Boas
Tenho algumas duvidas quanto ao funcionamento de um gerador, normalmente so nos dizem qual a potencia que produz mas e os volts e os amperes como calcular?
Tendo um gerador (não importa o tipo e em condições ideais de funcionamento) consegue-se gerar energia continuamente para alimentar um casa por exemplo( casa de uma família normal)? Se sim quais os dispositivos necessários?
Uma outra duvida tem a ver com os carros elétricos, como aquele que aqui foi falado no fórum( Codaautomotive.com) e prende-se com o facto de o motor ter uma potencia de 100Kw e a bateria apenas ter 31Kw, alguém me pode explicar? ( ou indicar algum material que possa ser consultado ou comprado para que eu fique a perceber um pouco mais disto tudo).
Obrigado.
Gerador
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Gerador
Aqui estão alguns exemplos, dos atropelos que existem por todo lado, desde fabricantes de automóveis, responsáveis pelo marketing e consumidores mais ou menos informados. Um dos problemas de simplificar as unidades, e utilizar unidades que facilitam a vida, provocam depois situações desagradáveis.
Potência é uma coisa, energia é outra.
É muito comum misturar estas duas, quando se usam watts e watts/hora, para definir as duas. Pior ainda quando dizem que uma bateria têm de capacidade 100 amperes...
Aqui estão a faltar alguns conhecimentos básicos para poder interpretar dados dos fabricantes, e saber "deduzir" aquelas que faltam.
Eu por exemplo, quando me diz que uma bateria tem de capacidade 31kW, na minha cabeça é logo acrescentado um "h" no final ficando 31kWh. Uma coisa que parecia compatível, por exemplo associar 100kW com 31kW, agora já não são compatíveis, porque as "unidades são diferentes. O ideal era usar as unidades correspondentes, que existem no S.I..
Se em vez de 31kWh, estivesse 111,6MJ já não acontecia isto. Mas o joule não é uma unidade muito utilizada pela população em geral e ainda por cima, não é prática, por causa do tamanho. Um holofote de 500W de potência, a funcionar durante meia hora, consome 900 000 joules!!!
Embora tenha começado por baixo do problema, estes conceitos não são assimilados com duas horas de estudo ou umas leituras esporádicas em sites.
Por isso, com calma, vamos tentar esclarecer as dúvidas todas que existem.
E já agora, só para ter uma ideia, existem regras para escrever as unidades.
k é em letra minúscula. É o único prefixo múltiplo, com letra minúscula
W é maiúscula, porque a unidade provém de um nome próprio, em homenagem a um cientista.
Por isso já está a ver, a importância de ter cuidado com as unidades.
Potência é uma coisa, energia é outra.
É muito comum misturar estas duas, quando se usam watts e watts/hora, para definir as duas. Pior ainda quando dizem que uma bateria têm de capacidade 100 amperes...
Aqui estão a faltar alguns conhecimentos básicos para poder interpretar dados dos fabricantes, e saber "deduzir" aquelas que faltam.
Eu por exemplo, quando me diz que uma bateria tem de capacidade 31kW, na minha cabeça é logo acrescentado um "h" no final ficando 31kWh. Uma coisa que parecia compatível, por exemplo associar 100kW com 31kW, agora já não são compatíveis, porque as "unidades são diferentes. O ideal era usar as unidades correspondentes, que existem no S.I..
Se em vez de 31kWh, estivesse 111,6MJ já não acontecia isto. Mas o joule não é uma unidade muito utilizada pela população em geral e ainda por cima, não é prática, por causa do tamanho. Um holofote de 500W de potência, a funcionar durante meia hora, consome 900 000 joules!!!
Embora tenha começado por baixo do problema, estes conceitos não são assimilados com duas horas de estudo ou umas leituras esporádicas em sites.
Por isso, com calma, vamos tentar esclarecer as dúvidas todas que existem.
E já agora, só para ter uma ideia, existem regras para escrever as unidades.
k é em letra minúscula. É o único prefixo múltiplo, com letra minúscula
W é maiúscula, porque a unidade provém de um nome próprio, em homenagem a um cientista.
Por isso já está a ver, a importância de ter cuidado com as unidades.