ola, estou com um problema numa bomba submersível monofásica, em relação a parte electiva esta tudo bem, mas não debita a pressão suficiente.
o interruptor da bomba e um interruptor de fluxo que só desliga quando a bomba atinge o seu máximo.
neste momento a pressão pouco passa dos 2 Bar o que e pouco e faz com que o interruptor não desligues entrando em avaria.
a bomba tem menos de 5 anos, e arranca bastante bem, o que me faz parece quer o condensador não esteja gasto.
a possibilidade mais lógica são as turbinas gastas (mas a bomba só tem 5 anos e é de uma casa).
Haverá mais possibilidades?
estou a pensar levar a um bobinador para ele ver a turbina e abrir para ver o condensador. o que acham?
bomba submerssivél
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Been thanked: 1 time
Re: bomba submerssivél
O amigo OKINAWA( ?) o que diz de interruptor? não será presostato? e tem algum balão de pressão no exterior?
não tem balão. o interruptor e novo e parecido com o da imagem (http://www.mecanicaindustrial.com.br/co ... ba-de-agua),
o controlo da pressão e feito no interruptor através de uma membrana o que não me parece que seja sujidade.
em principio amanha vou ver a bomba mas estou mais virado para que seja a turbina com folga.
se alguém tiver opiniões agradeço que comentem
o controlo da pressão e feito no interruptor através de uma membrana o que não me parece que seja sujidade.
em principio amanha vou ver a bomba mas estou mais virado para que seja a turbina com folga.
se alguém tiver opiniões agradeço que comentem
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Boas!
Já me aconteceu avaria idêntica e o problema estava na válvula de fundo, que não vedava, quando havia consumo como a perda era reduzida funcionava mas quando havia um período em que não havia consumo, a bomba desferrava e não passava dos 2Kg.
Cumprs.
Já me aconteceu avaria idêntica e o problema estava na válvula de fundo, que não vedava, quando havia consumo como a perda era reduzida funcionava mas quando havia um período em que não havia consumo, a bomba desferrava e não passava dos 2Kg.
Cumprs.
foi precisamente isso que me aconteceu. a tampa (em folha de inox) onde acoplava o tubo estava estalada e a tinha fuga por ai.
estranho ter partido por ali!!!!
estranho ter partido por ali!!!!
-
- Curioso
- Registado: 23 out 2010, 18:28
- Contacto:
No meu ver pode ser 2 problemas. Pode ser a ligação que esta dentro do poço estalada e ai perder preção, para isso é tirar a tampa do poço ligar a bomba e ver se tem alguma perda. A outra ideia é a torbina suja, se a bomba estiver muito junto ao fundo pode apanhar areias e entope.