Moradias em banda
-
- Velha Guarda
- Registado: 06 mai 2008, 14:44
- Has thanked: 1 time
Moradias em banda
Vivam caros colegas.
Uma dúvida:
Tenho um lote com 10 moradias em banda todas independentes entre si, com acesso direto à via pública. Foi registado assim mesmo: 1 lote - 10 frações.
para efeitos de ver se é necessário projeto elétrico ou não, considerando a potência de cada uma, 6.9kVA:
6.9 kVA x 10 x 0.56 (coef. simultaneidade) = 38,64kVA -> não precisa de projeto elétrico.
Estou a pensar correctamente?
Obrigado
Uma dúvida:
Tenho um lote com 10 moradias em banda todas independentes entre si, com acesso direto à via pública. Foi registado assim mesmo: 1 lote - 10 frações.
para efeitos de ver se é necessário projeto elétrico ou não, considerando a potência de cada uma, 6.9kVA:
6.9 kVA x 10 x 0.56 (coef. simultaneidade) = 38,64kVA -> não precisa de projeto elétrico.
Obrigado
-
- Velha Guarda
Re: Moradias em banda
Obrigado colega pelo esclarecimento.nelmindo Escreveu:Sim
Já agora, processualmente, basta 1 FE para o lote, certo?
Na prática, como é que "encaramos" esta instalação "coletiva"? Não há areas comuns para por quadro de colunas...
Agradeço mais uma vez a ajuda!
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
O proprietário quis poupar dinheiro quando da aquisição do terreno, pois só pagou 1 escritura, 1 registo, etc, ou foi enganado, isso é como se tivesse comprado um lote com mais 9 amigos.
E agora quando for vender, como vai fazer o destaque dos lotes, pois cada comprador vai comprar 1 unica moradia, ou vai arranjar 10 compradores e também fazer 1 unica escritura???
O projeto de arquitetura é unico para as 10 moradias.
A licença de construção é unica para as 10 moradias.
Grande embrulhada.
Se as moradias apesar de serem geminadas, têm acesso direto para a rua, e não têm espaços comuns entre elas, no meu entender o caso deve ser tratado moradia a moradia, logo 10 PFEs.
O proprietário quis poupar dinheiro quando da aquisição do terreno, pois só pagou 1 escritura, 1 registo, etc, ou foi enganado, isso é como se tivesse comprado um lote com mais 9 amigos.
E agora quando for vender, como vai fazer o destaque dos lotes, pois cada comprador vai comprar 1 unica moradia, ou vai arranjar 10 compradores e também fazer 1 unica escritura???
Grande embrulhada.
Se as moradias apesar de serem geminadas, têm acesso direto para a rua, e não têm espaços comuns entre elas, no meu entender o caso deve ser tratado moradia a moradia, logo 10 PFEs.
nasps Escreveu:Vivam caros colegas.
Uma dúvida:
Obrigado
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
Caro Energy, obrigado pela "achega".
Tb eu sou da opinião que isto era "corrido" a 10 FE's, no entanto seriam 10 FE's com o mesmo nome do requerente, daí estar a parecer ser um "prédio na horizontal". Há no entanto uma nuance que não referi: cada fração tem garagem individual (tipo anexo) e o acesso é através de um logradouro comum. Muda alguma coisa?
Tb eu sou da opinião que isto era "corrido" a 10 FE's, no entanto seriam 10 FE's com o mesmo nome do requerente, daí estar a parecer ser um "prédio na horizontal". Há no entanto uma nuance que não referi: cada fração tem garagem individual (tipo anexo) e o acesso é através de um logradouro comum. Muda alguma coisa?
ENERGY Escreveu:Boas
Grande embrulhada.
nasps Escreveu:Vivam caros colegas.
Uma dúvida:
Obrigado
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
A questão do logradouro de acesso às garagens, penso não modificar nada.
Se a EDP aceitar fazer só um ramal para as 10 moradias, vai ter de criar Q. colunas, ou armário de contagem centralizada.
Como vai identificar na F.E as 10 moradias, para que a EDP possa criar 10 locais de consumo.
A questão do logradouro de acesso às garagens, penso não modificar nada.
Se a EDP aceitar fazer só um ramal para as 10 moradias, vai ter de criar Q. colunas, ou armário de contagem centralizada.
Como vai identificar na F.E as 10 moradias, para que a EDP possa criar 10 locais de consumo.
Cpts.
Energy
Energy
- Duarte82
- Velha Guarda
- Registado: 23 jul 2009, 14:24
- Been thanked: 1 time
Já efectuei moradias em banda como esse seu projecto, com logradouro comum e garangens individuais.
Uma ficha electrotécnica por moradia (pois serão ramais individuais) é o mais adequado.
Quanto ao ITED, assumi como uma propriedade horizontal, com uma CVR2 à entrada do lote, um ATE exterior no logradouro com ligação aos ATI de cada moradia. O ATE não ficou com tomadas (já que não há quadro de serviços comuns) e todo o equipamento que requer alimentação ficou instalado em cada moradia. Esta tipologia exige ainda que coloque um sistema de antenas por moradia. Isto, se é o responsável pelo projecto ITED...
Uma ficha electrotécnica por moradia (pois serão ramais individuais) é o mais adequado.
Quanto ao ITED, assumi como uma propriedade horizontal, com uma CVR2 à entrada do lote, um ATE exterior no logradouro com ligação aos ATI de cada moradia. O ATE não ficou com tomadas (já que não há quadro de serviços comuns) e todo o equipamento que requer alimentação ficou instalado em cada moradia. Esta tipologia exige ainda que coloque um sistema de antenas por moradia. Isto, se é o responsável pelo projecto ITED...
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
-
- Velha Guarda
Bom dia,Duarte82 Escreveu:Já efectuei moradias em banda como esse seu projecto, com logradouro comum e garangens individuais.
Obrigado pelo exemplo.
Com efeito, liguei para o IEP e informaram-me que efetivamente era necessário projeto elétrico. Ainda que hajam fichas individuais para cada habitação, o da constituição do edifício, ultrapassando os 50kVA -> projeto. Para mim faria igualmente sentido individualizar cada habitação mas a pergunta inicial do lado deles foi clara: "como foi o licenciamento camarário?". À resposta: 1 lote, 10 frações não lhes restaram dúvidas.
Ainda para mais o logradouro nem luz vai ter, logo não há necessidade de Serviços comuns...
É de facto algo omisso, vai depender da interpretação!
Já sobre o ITED, por acaso não usei essa estratégia (prop. horizontal). Coloquei um CVM para cada 2 habitações (ainda a rever) a ligar a uma CEMU em cada habitação. Entrei em contacto com a ANACOM, sem sucesso, a verificar se esta minha opção seria válida!
- Duarte82
- Velha Guarda
- Registado: 23 jul 2009, 14:24
- Been thanked: 1 time
Se foi por e-mail, provavelmente a ANACOM irá responder-lhe daqui a 1 ano. O melhor é ligar directamente com eles e não descolar enquanto não lhe passarem alguém a quem possa fazer a pergunta. Pode ainda deslocar-se directamente lá, se for da zona do Porto ou de Lisboa.
Uma CVM por habitação, acho exagerado, tanto no preço, como no impacto que terá no passeio. Do meu ponto de vista, se quiser manter essa forma de instalação, colocaria uma CVR2 a fazer de CVM para cada 2 entradas (moradias). O caso com o ATE exterior e ligação aos ATI das respectivas moradias adequava-se no caso que indiquei, porque eram 6 moradias em banda apenas. Não havia o risco de ultrapassar os 100m entre Pontos de Distribuição e poupava-se a nível orçamental. As Câmaras de Visita são muito caras...
Uma CVM por habitação, acho exagerado, tanto no preço, como no impacto que terá no passeio. Do meu ponto de vista, se quiser manter essa forma de instalação, colocaria uma CVR2 a fazer de CVM para cada 2 entradas (moradias). O caso com o ATE exterior e ligação aos ATI das respectivas moradias adequava-se no caso que indiquei, porque eram 6 moradias em banda apenas. Não havia o risco de ultrapassar os 100m entre Pontos de Distribuição e poupava-se a nível orçamental. As Câmaras de Visita são muito caras...
José Duarte Pereira
-
- Velha Guarda
Obrigado colega...Duarte82 Escreveu:Se foi por e-mail, provavelmente a ANACOM irá responder-lhe daqui a 1 ano. O melhor é ligar directamente com eles e não descolar enquanto não lhe passarem alguém a quem possa fazer a pergunta. Pode ainda deslocar-se directamente lá, se for da zona do Porto ou de Lisboa.
Ainda relativamente ao projeto das moradias que fez...pelo que percebi NÃO fez projeto elétrico para aprovação, certo?
Ou melhor, não considerou propriedade horizontal.
Mas o licenciamento estava por lote individual ou coletivo (como no meu caso)?
Obrigado.
[Off-topic] Para o ITED ainda tenho de ver melhor essa questão das caixas! Obrigado pelos esclarecimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Been thanked: 3 times
Qual é a dúvida?
Se para as 10 moradias tem uma potência inferior a 50kVA, NÃO TEM PROJECTO obrigatório!
Simples.
Agora, é de bom senso efectuar o projecto de loteamento, naturalmente! Até porque precisam de saber quais as infraestruturas a construir, por onde passam, etc, etc...
Basicamente, coloque 3 armários de distribuição para alimentar as 10 moradias e já está.
Se para as 10 moradias tem uma potência inferior a 50kVA, NÃO TEM PROJECTO obrigatório!
Simples.
Agora, é de bom senso efectuar o projecto de loteamento, naturalmente! Até porque precisam de saber quais as infraestruturas a construir, por onde passam, etc, etc...
Basicamente, coloque 3 armários de distribuição para alimentar as 10 moradias e já está.
Learning is the goal!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Been thanked: 3 times
Concordo!Duzia12 Escreveu:6,9 KVA é pouca potência, devia ser 10,35 KVA
Por dois motivos:
1- hoje em dia cada vez são mais os equipamentos domésticos eléctricos ligados (ok ok... tb são mais eficientes, mas...)
2- se colocar 6,9 e um dia precisar de aumentar a potência, vai ter de pedir nova vistoria da CERTIEL e, provavelmente, mexer na instalação
Learning is the goal!!
-
- Velha Guarda
Obrigado pela resposta gemini.gemini Escreveu:Qual é a dúvida?
Simples.
Concordo que essa afirmação. A dúvida inicial era se seria possivel "olhar" para as moradias em banda como num prédio e aplicar um coeficiente de simultaneidade. Estamos na presença de 1 (UM) lote com 10 moradias. É assim que está registado na CM, logo é assim que tem de ser encarada. A não ser que ponha 3,45kVA nas 10 moradias -> 34,5kVA aí sim, não tem projeto, mas se tiver no minimo 6,9kVA e sem coeficiente de simultaneidade, ultrapassa os 50. na prática não deixo de ter 10 ramais... não tenho é 10 fichas eletrotécnicas, tenho 1 e ultrapassa os 50kVA
Cmpts
-
- Velha Guarda
Obrigado pelo comentário.gemini Escreveu:Concordo!Duzia12 Escreveu:6,9 KVA é pouca potência, devia ser 10,35 KVA
Por dois motivos:
1- hoje em dia cada vez são mais os equipamentos domésticos eléctricos ligados (ok ok... tb são mais eficientes, mas...)
2- se colocar 6,9 e um dia precisar de aumentar a potência, vai ter de pedir nova vistoria da CERTIEL e, provavelmente, mexer na instalação
As moradias tem área muito reduzida à partida, 6,9kVA será mais do que suficiente. No entanto concordo que 10,35 permite uma margem de manobra superior.
Cmpts