Maximo de potencia em Watts

Responder
mnd4w3
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 nov 2012, 16:02

Maximo de potencia em Watts

Mensagem por mnd4w3 »

Bom dia precisava de ajuda numa questão, qual a potencia máxima em Watts de um aparelho (Fogão) para fazer disparar o disjuntor deferencial da EDP com potencia 6.9 KVA contratada.

É que com tudo na casa desligado e só o fogão eléctrico ligado passado uns minutos dispara (Só o disjuntor da EDP que está no quadro fora de casa com o contador é que dispara).

Envio em anexo uma imagem dos dados técnicos do fogão.

Agradecia a vossa ajuda.
Anexos
image001.jpg
image001.jpg (26.85 KiB) Visto 2226 vezes
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Maximo de potencia em Watts

Mensagem por mpinto »

O teu fogão é de 3,1 KW 13,47A. Tens limitador de 6,9KVA. Se este for monofásico será de 30A, mais do que suficiente para o fogão e a causa do disparo não poderá ser atribuida à potencia do fogão. Mas se o limitador é trifásico então terás três fases de 10A cada. Neste caso como o fogão é monofásico 10A não são suficientes e o limitador vai disparar ao cabo de poucos minutos. Na face do limitador existe uma janela onde podes ver o valor para o qual está regulado se é 30A ou 10A, neste caso será trifásico, naquele, será monofásico.
mnd4w3
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por mnd4w3 »

mpinto Escreveu:O teu fogão é de 3,1 KW 13,47A. Tens limitador de 6,9KVA. Se este for monofásico será de 30A, mais do que suficiente para o fogão e a causa do disparo não poderá ser atribuida à potencia do fogão. Mas se o limitador é trifásico então terás três fases de 10A cada. Neste caso como o fogão é monofásico 10A não são suficientes e o limitador vai disparar ao cabo de poucos minutos. Na face do limitador existe uma janela onde podes ver o valor para o qual está regulado se é 30A ou 10A, neste caso será trifásico, naquele, será monofásico.
Muito Obrigado pela explicação,
Pois eu tenho 10A que é trifásico, estou em duvida se devo mudar para monofásico já que não a nada de trifásico em casa só dois frigoríficos, maquina de lavar e secar roupa, maquina lava-loiça, tv´s ....

Já sei que com esta potencia contratada não posso ter muita coisa ligado ao mesmo tempo.

Se mudar para monofásico aguenta mais?

Cumprimentos
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Mensagem por mpinto »

Se não tiver nada trifásico em casa, motores etc, fica mais bem servido se mudar para monofásico. Em trifásico, como já constatou, basta que uma das fases ultrapasse 10A para disparar e não usufrui da potência total pela qual paga. Em mono pode ir metendo carga, o limitador só vai disparar a partir dos 30A.
mnd4w3
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por mnd4w3 »

mpinto Escreveu:Se não tiver nada trifásico em casa, motores etc, fica mais bem servido se mudar para monofásico. Em trifásico, como já constatou, basta que uma das fases ultrapasse 10A para disparar e não usufrui da potência total pela qual paga. Em mono pode ir metendo carga, o limitador só vai disparar a partir dos 30A.
Muito obrigado, vou fazer isso.

Grande Abraço
MFigueiredo
Curioso
Curioso
Registado: 27 nov 2010, 17:06
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Mensagem por MFigueiredo »

Boas, Mudar para monofásico resolve o problema de falta de potência para alimentar o fogão.

Mas só uma questão: a distribuição dos circuitos aguentam?

Uma vez fui verificar um curto circuito numa vivenda que tinha sofrido renovação e ampliação e o problema era o facto de em tempos a casa ter alimentação em trifásico e ter mudado para monofásico e o que acontecia era que a zona da cozinha era alimentada por um circuito trifásico (3 fases e neutro e terra). A partir desse circuito foi alimentado, placa, forno, frigorífico, maquina de lavar roupa maquina de lavar loiça e os demais electrodomésticos. Basicamente era uma cozinha, sala, wc, despensa alimentado por 3 fios fase 2,5 e 1 neutro 2,5. A fase não havia grande problema mas o neutro torrou.

Antes de mudar para monofásico veja como se encontram os circuitos.
MFigueiredo
mnd4w3
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por mnd4w3 »

MFigueiredo Escreveu:Boas, Mudar para monofásico resolve o problema de falta de potência para alimentar o fogão.

Mas só uma questão: a distribuição dos circuitos aguentam?

Uma vez fui verificar um curto circuito numa vivenda que tinha sofrido renovação e ampliação e o problema era o facto de em tempos a casa ter alimentação em trifásico e ter mudado para monofásico e o que acontecia era que a zona da cozinha era alimentada por um circuito trifásico (3 fases e neutro e terra). A partir desse circuito foi alimentado, placa, forno, frigorífico, maquina de lavar roupa maquina de lavar loiça e os demais electrodomésticos. Basicamente era uma cozinha, sala, wc, despensa alimentado por 3 fios fase 2,5 e 1 neutro 2,5. A fase não havia grande problema mas o neutro torrou.

Antes de mudar para monofásico veja como se encontram os circuitos.
Obrigado
mnd4w3
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por mnd4w3 »

Boa Tarde,

Tinha mais uma questão se poder mudar para Monofásica 6,9KVA terei que mudar o disjuntor que é de trifasico ou posso usar o mesmo e só juntar as fases?

Também não sei se o que tenho vai dar já que diz que é 25A foto em anexo?
Anexos
SAM_0219.JPG
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

mnd4w3 Escreveu:Boa Tarde,

Tinha mais uma questão se poder mudar para Monofásica 6,9KVA terei que mudar o disjuntor que é de trifasico ou posso usar o mesmo e só juntar as fases?

Boas
Para 6,9Kvas em 230/30A tem de trocar o ID existente (4x25x300mA) por outro de 2x40x30mA ou 2x40x300mA.
Cpts.
Energy
mnd4w3
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por mnd4w3 »

ENERGY Escreveu:
mnd4w3 Escreveu:Boa Tarde,

Boas
Para 6,9Kvas em 230/30A tem de trocar o ID existente (4x25x300mA) por outro de 2x40x30mA ou 2x40x300mA.
Obrigado pela informação.
Bom fim de semana.
mnd4w3
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por mnd4w3 »

Boas Amigos,

Vieram a minha casa hoje para mudar de trifásico para monofásica, não mudaram nada já que a folha de trabalha tinha exactamente o contrario tenho que fazer novo agendamento.

O meu fogão (só o forno é eléctrico) tem duas resistências a principal e grill e faz o pré-aquecimento e um programa com as duas resistências ligadas que da 5200w se calhar 6.9kva monofásico não vai dar, agradecia se me pudessem ajudar.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”