Bomba submersível com ou sem boia e quadro de sondas?
Bomba submersível com ou sem boia e quadro de sondas?
Ola a todos, estou a pensar colocar uma bomba submersível em casa no meu poço, mas tenho uma duvida que é existir bombas com e sem boia, e se a bomba ja tem uma boia de nível para actuar na falta de agua é preciso colocar um quadro de sondas mesmo assim? gostava de saber a vossa opinião, Obrigado.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Re: Bomba submersível com ou sem boia e quadro de sondas?
BoasRochiinha Escreveu:Ola a todos, estou a pensar colocar uma bomba submersível em casa no meu poço, mas tenho uma duvida que é existir bombas com e sem boia, e se a bomba ja tem uma boia de nível para actuar na falta de agua é preciso colocar um quadro de sondas mesmo assim? gostava de saber a vossa opinião, Obrigado.
Se pesquisar aqui no forum vai encontrar muita coisa interessante sobre o assunto.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
se a bomba já tem um boia de arranque/paragem, para quê as sondas de nivel?
pode colocar é uma de nivel alto ou nivel baixo, ou se tiver outra bomba, ai sim, usa as sondas de nivel para reforço ou alternancia
não se esqueça que ás sondas de nivel tem um rele de nivel associado
pode colocar é uma de nivel alto ou nivel baixo, ou se tiver outra bomba, ai sim, usa as sondas de nivel para reforço ou alternancia
Jaime Reis
por acaso tenho la outra bomba que vai ficar de reserva, mas é de "cano de pesca", mas fala em colocar uma de nivel alto ou nivel baixo, tenho de colocar sempre as tres sondas ou nao?jaimereis Escreveu:se a bomba já tem um boia de arranque/paragem, para quê as sondas de nivel?
-
- Team Apoio
BoasRochiinha Escreveu:por acaso tenho la outra bomba que vai ficar de reserva, mas é de "cano de pesca", mas fala em colocar uma de nivel alto ou nivel baixo, tenho de colocar sempre as tres sondas ou nao?jaimereis Escreveu:se a bomba já tem um boia de arranque/paragem, para quê as sondas de nivel?
Não tem de instalar as sondas, visto que a bomba que vai instalar, já tem boia, no entanto pode instalar uma para que a bomba só tire agua até uma determinada fondura, evitando que a bomba no verão possa estar a tirar agua, areia até ao limite.
Cpts.
Energy
Energy
mas funciona so com uma sonda?ENERGY Escreveu:BoasRochiinha Escreveu:por acaso tenho la outra bomba que vai ficar de reserva, mas é de "cano de pesca", mas fala em colocar uma de nivel alto ou nivel baixo, tenho de colocar sempre as tres sondas ou nao?jaimereis Escreveu:se a bomba já tem um boia de arranque/paragem, para quê as sondas de nivel?
Não tem de instalar as sondas, visto que a bomba que vai instalar, já tem boia, no entanto pode instalar uma para que a bomba só tire agua até uma determinada fondura, evitando que a bomba no verão possa estar a tirar agua, areia até ao limite.
-
- Team Apoio
Boas
Uma vez que não pretende instalar quadro de bomba, não esquecer a respetiva proteção elétrica/termica, embora algumas bombas já venham equipadas com: protecção contra o funcionamento em seco, subtensão e sobretensão, sobrecargas e sobreaquecimento.
Uma vez que não pretende instalar quadro de bomba, não esquecer a respetiva proteção elétrica/termica, embora algumas bombas já venham equipadas com: protecção contra o funcionamento em seco, subtensão e sobretensão, sobrecargas e sobreaquecimento.
Cpts.
Energy
Energy
Olá e qual é a protecção que existe no mercado para bombas monofasicas?ENERGY Escreveu:Boas
E como liga isso?jaimereis Escreveu:sim, funciona
Outra questao é tenho uma bomba trifasica que consome 4,2A por fase, se colocar uma monofasica que consome 6,2A vou poupar na factura da EDP? Obrigado.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
as protecções dependem da potencia da bomba, e o arranque, pode usar um contactor e uma boia.....
poupar??? mas o que interessa é o caudal necessario e a altura manometrica da mesma, está a falar de uma bomba com cerca de 3000W, já viu a equivalente em monofasico?
poupar??? mas o que interessa é o caudal necessario e a altura manometrica da mesma, está a falar de uma bomba com cerca de 3000W, já viu a equivalente em monofasico?
Jaime Reis
ja falei com um vendedor, dei os dados todos de alturas e distancia que vai precisar levar a agua e recomendou uma bomba 1100w monofasico, 1.5hp, ou seja cerca de metade da potencia da que esta actualmente instalada.jaimereis Escreveu:as protecções dependem da potencia da bomba, e o arranque, pode usar um contactor e uma boia.....
Mas enquanto a trifasica demora cerca de 7minutos a encher 1000 litros, a monofasica sera que vai demorar o dobro?
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
Mas enquanto a trifasica demora cerca de 7minutos a encher 1000 litros, a monofasica sera que vai demorar o dobro?
Tens que ver a curva da bomba trifásica e da monofásica.
Se os 7 minutos ou 20 minutos é importante, tens que ser tu a dizer para que queres a agua.
Cump.
Mário
Se os 7 minutos ou 20 minutos é importante, tens que ser tu a dizer para que queres a agua.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
A trifasica é muito antiga, nao sei onde encontrar a curva de caracteristicasMário Escreveu:Boas
Cump.
Mário