Modulo GSM para elevador

Responder
Loneranger1967
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 20 jan 2013, 11:24

Modulo GSM para elevador

Mensagem por Loneranger1967 »

Boa tarde

No prédio onde habito temos um elevador que tem uma linha PT para a chamada de emergencia.
O custo dessa linha obrigatória é de 230 EUROS por ano para fazer uma unica chamada por ano(chamada de teste anual efectuada pela equipa de manutenção)
A minha ideia é de substituir essa linha por um modulo GSM que simplesmente transforme a linha de GSM em linha tipo PT para ligar ao modulo do elevador. Não necessita de qualquer programação nem funções extras pois o nº é fixo e está programado no equipamento do elevador.
A minha questão é se existe algum assim tão simples? Alguem conhece? Os que tenho pesquisado são todos muito sofisticados com funções que não me interessam e, logicamente são caros.
Obrigado
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Modulo GSM para elevador

Mensagem por nelmindo »

Loneranger1967 Escreveu:Boa tarde

No prédio onde habito temos um elevador que tem uma linha PT para a chamada de emergencia.
O custo dessa linha obrigatória é de 230 EUROS por ano para fazer uma unica chamada por ano(chamada de teste anual efectuada pela equipa de manutenção)
A minha ideia é de substituir essa linha por um modulo GSM que simplesmente transforme a linha de GSM em linha tipo PT para ligar ao modulo do elevador. Não necessita de qualquer programação nem funções extras pois o nº é fixo e está programado no equipamento do elevador.
A minha questão é se existe algum assim tão simples? Alguem conhece? Os que tenho pesquisado são todos muito sofisticados com funções que não me interessam e, logicamente são caros.
Obrigado
http://loja.optimus.pt/Empresas/Telemov ... way%20Plus
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

boas

penso que, pelo menos era assim até á pouco tempo, ser obrigatorio que essa linha fosse fisica, isto é, sinal analogico em par de cobre (questões de segurança......vai se lá saber os motivos....), pode é contactar outros operadores e pedir valores, sei que a Vodafone e Optimus fazem....muito mais barato, mas para empresas, agora particulares....não sei....
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
A PT, ainda no final do ano passado tinha em comercialização, uma linha analogica pelo valor de 9,99€ mês, com chamadas ilimitadas, para a rede fixa, portanto deve procurar o tarifario que melhor se ajusta ao seu caso.

Loneranger1967 Escreveu:Boa tarde

Obrigado
Cpts.
Energy
filipe.machado
Curioso
Curioso
Registado: 13 jan 2009, 23:04

Mensagem por filipe.machado »

Boas

Não há nada que obrigue a uma linha física, existe no mercado módulos gsm com autonomia ou seja têm bateria interna para falha de energia.
Pode usar perfeitamente um modulo gsm comercial, a verdade é que são caros ainda, mas existe algumas soluções interessantes propostas pelas empresas que realizam a manutenção.
Cumprimentos
FMachado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
O problema, a existir, pode por-se na eventual falha de rede nas comunicações através do modulo GSM, o que não acontece numa linha fisica.

filipe.machado Escreveu:Boas

Não há nada que obrigue a uma linha física, existe no mercado módulos gsm com autonomia ou seja têm bateria interna para falha de energia.
Pode usar perfeitamente um modulo gsm comercial, a verdade é que são caros ainda, mas existe algumas soluções interessantes propostas pelas empresas que realizam a manutenção.
Cpts.
Energy
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

ENERGY Escreveu:Boas
O problema, a existir, pode por-se na eventual falha de rede nas comunicações através do modulo GSM, o que não acontece numa linha fisica.

Em que é que se baseia para dizer que uma linha física está isenta de falhas?
Loneranger1967
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 20 jan 2013, 11:24

Mensagem por Loneranger1967 »

Por exemplo: com a tempestade deste fim de semana houve mais zonas que ficaram sem rede fisica do que com rede GSM. As linhas aéreas estão sujeitas a quedas de arvores e até á propria queda de postes e as subterraneas estão muto sujeitas a inundações e as GSM até UPSe geradores têm para manterem as comunicações.

Penso que é mais um lobby com os muitos que existem em Portugal que alimentam estas empresas tipo PT que geram milhões de lucros devido a situações como esta.

Obrigado pelas vossas respostas mas coloquei este assunto a discusão na assembleia de condominos e ficou decidido que vão verificar o que a legislação diz e depois vamos avançar para o que fôr mais fiável e legal

Obrigado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Em determinados locais, as comunicações moveis de alguns operadores, são instaveis, concerteza já lhe deve ter acontecido essa situação.
E por vezes essas condições de comunicação, estão associadas às condições climatericas, mesmo não sendo elas muito adversas, nota-se flutuações.

nelmindo Escreveu:

Cpts.
Energy
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Em determinados locais, as comunicações moveis de alguns operadores, são instaveis, concerteza já lhe deve ter acontecido essa situação.
E por vezes essas condições de comunicação, estão associadas às condições climatericas, mesmo não sendo elas muito adversas, nota-se flutuações.

nelmindo Escreveu:

Boas

Repare, não podemos justificar as nossas decisões, em hipóteses, em comentários que saltam de boca em boca. Temos que fundamentar isso, com estudos por exemplo publicados pela ANANCOM, que demonstram a fiabilidade dos meios de comunicação escolhidos. Como isso não está acessível, logo não é por aí.

Por outro, a questão começou sobre a obrigatoriedade legislativa. Existe ou não. É que se não existe, então devemos optar pela melhor solução económica, ponderando todos os factores.

Daqui a um bocado, estamos a dizer que os elevadores devem ter linha física, porque é fiável, mas a Brisa como cão grande que é, pode usar a rede GSM nos seus postos SOS, porque lhes fica mais em conta e está-se a marimbar para a fiabilidade ...

Resumindo, é obrigatório ou não?
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Eu não encontro legislação nenhuma que obrigue a utilizar a linha física em elevadores e inclusivé acharia estranho que assim fosse pois a quase totalidade dos fabricantes de elevadores que conheço têm soluções com módulos GSM como substituição da linha física.

Por exemplo: http://www.thyssenkrupp-elevadores.pt/s_sistemaGSM.aspx
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

pelos visto já não existe essa obrigação, ainda bem

quando falei nisso, tambem não tinha a certeza, pois entretanto a imposição alterou, para melhor

mas até á pouco assim o era( 3-4 anos talvez), pois aconteceu num edificio onde a minha empresa fazia a assistencia tecnica e gestão, e na altura ponderou-se essa questão, este edificio tinha(e tem) 8 elevadores, sendo este custo elevado, e após consulta, a CMLisboa impunha que fosse linha de par de cobre, e um numero diferente por elevador, nessa altura mudamos para a Optimus, valores já não me lembro
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Amigo "nelmindo"
Foi a experiência que me levou a comentar, num parque eolico, instalamos centrais de instrusão com GSM por imposição do cliente, e as comunicações deram tantos problemas, que passava-mos a vida a trocar de operador, até que o cliente, após mais uma tentativa de assalto mal sucedida, se decidiu alterar por linha fisica, e nunca mais houve problemas.
Nas principais cidades, quase sempre funciona às mil maravilhas, mas por vezes em outros locais, a cobertura de rede das várias operadoras, deixa muito a desejar.
Cpts.
Energy
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Amigo "nelmindo"
Foi a experiência que me levou a comentar, num parque eolico, instalamos centrais de instrusão com GSM por imposição do cliente, e as comunicações deram tantos problemas, que passava-mos a vida a trocar de operador, até que o cliente, após mais uma tentativa de assalto mal sucedida, se decidiu alterar por linha fisica, e nunca mais houve problemas.
Nas principais cidades, quase sempre funciona às mil maravilhas, mas por vezes em outros locais, a cobertura de rede das várias operadoras, deixa muito a desejar.
Experiência muito bem partilhada.
Responder

Voltar para “Dúvidas”