Boa tarde a todos,
Parabéns pela iniciativa e pelo tempo que dispensam a tentar ajudar quem tem duvidas.
Acabei de me inscrever aqui na vossa comunidade, já li alguns tópicos, mas preciso de ajuda, pedia por favor se me davam a vossa opinião sobre o seguinte:
Os meus pais herdaram o que eu chamo um presente envenenado, é um espaço com varias casas, tem uma loja que está alugada há 50 anos a uma firma, a renda é 25,00€ tem contador da edp em nome da firma.
Existem também 2 habitações também antigas que eram fornecidas de electricidade através deste contador, existem 2 contadores para as duas habitações que não são da EDP apenas existem porque era assim que faziam acertos de contas.
Ainda existe uma fabrica com um contador trifásico.
Os meus pais pagam um balurdio de IMI visto o terreno ter 500m2, e só recebem 25,00€ por mês de renda, assim estamos a pensar alugar as 2 casas já que o IMI vai aumentar este ano.
Podemos pedir à EDP para nos ligar o contador trifásico às 2 casas? Podemos pedir um contador monofásico para cada casa? Temos que chamar a certiel?
Temos que substituir a instalação electrica já que as casas são antigas?
Aqui o maior problema é os meus pais não terem muito dinheiro, receberam bens na herança mas agora não têm dinheiro para a manutenção desses bens.
Muito Obrigada,
Etur
Casa Antiga
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Been thanked: 1 time
Re: Casa Antiga
A instalação está toda dentro da mesma matriz da caderneta predial? ou seja a mesma matriz tem as duas casas, a loja e a fabrica? não está nada individual? na caderneta predial?
Boa Noite,
Penso que sim que é tudo na mesma matriz, pelo menos é tudo no mesmo espaço fisico, na mesma morada, há um portão que dá acesso às casas e fabrica.
Penso que sim que é tudo na mesma matriz, pelo menos é tudo no mesmo espaço fisico, na mesma morada, há um portão que dá acesso às casas e fabrica.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
É conveniente ver o que diz a caderneta predial, no entanto à um ano atrás tive um caso numa quinta, em que a EDP forneceu um novo ramal, para alimentar um edificio dessa quinta que foi remodelado.
As restantes edificações que não sofreram alterações continuaram a ser alimentadas pelo contador existente.
O edificio remodelado teve de ser certificado em termos de instalações elétricas, que é o que vai acontecer no seu caso.
Peça junto da EDP a viabilidade de alimentação para essas duas casas, não lhe vai trazer para já qualquer encargo, e fica a saber da viabilidade de novo ramal ou não.
É conveniente ver o que diz a caderneta predial, no entanto à um ano atrás tive um caso numa quinta, em que a EDP forneceu um novo ramal, para alimentar um edificio dessa quinta que foi remodelado.
As restantes edificações que não sofreram alterações continuaram a ser alimentadas pelo contador existente.
O edificio remodelado teve de ser certificado em termos de instalações elétricas, que é o que vai acontecer no seu caso.
Peça junto da EDP a viabilidade de alimentação para essas duas casas, não lhe vai trazer para já qualquer encargo, e fica a saber da viabilidade de novo ramal ou não.
etur Escreveu:Boa Noite,
Cpts.
Energy
Energy
Bom dia,
Já fui confirmar e realmente o artigo matricial é o mesmo, portanto existe uma loja com contador e contrato em nome dos inquilinos, 2 habitações, e uma outra dependência que vem descrito na caderneta como edificio fabril. O contador trifásico está dentro da fábrica.
Neste caso o que será mais viável, as habitações serem alimentados pelo contador trifásico ou um contador para cada casa, se for possível, era o ideal.
Obrigada,
Etur
Já fui confirmar e realmente o artigo matricial é o mesmo, portanto existe uma loja com contador e contrato em nome dos inquilinos, 2 habitações, e uma outra dependência que vem descrito na caderneta como edificio fabril. O contador trifásico está dentro da fábrica.
Neste caso o que será mais viável, as habitações serem alimentados pelo contador trifásico ou um contador para cada casa, se for possível, era o ideal.
Obrigada,
Etur
Diz-me a minha experiencia, que a resolução destes casos é uma grande dor de cabeça.
Em primeiro lugar deve verificar, se essas habitações já tiveram contador da EDP, pois era uma grande ajuda.
Caso nunca tenham tido contador da EDP, vai ser necessário pedir a viabilidade junto da EDP, e pedir ramais individuais.
A legalização desta situação implica investimentos na instalação, para as ajustar às novas exigencias legais.
Nota: Não diga na EDP, que tem contadores parciais para acerto de contas, pois é crime, e implica o corte de fornecimento à instalação que fornece energia a terceiros.
Conselho, deixe estar tudo como está, aluge as casa sem contrato de arrendamento, pois se for participar às finanças que vai alugar as casas vão-lhe agravar ainda mais o IMI
Em primeiro lugar deve verificar, se essas habitações já tiveram contador da EDP, pois era uma grande ajuda.
Caso nunca tenham tido contador da EDP, vai ser necessário pedir a viabilidade junto da EDP, e pedir ramais individuais.
A legalização desta situação implica investimentos na instalação, para as ajustar às novas exigencias legais.
Nota: Não diga na EDP, que tem contadores parciais para acerto de contas, pois é crime, e implica o corte de fornecimento à instalação que fornece energia a terceiros.
Conselho, deixe estar tudo como está, aluge as casa sem contrato de arrendamento, pois se for participar às finanças que vai alugar as casas vão-lhe agravar ainda mais o IMI