Maximo de potencia em Watts
Maximo de potencia em Watts
Bom dia precisava de ajuda numa questão, qual a potencia máxima em Watts de um aparelho (Fogão) para fazer disparar o disjuntor deferencial da EDP com potencia 6.9 KVA contratada.
É que com tudo na casa desligado e só o fogão eléctrico ligado passado uns minutos dispara (Só o disjuntor da EDP que está no quadro fora de casa com o contador é que dispara).
Envio em anexo uma imagem dos dados técnicos do fogão.
Agradecia a vossa ajuda.
É que com tudo na casa desligado e só o fogão eléctrico ligado passado uns minutos dispara (Só o disjuntor da EDP que está no quadro fora de casa com o contador é que dispara).
Envio em anexo uma imagem dos dados técnicos do fogão.
Agradecia a vossa ajuda.
- Anexos
-
- image001.jpg (26.85 KiB) Visto 2226 vezes
Re: Maximo de potencia em Watts
O teu fogão é de 3,1 KW 13,47A. Tens limitador de 6,9KVA. Se este for monofásico será de 30A, mais do que suficiente para o fogão e a causa do disparo não poderá ser atribuida à potencia do fogão. Mas se o limitador é trifásico então terás três fases de 10A cada. Neste caso como o fogão é monofásico 10A não são suficientes e o limitador vai disparar ao cabo de poucos minutos. Na face do limitador existe uma janela onde podes ver o valor para o qual está regulado se é 30A ou 10A, neste caso será trifásico, naquele, será monofásico.
Muito Obrigado pela explicação,mpinto Escreveu:O teu fogão é de 3,1 KW 13,47A. Tens limitador de 6,9KVA. Se este for monofásico será de 30A, mais do que suficiente para o fogão e a causa do disparo não poderá ser atribuida à potencia do fogão. Mas se o limitador é trifásico então terás três fases de 10A cada. Neste caso como o fogão é monofásico 10A não são suficientes e o limitador vai disparar ao cabo de poucos minutos. Na face do limitador existe uma janela onde podes ver o valor para o qual está regulado se é 30A ou 10A, neste caso será trifásico, naquele, será monofásico.
Pois eu tenho 10A que é trifásico, estou em duvida se devo mudar para monofásico já que não a nada de trifásico em casa só dois frigoríficos, maquina de lavar e secar roupa, maquina lava-loiça, tv´s ....
Já sei que com esta potencia contratada não posso ter muita coisa ligado ao mesmo tempo.
Se mudar para monofásico aguenta mais?
Cumprimentos
Se não tiver nada trifásico em casa, motores etc, fica mais bem servido se mudar para monofásico. Em trifásico, como já constatou, basta que uma das fases ultrapasse 10A para disparar e não usufrui da potência total pela qual paga. Em mono pode ir metendo carga, o limitador só vai disparar a partir dos 30A.
Muito obrigado, vou fazer isso.mpinto Escreveu:Se não tiver nada trifásico em casa, motores etc, fica mais bem servido se mudar para monofásico. Em trifásico, como já constatou, basta que uma das fases ultrapasse 10A para disparar e não usufrui da potência total pela qual paga. Em mono pode ir metendo carga, o limitador só vai disparar a partir dos 30A.
Grande Abraço
- MFigueiredo
- Curioso
- Registado: 27 nov 2010, 17:06
- Enviou: 9 vezes
- Agradecimento recebido: 7 vezes
Boas, Mudar para monofásico resolve o problema de falta de potência para alimentar o fogão.
Mas só uma questão: a distribuição dos circuitos aguentam?
Uma vez fui verificar um curto circuito numa vivenda que tinha sofrido renovação e ampliação e o problema era o facto de em tempos a casa ter alimentação em trifásico e ter mudado para monofásico e o que acontecia era que a zona da cozinha era alimentada por um circuito trifásico (3 fases e neutro e terra). A partir desse circuito foi alimentado, placa, forno, frigorífico, maquina de lavar roupa maquina de lavar loiça e os demais electrodomésticos. Basicamente era uma cozinha, sala, wc, despensa alimentado por 3 fios fase 2,5 e 1 neutro 2,5. A fase não havia grande problema mas o neutro torrou.
Antes de mudar para monofásico veja como se encontram os circuitos.
Uma vez fui verificar um curto circuito numa vivenda que tinha sofrido renovação e ampliação e o problema era o facto de em tempos a casa ter alimentação em trifásico e ter mudado para monofásico e o que acontecia era que a zona da cozinha era alimentada por um circuito trifásico (3 fases e neutro e terra). A partir desse circuito foi alimentado, placa, forno, frigorífico, maquina de lavar roupa maquina de lavar loiça e os demais electrodomésticos. Basicamente era uma cozinha, sala, wc, despensa alimentado por 3 fios fase 2,5 e 1 neutro 2,5. A fase não havia grande problema mas o neutro torrou.
MFigueiredo
ObrigadoMFigueiredo Escreveu:Boas, Mudar para monofásico resolve o problema de falta de potência para alimentar o fogão.
Boa Tarde,
Tinha mais uma questão se poder mudar para Monofásica 6,9KVA terei que mudar o disjuntor que é de trifasico ou posso usar o mesmo e só juntar as fases?
Também não sei se o que tenho vai dar já que diz que é 25A foto em anexo?
Tinha mais uma questão se poder mudar para Monofásica 6,9KVA terei que mudar o disjuntor que é de trifasico ou posso usar o mesmo e só juntar as fases?
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boasmnd4w3 Escreveu:Boa Tarde,
Para 6,9Kvas em 230/30A tem de trocar o ID existente (4x25x300mA) por outro de 2x40x30mA ou 2x40x300mA.
Cpts.
Energy
Energy
Obrigado pela informação.ENERGY Escreveu:Boasmnd4w3 Escreveu:Boa Tarde,
Para 6,9Kvas em 230/30A tem de trocar o ID existente (4x25x300mA) por outro de 2x40x30mA ou 2x40x300mA.
Bom fim de semana.
Boas Amigos,
Vieram a minha casa hoje para mudar de trifásico para monofásica, não mudaram nada já que a folha de trabalha tinha exactamente o contrario tenho que fazer novo agendamento.
O meu fogão (só o forno é eléctrico) tem duas resistências a principal e grill e faz o pré-aquecimento e um programa com as duas resistências ligadas que da 5200w se calhar 6.9kva monofásico não vai dar, agradecia se me pudessem ajudar.
Vieram a minha casa hoje para mudar de trifásico para monofásica, não mudaram nada já que a folha de trabalha tinha exactamente o contrario tenho que fazer novo agendamento.
O meu fogão (só o forno é eléctrico) tem duas resistências a principal e grill e faz o pré-aquecimento e um programa com as duas resistências ligadas que da 5200w se calhar 6.9kva monofásico não vai dar, agradecia se me pudessem ajudar.