Necessito de ajuda. Instalação electrica
Necessito de ajuda. Instalação electrica
Boa noite
Estou com problema que passpo a indicar:
Tenho uma instalação electrica exterior com 2 tomadas e um candeeiro
Colocando o busca polos na fase quer da tomada quer na lampadas a luz do mesmo acende, medindo a tensão entre a fase o neutro apresenta um valor de +- 220V. Apesar disto as lampadas não acendem nem consigo ligar nada na tomada.( ligando directamente uma lampada ela não acende)
Esta instalação tem linha de terra.
Que se estará a passar? Alguem me pode ajudar?
Antecipadamente obrigado
Colocando o busca polos na fase quer da tomada quer na lampadas a luz do mesmo acende, medindo a tensão entre a fase o neutro apresenta um valor de +- 220V. Apesar disto as lampadas não acendem nem consigo ligar nada na tomada.( ligando directamente uma lampada ela não acende)
Antecipadamente obrigado
-
- Curioso
- Registado: 15 dez 2012, 00:25
Re: Necessito de ajuda. Instalação electrica
boas verifique se o neutro esta la chegar deve ser falta de neutro....
Obrigado Jose Gouveia,
Efectivamente deve ser isso, porque já testei o circuito com um neutro de outro circuito e resulta.
Poderá ser que o neutro em qualquer sitio esteja em contacto com o fio de terra havendo por aí uma descarga do neutro para a terra?
Efectivamente deve ser isso, porque já testei o circuito com um neutro de outro circuito e resulta.
Poderá ser que o neutro em qualquer sitio esteja em contacto com o fio de terra havendo por aí uma descarga do neutro para a terra?
-
- Curioso
boas ou simplesmente estar interrompido em qualquer sitio ,estar chantado com o terra não porque o diferencial disparava de certeza, se a habitação tiver diferencial.......
- Claro
- Curioso
- Registado: 17 fev 2009, 10:21
- Been thanked: 1 time
Falta de neutro não é, pois o Cortez se obteve 220V entre fase e neutro. Se o poblema for só o não acender as lampadas, troque os casquilho ou levante um pouco a patilha que faz contacto com o centro da lampada.
-
- Curioso
boas se medição for feita voltímetro basta fazer massa para dar 230v isso nao quer dizer que esta la neutro..................Claro Escreveu:Falta de neutro não é, pois o Cortez se obteve 220V entre fase e neutro. Se o poblema for só o não acender as lampadas, troque os casquilho ou levante um pouco a patilha que faz contacto com o centro da lampada.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boascortez Escreveu:Boa noite
Antecipadamente obrigado
Então medindo entre fase e neuro tem 220V quer na tomada quer no casquilho, como explica que se ligar algo na tomada não funciona.
No casquilho acredito que a lampâda pode não funcionar, devido a estar queimada ou existir mau contato num dos polos.
Deve ser obra Carnavalesca

Cpts.
Energy
Energy
Boa noite,
Efectivamente não medi no casquilho da lampada, medi na tomada e nos fios que vão para os candeeiros.
Vou ver se o neutro tem continuidade desde o quadro. Estou numa situação dificil pois toda a intalação está enterrada no jardim, e agora tem algumas plantas que enraizaram por cima.
Obrigado pelas vossas dicas, e, apesar de estarmos no carnaval o assunto é sério.
Melhores cumprimentos,
Efectivamente não medi no casquilho da lampada, medi na tomada e nos fios que vão para os candeeiros.
Vou ver se o neutro tem continuidade desde o quadro. Estou numa situação dificil pois toda a intalação está enterrada no jardim, e agora tem algumas plantas que enraizaram por cima.
Obrigado pelas vossas dicas, e, apesar de estarmos no carnaval o assunto é sério.
Melhores cumprimentos,
Boa noite,
Hoje estive a testar novamente a minha instalação, e verifiquei:
Medindo na tomada a fase e o neutro encontro 230V - ligando uma lampada ela não acende
Medindo na tomada a fase e a terra encontro 230V
Fui buscar um neutro a outra circuito e ligando uma lampada entre esse neutro e a fase da tomada anterior a lampada já acende.
Leva-me a crer que o neutro da tomada não existe, contudo medindo a continuidade do neutro entre o quadro e a tomada existe continuidade.
Parece que estou com um mistério que acredito não exista, peço ajuda a alguem entendido.
Melhores cumprimentos,
Medindo na tomada a fase e o neutro encontro 230V - ligando uma lampada ela não acende
Fui buscar um neutro a outra circuito e ligando uma lampada entre esse neutro e a fase da tomada anterior a lampada já acende.
Leva-me a crer que o neutro da tomada não existe, contudo medindo a continuidade do neutro entre o quadro e a tomada existe continuidade.
Parece que estou com um mistério que acredito não exista, peço ajuda a alguem entendido.
Melhores cumprimentos,
-
- Team Apoio
Boas
Pelo que descreve, só pode ser um mau contato no casquilho, num dos polos, se os contatos não derem para afinar, mude de casquilho.
Pelo que descreve, só pode ser um mau contato no casquilho, num dos polos, se os contatos não derem para afinar, mude de casquilho.
cortez Escreveu:Boa noite,
Melhores cumprimentos,
Cpts.
Energy
Energy
Obrigado pela informação
Agora e porque tenho a avaria, agradeço que me informe a causa destas tensões falsas capacitivas para tentar localizar o problema.
Melhores cumprimentos,
Agora e porque tenho a avaria, agradeço que me informe a causa destas tensões falsas capacitivas para tentar localizar o problema.
Melhores cumprimentos,
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Localizar o problema é colocar um fio de 20 a 30 m e verificar continuidade a cada pólo, tanto neutro como fase para detetar onde há interrupção da instalação e verificar os apertos dos terminais.
-
- Team Apoio
Boas
Já mediu com um multimetro no casquilho, se tem 230V nos 2 contactos da lampâda?
Já mediu com um multimetro no casquilho, se tem 230V nos 2 contactos da lampâda?
cortez Escreveu:Boa noite,
Bem se a lampâda não acende, é porque está queimada, ou existe algo mal ligado na ficha que deve ter ligado na tomada ou no casquilho que suporta a lampâda.
Bem é sinal que a terra não estará má.
Continu-o a achar que o problema pelo que descreve está no casquilho, ou eventual interruptor desse candeeiro, ou na ficha que liga na tomada.
Se o neutro da tomada não existi-se como teria medido 230V?
Melhores cumprimentos,
Cpts.
Energy
Energy