Duvida sobre aparelhos de protecção

Responder
eee
Curioso
Curioso
Registado: 05 jan 2013, 21:13

Duvida sobre aparelhos de protecção

Mensagem por eee »

Boas.

Tendo as correntes de curto-circuito calculadas para todos os circuitos de todos os quadros de uma de uma fabrica de dois pisos,como é eu sei em que quadros devo colocar disjuntores ?(já reparei que são usados geralemente nos quadros de entrada da instalação e nos quadros associados ao posto de transformação

E nos quadros que alimentam as máquinas como é que dimensiona o valor do interruptor seccionador diferencial tetrapolar?E o valor do poder de corte do fusivel que geralemente aparece nestes quadros.Como se dimensiona?

Basicamente gostaria de saber quais os dispositivos de protecção que sao usados nos varios quadros de uma instalação industrial(como circuitos de tomadas normais,iluminação,circuitos de alimentação de máquinas e circuitos de tomadas especificas ?

Obrigado.Cumprimentos
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Duvida sobre aparelhos de protecção

Mensagem por ENERGY »

eee Escreveu:Boas.

Tendo as correntes de curto-circuito calculadas para todos os circuitos de todos os quadros de uma de uma fabrica de dois pisos,como é eu sei em que quadros devo colocar disjuntores ?(já reparei que são usados geralemente nos quadros de entrada da instalação e nos quadros associados ao posto de transformação

E nos quadros que alimentam as máquinas como é que dimensiona o valor do interruptor seccionador diferencial tetrapolar?E o valor do poder de corte do fusivel que geralemente aparece nestes quadros.Como se dimensiona?

Basicamente gostaria de saber quais os dispositivos de protecção que sao usados nos varios quadros de uma instalação industrial(como circuitos de tomadas normais,iluminação,circuitos de alimentação de máquinas e circuitos de tomadas especificas ?

Obrigado.Cumprimentos
Boas
Se pesquisar por aqui no forum, vai encontrar muita coisa que lhe ajudará a esclarecer suas dúvidas, mas aqui ficam uns links, que talvez possam esclarecer algo.
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=10&t=13370
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=p ... nB_ZwY3_RQ
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=p ... 4169,d.d2k
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=p ... nB_ZwY3_RQ
Cpts.
Energy
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

*Comentários a azul.
eee Escreveu:Boas.

*Todos os circuitos independentes devem ter o seu disjuntor de proteção.

*Os poderes de corte dimensionam-se em função da corrente de curto-circuito, se por exemplo num quadro a corrente de curto-circuito previsível é de 9kA todos os disjuntores e interruptores do quadro devem ter um poder de corte superior a este valor calculado, ou seja, o valor nominal imediatamente acima que para este exemplo é de 10kA como mínimo (desde que seja superior ao valor calculado está ok).

*Interruptor seccionador diferencial tetrapolar à entrada do quadro?? É mesmo necessário ser diferencial? A corrente estipulada do interruptor de corte geral de um quadro deve ser dimensionada em função da corrente estipulada da proteção a montante, por exemplo se a proteção a montante for de 80A o interruptor de corte do quadro a jusante deve ter no mínimo 100A, ou seja, o calibre acima.

*Para os circuitos de tomadas normais o usual são de 16A, iluminação de 10A, se forem tomadas industriais do tipo "CEE" de 32A os disjuntores devem também ser de 32A (idem se for de 63A), quanto à alimentação de máquinas depende da corrente estipulada de cada máquina. Para as máquinas se o arranque não for suave utilizar disjuntores da curva de disparo D. E como se trata de uma indústria os disjuntores podem ser da Norma 60947.

*Ter ainda em conta o seguinte:

De acordo com as R.T.I.E.B.T., Secção 553.2, Quadro 55A, os motores trifásicos ligados à rede de distribuição, não devem arrancar diretamente se as correntes de arranque ultrapassarem 125A quando ligados a redes aéreas e 250A se ligados a redes subterrâneas.

Obrigado.Cumprimentos
P.S.: Já agora faça o que diz no vídeo do link seguinte: http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=11&t=13249.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Sugiro que também estude o documento que está em anexo.
Anexos
Instal_Elect_Cap_IV.pdf
(1.17 MiB) Transferido 108 vezes
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

eee
Curioso
Curioso

Mensagem por eee »

joaoosvaldo Escreveu:Sugiro que também estude o documento que está em anexo.
Em relaçao ao documentos não tenho permissões para ver o documento que está em anexo
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
eee Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:Sugiro que também estude o documento que está em anexo.
Em relaçao ao documentos não tenho permissões para ver o documento que está em anexo
Se fizeres o que o "joaoosvaldo" escreveu em,

"P.S.: Já agora faça o que diz no vídeo do link seguinte: http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=11&t=13249"

Depois podes passar a ter acesso de membro activo.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
eee
Curioso
Curioso

Mensagem por eee »

*Interruptor seccionador diferencial tetrapolar à entrada do quadro?? É mesmo necessário ser diferencial? A corrente estipulada do interruptor de corte geral de um quadro deve ser dimensionada em função da corrente estipulada da proteção a montante, por exemplo se a proteção a montante for de 80A o interruptor de corte do quadro a jusante deve ter no mínimo 100A, ou seja, o calibre acima.

Julgo que seja necessário ser diferencial dado que o circuito a que me refiro alimenta uma CNC.

Cumps
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

eee Escreveu:Julgo que seja necessário ser diferencial dado que o circuito a que me refiro alimenta uma CNC.

Cumps
O que é uma CNC :?: Não sei o que significa a sigla.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

eee
Curioso
Curioso

Mensagem por eee »

joaoosvaldo Escreveu:
eee Escreveu:Julgo que seja necessário ser diferencial dado que o circuito a que me refiro alimenta uma CNC.

Cumps
Máquina de Controlo Númerico Computadorizado
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

eee Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:

Cumps
Máquina de Controlo Númerico Computadorizado
Mesmo que para essa máquina seja necessário diferencial não é o interruptor de corte geral do quadro que deve fazer esta função de proteção. Pode é aplicar um disjuntor diferencial ou um diferencial + disjuntor a proteger apenas o circuito dessa máquina.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Responder

Voltar para “Dúvidas”