como reparar renas de natal?

Responder
zeto
Curioso
Curioso
Registado: 06 mar 2010, 10:45
Enviou: 13 vezes

como reparar renas de natal?

Mensagem por zeto »

boas
precisava da vossa ajuda
pois tenho varias renas luminosas de natal para reparar
o problema que se segue é o seguinte
as renas são luminosas por um fio de lampadas, cada rena deve ter a volta de 300/350 lampadas
todo o systema é ligado em série. só que o problema é que, como todos voçes devem saber, quando uma lampada queima, outras 30 ou 40 não acendem, por exemplo uma perna inteira da rena não acende
existe algum truque para descobrir qual a lampada que está queimada dessas 30 ou 40 lampadas sem eu ter que controlar uma a uma, é que já estou a perder a paciência, porque passo horas e horas devolta de uma rena e nada, é que nenhuma dessas lampadas está fundida.
alguém me pode ajudar.
Anexos
rena.JPG
rena.JPG (33.95 KiB) Visto 326 vezes
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: como reparar renas de natal?

Mensagem por BLima »

Bom dia,

Penso que o melhor método será o dividir sempre ao meio, ou seja, num fio inteiro de gambiarras medir a voltagem a meio caminho. Se tiver voltagem dividir o que resta do fio ao meio e voltar a medir a voltagem a ver se está lá ou se desaparece. Se desaparecer é que o problema está para trás. Se tiver voltagem, é continuar a dividir o caminho para a frente ao meio até chegar a dita cuja.

Se não quiser fazer isso com tensão, pode usar um multímetro a medir a resistência que haverá uma parte que deixará de ter continuidade.

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: como reparar renas de natal?

Mensagem por Mário »

Boas "zeto"

1º Preenche o perfil "profile"

Tens um fio que é directo, ou seja sai da ficha e vai até ao final, o outro fio é que está em serie nas lampadas.

Com um multimetro medes da ficha (o directo) e vais vendo em cada lampada se tem continuidade ou não (o outro fio o que está em serie). Tens que começar pelo fim.
Não sei se com os detectores de tensão sem contacto funciona, porque se funcionar é mais rápido.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”