R417A x BAR R410 X BAR e muitos mais .
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 out 2011, 22:26
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 14 times
Re: Tabela de gases
Boas, pode ser mais especifico " R22 X bar R417A....."toze pires Escreveu:Bom dia alguem me podia fornecer uma tabela dos varios tipos de gas dos ar condicionados .
Em todo o caso aqui vai uma,
- Anexos
-
- HCFC_HFC_info_20120118.pdf
- (192.3 KiB) Transferido 203 vezes
Cump.
Rochinha
Rochinha
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
Ele quer a tabela (psicometrica) gráfico de mollier.Mestreclima Escreveu:Boas, pode ser mais especifico " R22 X bar R417A....."toze pires Escreveu:Bom dia alguem me podia fornecer uma tabela dos varios tipos de gas dos ar condicionados .
Em todo o caso aqui vai uma,
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
Boas, será que serve,
Fichas dos gases
Fichas dos gases
- Anexos
-
- R 417A.pdf
- (683.21 KiB) Transferido 196 vezes
-
- R 410A.doc
- (665 KiB) Transferido 164 vezes
-
- R 407C.doc
- (900.5 KiB) Transferido 124 vezes
-
- R 22.doc
- (91.5 KiB) Transferido 178 vezes
Cump.
Rochinha
Rochinha
- Mário
- Team Apoio
Boas
http://www.eletricidade.net/viewforum.php?f=55&start=50
é só procurar.
Cump.
Mário
Por um acaso foi utilizada a pesquisa do forum? é que em Avac Tabela formulas temos diversa informação.toze pires Escreveu:Bom dia alguem me podia fornecer uma tabela dos varios tipos de gas dos ar condicionados .
http://www.eletricidade.net/viewforum.php?f=55&start=50
é só procurar.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 nov 2010, 23:45
- Been thanked: 1 time
Acho que o toze pires não quer nada de muito complexo, como características dos gases ou gráficos psicrométricos, apenas uma tabela que indique que, para ar condicionado, um gás X é carregado à pressão Y.
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
Se sabes de refrigeração a P/T pressão/temperatura é importante.LOTAN Escreveu:Acho que o toze pires não quer nada de muito complexo, como características dos gases ou gráficos psicrométricos, apenas uma tabela que indique que, para ar condicionado, um gás X é carregado à pressão Y.
Cump.
Mário
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 nov 2010, 23:45
- Been thanked: 1 time
Claro, mas não sou eu que quero uma tabela.
Estou apenas a tentar interpretar o que o utilizador toze pires pretende.
- Mário
- Team Apoio
Ele tem que explicar o que pretende. O perfil diz que é técnico, de quê não sei.LOTAN Escreveu:Claro, mas não sou eu que quero uma tabela.
Se quer saber a pressão que funciona um Ac com o R22, basta ver a tabela de mollier sobre o R22, e verifica que à temperatura que quer qual a pressão que deve de ter. Se tiver manómetros de refrigeração, verifica na escala do que estamos a falar.
Mas atenção, não é comum a todos os Ac, depende se é ou não inverter, e do tipo de válvula de expansão.
Cump.
Mário
- toze pires
- Curioso
bom dia sou tecnico de manutençaõ mas mais da parte electrica nos ac so limpo as maquinas e agora tenho que detetar algumas avrias como falta gas etc. tenho os manometros e varios tipos de gas nos SPLIT´S e a pressão em bar varia de gas para gas exeplo o R22 naõ sei a pressaõ ideal para o funcio namento do SPLIT e dos outros tipos de gas
Obrigado pelas dicas comprimentos
- Mário
- Team Apoio
Boas
Sabes que tens que preencher os relatórios?
Se "mexes" em Ac tens que ter "Tim"
Sabes que se a autoridade competente, for ao local e pedir os relatórios das intervenções, comes tu e o dono da instalação?
Actualmente se estiveres com as mangueiras ligadas, e aparecer a inspecção e não tiveres contigo a máquina de recolha, és multado.
O valor que queres, vês no manómetro escala de R22, verificas a temperatura e tens a pressão, é como nos outros gases (P/T) se queres a temperatura na aspiração a 6ºC é a pressão correspondente no manometro, ou no diagrama de mollier.
Cump.
Mário
Sabes que para "mexer" em gases tens que ter certificado?toze pires Escreveu:bom dia sou tecnico de manutençaõ mas mais da parte electrica nos ac so limpo as maquinas e agora tenho que detetar algumas avrias como falta gas etc. tenho os manometros e varios tipos de gas nos SPLIT´S e a pressão em bar varia de gas para gas exeplo o R22 naõ sei a pressaõ ideal para o funcio namento do SPLIT e dos outros tipos de gas
Sabes que tens que preencher os relatórios?
Se "mexes" em Ac tens que ter "Tim"
Sabes que se a autoridade competente, for ao local e pedir os relatórios das intervenções, comes tu e o dono da instalação?
Actualmente se estiveres com as mangueiras ligadas, e aparecer a inspecção e não tiveres contigo a máquina de recolha, és multado.
O valor que queres, vês no manómetro escala de R22, verificas a temperatura e tens a pressão, é como nos outros gases (P/T) se queres a temperatura na aspiração a 6ºC é a pressão correspondente no manometro, ou no diagrama de mollier.
Cump.
Mário
- toze pires
- Curioso
Bom dia eu so tenho que detetar as avrias nos AC so ponho os manometros para ver apressaõ, coisa que eu naõ sei so comecei agora a fazer mas quem manuseia o gas é sempre uma empresa externa certificada.
Tenho que me certificar para pedir intervenção.
Onde consigo o diagrama de mollier.
Comprimentos
Comprimentos
- Mário
- Team Apoio
Boas
Já andaste no Forum no tópico Avac, e a ler o que o pessoal lá tem? É que temos alguma coisita (http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=54&t=6236)
A azul
Cump.
Mário
Com R22 a 0ºC tens 4 bar - a, 5 bar tens 6ºC, a 6 bar tens 11ºC, a 7bar tens 16ºC, mas vês nos manómetros.toze pires Escreveu:Bom dia eu so tenho que detetar as avrias nos AC so ponho os manometros
Legalmente não podes "mexer" em gases. Ligar manometros é sujectivel de provocar fuga. Para esta operação tens que ser certificado.
para ver apressaõ, coisa que eu naõ sei so comecei agora a fazer mas quem manuseia o gas é sempre uma empresa externa certificada.
Comprimentos
Já andaste no Forum no tópico Avac, e a ler o que o pessoal lá tem? É que temos alguma coisita (http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=54&t=6236)
A azul
Cump.
Mário
Última edição por Mário em 24 fev 2013, 11:25, editado 1 vez no total.
-
- Velha Guarda
Boas,toze pires Escreveu:Bom dia eu so tenho que detetar as avrias nos AC so ponho os manometros para ver apressaõ, coisa que eu naõ sei so comecei agora a fazer mas quem manuseia o gas é sempre uma empresa externa certificada.
Comprimentos
só o simples facto de mexer num equipamento com bomba de calor, independente de ser para ver parte eletrica, tem de ter certificação no minimo de TIM e mais recentemente manuseamento de gases cat III.
A colocação de manometros requer, como já foi referido, ter maquina de retrofit ou pelo menos bomba de vacum. e ter conhecimentos para retirar manometros sem perder fluido.
Cump.
Rochinha
Rochinha
- Mário
- Team Apoio
Boas "Mestreclima"
"só o simples facto de mexer num equipamento com bomba de calor, independente de ser para ver parte eletrica, tem de ter certificação no minimo de TIM e mais recentemente manuseamento de gases cat III. "
Se for só na parte eléctrica, parece que não é necessário o TIM., ou doutra maneira, para intervir em electricidade é o electricista, para gases é o de refrigeração.
Cump.
Mário
"só o simples facto de mexer num equipamento com bomba de calor, independente de ser para ver parte eletrica, tem de ter certificação no minimo de TIM e mais recentemente manuseamento de gases cat III. "
Se for só na parte eléctrica, parece que não é necessário o TIM., ou doutra maneira, para intervir em electricidade é o electricista, para gases é o de refrigeração.
Cump.
Mário