Extinção da tarifa regulada da electricidade
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 39 vezes
Extinção da tarifa regulada da electricidade
Boa noite.
Com a extinção da tarifa regulada da electricidade, os consumidores domésticos vão ser obrigados a fazer um novo contrato de fornecimento de energia eléctrica, com outro (ou não) comercializador.
Na minha opinião, isto só vai servir para encher mais os bolsos dos grandes e lixar os pequenitos, como já se vê noutros mercados "livres", onde um aumenta o preço do serviço e os outros vão todos atrás, ao contrário do que seria a intenção desta mudança para a suposta concorrência livre.
É uma vergonha o estado permitir esta palhaçada num bem / serviço, que hoje em dia é considerado essencial (cá para mim, já estão a "preparar o terreno" para a chegada dos veículos eléctricos).
Também é muito triste observar que, da lista de 7 comercializadores disponivel no portal da ERSE, apenas 2 são portugueses.
O que eu queria pedir era a opinião de todos sobre esta mudança, principalmente daqueles que já optaram por outro fornecedor (avaliação do serviço, dificuldade em mudar, alteração no valor da factura, etc.)
Com a extinção da tarifa regulada da electricidade, os consumidores domésticos vão ser obrigados a fazer um novo contrato de fornecimento de energia eléctrica, com outro (ou não) comercializador.
Na minha opinião, isto só vai servir para encher mais os bolsos dos grandes e lixar os pequenitos, como já se vê noutros mercados "livres", onde um aumenta o preço do serviço e os outros vão todos atrás, ao contrário do que seria a intenção desta mudança para a suposta concorrência livre.
É uma vergonha o estado permitir esta palhaçada num bem / serviço, que hoje em dia é considerado essencial (cá para mim, já estão a "preparar o terreno" para a chegada dos veículos eléctricos).
Também é muito triste observar que, da lista de 7 comercializadores disponivel no portal da ERSE, apenas 2 são portugueses.
O que eu queria pedir era a opinião de todos sobre esta mudança, principalmente daqueles que já optaram por outro fornecedor (avaliação do serviço, dificuldade em mudar, alteração no valor da factura, etc.)
Re: Extinção da tarifa regulada da electricidade
Vou aproveitar este tópico...
Neste momento tenho o tarifário Bi-horário da EDP, o qual vai acabar. Estou confuso com tudo isto e não sei o que fazer...
Gostaria de vos perguntar o que terei que fazer agora. De forma a poupar uns trocos, deixo estar tudo como está (na EDP) ou deverei mudar de fornecedor? Qual o melhor fornecedor?
Thanks.
Neste momento tenho o tarifário Bi-horário da EDP, o qual vai acabar. Estou confuso com tudo isto e não sei o que fazer...
Gostaria de vos perguntar o que terei que fazer agora. De forma a poupar uns trocos, deixo estar tudo como está (na EDP) ou deverei mudar de fornecedor? Qual o melhor fornecedor?
Thanks.
-
- Velha Guarda
- Registado: 08 mai 2008, 17:52
- Enviou: 6 vezes
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Podem ir ao site da erse e através do simulador encontrar a vossa melhor solução:
http://www.erse.pt/pt/electricidade/sim ... ental.aspx
A deco tambem tem um simulador:
http://www.deco.proteste.pt/casa/eletri ... hor-tarifa
No fim de contas já sabemos que vamos sempre acabar por pagar mais...
http://www.erse.pt/pt/electricidade/sim ... ental.aspx
A deco tambem tem um simulador:
http://www.deco.proteste.pt/casa/eletri ... hor-tarifa
No fim de contas já sabemos que vamos sempre acabar por pagar mais...
Todos os dias passo pela EDP e vejo filas enormes de pessoas para tratar dos novos contratos...
Mas é obrigatório fazer novo contrato? Não podemos continuar com o que temos?
Caso tenhamos que fazer novo contrato não poderá ser feito em janeiro ou pela internet?
Caso tenhamos que fazer novo contrato não poderá ser feito em janeiro ou pela internet?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Tal como tem aparecido nas notícias nos últimos dias existe um período transitório até ao final de 2015, ou seja, não é necessário correriasJATG Escreveu:Todos os dias passo pela EDP e vejo filas enormes de pessoas para tratar dos novos contratos...

- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 17 vezes
joaoosvaldo Escreveu:Tal como tem aparecido nas notícias nos últimos dias existe um período transitório até ao final de 2015, ou seja, não é necessário correriasJATG Escreveu:Todos os dias passo pela EDP e vejo filas enormes de pessoas para tratar dos novos contratos...
mas penso que nesse periodo transitório quem não mudar para o "mercado livre" sofre um agravamento na sua factura!!!
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Agradecimento recebido: 4 vezes
Para quem quer mais esclarecimentos pode visitar o seguinte site da ERSE sobre o tema:
http://www.erse.pt/consumidor/Paginas/m ... LEeGN.aspx
http://www.erse.pt/consumidor/Paginas/m ... LEeGN.aspx
Até podes continuar com o que tens. Nesse caso a partir do inicio do ano o custo da energia sobe de 3 em 3 meses cerca de 2% (atenção confirme na EDP os tempos e o valor, não tenho bem a certeza deles). Ao longo do ano podes sempre ir comparando os valores da energia regulada com o mercado livre e decidir quando ou qual a melhor altura para mudar de operador. Não tens que mudar já, tens até 2015JATG Escreveu:Todos os dias passo pela EDP e vejo filas enormes de pessoas para tratar dos novos contratos...
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boasmpinto Escreveu:Até podes continuar com o que tens. Nesse caso a partir do inicio do ano o custo da energia sobe de 3 em 3 meses cerca de 2% (atenção confirme na EDP os tempos e o valor, não tenho bem a certeza deles). Ao longo do ano podes sempre ir comparando os valores da energia regulada com o mercado livre e decidir quando ou qual a melhor altura para mudar de operador. Não tens que mudar já, tens até 2015JATG Escreveu:Todos os dias passo pela EDP e vejo filas enormes de pessoas para tratar dos novos contratos...
Eu estou com o "mpinto" e vou aguardar o desenrolar da situação, e esperar pela melhor oportunidade de mudança de fornecedor de energia.
Penso que se deve aguardar com calma, pois a pressa e euforia pode dar maus resultados.
Cpts.
Energy
Energy