duvida de seletividade

Responder
pet
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 jul 2008, 12:29
Agradecimento recebido: 3 vezes

duvida de seletividade

Mensagem por pet »

Bom dia a todos,

Tenho uma duvida relativa á seletividade. Supondo que tenho um quadro com interruptor de 160A e a jusante tenho um corta circuitos seccionavel de 100A, até aqui tudo bem, a cerca de 30m de distância terei outro quadro (alimentado pelo quadro anterior) com um interruptor de 100A e a jusante alguns disjuntores de 25A. A minha duvida é a seguinte: Entre o corta circuitos seccionavel de 100A (no 1º quadro) e o interruptor de 100A (no 2º quadro) tem de haver selectividade?

Obrigado.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: duvida de seletividade

Mensagem por mpinto »

Não. A selectividade é entre elementos de protecção, sejam disjuntores ou fusiveis. Tb pode haver selectividade entre protecções diferenciais. Embora seja recomendável a selectividade não é obrigatória.
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Agradecimento recebido: 3 vezes

Mensagem por rebelocruz »

Boas

Os interruptores não fazem selectividade, uma vez que não são aparelhos de protecção.
Se a protecção é de 100A o interruptor de entrada deveria de ser de 125A.

http://www.certiel.pt/c/document_librar ... upId=10100
http://www.schneider-electric.com.br/do ... vidade.pdf

Aqui ficam alguns documentos sobre a selectividade.
Cpt

Rebelo Cruz
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por joaoosvaldo »

Tal como o "rebelocruz" já referiu o interruptor do 2.º Quadro tem de ter um valor estipulado de no mínimo 125A visto que é protegido a montante por disjuntor de 100A, mas isto não é seletividade porque não existe seletividade entre interruptores e disjuntores (só entre dispositivos de proteção).

Normalmente a corrente estipulada do aparelho de corte tem um valor estipulado acima do dispositivo de proteção a montante (ex.: se o dispositivo de proteção a montante for de 100A o dispositivo de corte geral a jusante será no mínimo de 125A.).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”