Caros amigos,
Sou um rapaz de 37 anos, que tenho pensado em dar um novo rumo a minha vida profissional. Trabalho numa area completamente diferente, como técnico de contabilidade. Contudo, vejo de modo muito sombrio o futuro da empresa onde estou actualmente. Ainda tenho que aguardar o que isto vai dar mas isso não me impede de pensar no meu futuro.
Assim, caso me venha a deparar com a falta de emprego, tenho a noção que dificilmente encontrarei algo na minha area. Assim, tenho pensado que tipo de trabalho poderia enveredar que me desse também alguma autonomia. De momento, a minha opção recai sobre o trabalho de electricista. E porque? Bem, acho que é uma profissão que a sociedade/comunidade precisará sempre. Num artigo que li recentemente, entre as profissões que serão mais procuradas está a de electricista. Uma situação de peso está no facto de eu ter um problema de coluna, nada de grave, que me impede de fazer trabalhos mais pesados. Sei que o trabalho de electricista é fisico, mas penso que não seja muito pesado.
Assim, gostaria de saber os vosso comentários a esta minha decisão, pelo que coloco as seguintes questões, baseadas na v/ experiência?
1) O trabalho de electricista é exigente fisicamente? É desgastante ou suportavel?
2) Moro na zona de Lisboa. Onde poderia obter uma boa formação, que me desse umas boas bases? O unico sitio que encontrei foi o CENFIM, na Rua de Lisboa.
3) Será que tendo 37 anos já vou tarde para iniciar uma nova fase da minha vida profissional?
4) E que dizer no mercado de trabalho? Há trabalho? E de forma independente, é um trabalho que tem procura?
Acho que as melhoras respostas, mais francas e com mais ajuda, virão de quem trabalha na ramo. Não quero "tirar" o trabalho a ninguem, mas antes procurar algo que me gratifique profissionalmente. Por outro lado, tenho noção do projecto que poderei enfrentar. Estamos a falar de alguem que não tem um trabalho manual, mas que sempre trabalhou em escritorios. Sou pai de 2 miudos pequenos, por isso não tenho tido muito tempo nos ultimos anos para por o meu bichinho do "bricolage" em pratica. Tenho vontade, e sinto que esta area poderá ser do meu agrado.
Peço a vossa sinceridade e conto com a v/ ajuda para me ajudar a tomar uma decisão.
Um abraço a todos!
ric
PS: Peço desculpa aos administradores se postei no topico errado
Mudar de vida - Electricista
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 05 set 2010, 23:47
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Mudar de vida - Electricista
Boas
Nunca é tarde para mudar de vida (profissão) mas no seu caso com 37 anos e sem qualquer conhecimento de eletricidade, eu não aconselharia.
Procure algo mais relacionado com a sua atual profissão (comércio) penso que será mais bem sucedido.
A atual crise na construção vai levar vários anos a restabelecer-se, e nessa altura o amigo já estará "velho" para as obras, para alé de que o trabalho de eletricista nem sempre é leve, e por vezes exige algum esforço fisico, e trabalho à intempérie.
Boa sorte
Nunca é tarde para mudar de vida (profissão) mas no seu caso com 37 anos e sem qualquer conhecimento de eletricidade, eu não aconselharia.
Procure algo mais relacionado com a sua atual profissão (comércio) penso que será mais bem sucedido.
A atual crise na construção vai levar vários anos a restabelecer-se, e nessa altura o amigo já estará "velho" para as obras, para alé de que o trabalho de eletricista nem sempre é leve, e por vezes exige algum esforço fisico, e trabalho à intempérie.
Boa sorte
Cpts.
Energy
Energy
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 05 set 2010, 23:47
Agradeço a sua frontalidade.
De facto é essa a duvida que tenho no momento.
Tenho uma possibilidade de fazer uma formação financiada e que me dará carteira de profissional no final do curso.
Contudo a minha "perspectiva" seria dedicar-me mais às áreas relacionadas com instalações de novas tecnologias, como redes, aparelhos eléctricos e electrónicos e ate domótica (mesmo sabendo que a domótica é um nicho de mercado estrito).
Mas se mesmo assim já vou tarde... então é algo a pensar...
Tenho uma possibilidade de fazer uma formação financiada e que me dará carteira de profissional no final do curso.
Contudo a minha "perspectiva" seria dedicar-me mais às áreas relacionadas com instalações de novas tecnologias, como redes, aparelhos eléctricos e electrónicos e ate domótica (mesmo sabendo que a domótica é um nicho de mercado estrito).
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
O saber não ocupa lugar, se poder conciliar a formação financiada, com o seu atual trabalho, é avançar.
Eu fiz o curso geral de administração e comércio, e passados uns 3 anos, virei-me para a eletricidade, mas isto à 30 anos atrás.
O que aprendi de contabilidade nesse curso, veio-me ajudar bastante, no momento em que decidi trabalhar por conta própria, contudo não dispenso o trabalho do TOC.
O saber não ocupa lugar, se poder conciliar a formação financiada, com o seu atual trabalho, é avançar.
Eu fiz o curso geral de administração e comércio, e passados uns 3 anos, virei-me para a eletricidade, mas isto à 30 anos atrás.
O que aprendi de contabilidade nesse curso, veio-me ajudar bastante, no momento em que decidi trabalhar por conta própria, contudo não dispenso o trabalho do TOC.
ricestevao Escreveu:Agradeço a sua frontalidade.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Been thanked: 1 time
Estou de acordo que o ENERGY disse! cá por este lado devido á situação que o país atravessa(especialmente na construção civil) tendo sido patrão com vários empregados no ramo eléctrico, estou a fazer todos os trabalhinhos que aparecem seja que tipo de que for e até trabalhar para antigos empregados para manter a vida e não ir para o desemprego, por isso amigo deixe-estar onde se encontra até a situação mudar neste País o que para si já vai ser tarde para mudar de rumo. Cumprimentos.