Prédio 3 fracções sem zona comum

Responder
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Been thanked: 1 time

Prédio 3 fracções sem zona comum

Mensagem por Duarte82 »

Boas,

Gostaria de saber a opinião acerca de uma instalação de MATV que na teoria funcionaria perfeitamente, mas na prática não tenho a certeza. Se vos ocorrer outra solução mais viável, agradeço que me ajudem.

Trata-se de um prédio vertical com 3 fracções, uma em cada piso, com entradas independentes. O prédio não tem zona comum. Para a instalação de MATV, pensava em colocar apenas um sistema de antenas no telhado. A baixada seria efectuada pela fachada colocando um repartidor com 2 ou 4 vias (utilizando a saída de passagem no de 2 vias) para distribuir o sinal pelas 3 fracções. Como não tenho Quadro de Serviços Comuns onde alimentar um amplificador, pensei em colocar 3 amplificadores de interior, um em cada fracção, que alimentaria a instalação já existente em cada fracção.

O que pensam da solução a nível prático? Arranjo facilmente um canto na fachada para colocação de uma caixa estanque, onde ficaria o repartidor. Não queria instalar apenas um amplificador, porque teria de o ligar ao quadro de uma das fracções e há a possibilidade de um dos locatários sair e cortarem a alimentação a esse quadro, ficando todo o edifício sem sinal.

Agradeço os vossos comentários.
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Prédio 3 fracções sem zona comum

Mensagem por ENERGY »

Duarte82 Escreveu:Boas,

Gostaria de saber a opinião acerca de uma instalação de MATV que na teoria funcionaria perfeitamente, mas na prática não tenho a certeza. Se vos ocorrer outra solução mais viável, agradeço que me ajudem.

Trata-se de um prédio vertical com 3 fracções, uma em cada piso, com entradas independentes. O prédio não tem zona comum. Para a instalação de MATV, pensava em colocar apenas um sistema de antenas no telhado. A baixada seria efectuada pela fachada colocando um repartidor com 2 ou 4 vias (utilizando a saída de passagem no de 2 vias) para distribuir o sinal pelas 3 fracções. Como não tenho Quadro de Serviços Comuns onde alimentar um amplificador, pensei em colocar 3 amplificadores de interior, um em cada fracção, que alimentaria a instalação já existente em cada fracção.

O que pensam da solução a nível prático? Arranjo facilmente um canto na fachada para colocação de uma caixa estanque, onde ficaria o repartidor. Não queria instalar apenas um amplificador, porque teria de o ligar ao quadro de uma das fracções e há a possibilidade de um dos locatários sair e cortarem a alimentação a esse quadro, ficando todo o edifício sem sinal.

Agradeço os vossos comentários.
Boas
Esse prédio não tem iluminação das escadas, campainhas, etc, se não tem e vai ser remodelado deveria passar a ter, e ficava o assunto do amplificador resolvido.
Cpts.
Energy
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Mas essa é uma situação para desenrascar e não existe Projeto :?:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Duarte82 »

Não existe projecto, é um prédio antigo. Nem vai haver remodelações quaisqueres. Apenas o proprietário quer pôr um sistema de antenas para distribuir o sinal TDT pelos arrendatários.
Ninguém vai tocar nas instalações eléctricas. Simplesmente, acrescentar um disjuntor de 16A para o dito amplificador em cada fracção.

Qual a vossa opinião sobre a forma de instalação que descrevi?
José Duarte Pereira
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Parece-me que funciona. Mas espere por mais comentários.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, dependendo da "qualidade" da antena e do nível de sinal que chega, até pode nem ser preciso amplificadores!

Entretanto se for mesmo necessário, metes um para cada fração!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Duarte82 »

Obrigado pelas respostas!
O sinal não deve ser suficiente, entre 50 e 55dBuV, mais as perdas no repartidor, nas tomadas e as distâncias dos cabos, mas vou experimentar primeiro sem amplificadores, a ver. As antenas são da televés, UHF DAT HD BOSS, ref. 1495.
José Duarte Pereira
jose manuel
Curioso
Curioso
Registado: 07 dez 2008, 17:34

Mensagem por jose manuel »

Pois eu tenho um problema semelhante. São duas habitações no mesmo prédio, uma no R/C, outra no 1º andar, entradas independentes, zona comum do edifício a fachada e o telhado .
ITED 2 >= 2 fogos: MATV
O sinal de TDT também deve ser relativamente fraco +/- 50 db pelo que irei optar por solução semelhante. A caixa estanque para alojar o repartidor de 2 vias poderá ficar no interior da cobertura. Os amplificadores serão alimentados a partir dos quadros das habitações.
A minha dúvida é quanto ás antenas. Se basta instalar uma antena de TDT ou se para além dessa é obrigatória mais uma de FM. Andei ás voltas com o manual e até agora fiquei na mesma.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Sim tem de instalar a antena de FM.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa