duvidas de esquema eléctrico_importante

Responder
AlexandreRuben
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 out 2012, 23:11

duvidas de esquema eléctrico_importante

Mensagem por AlexandreRuben »

Muito boa noite meus amigos...

É o seguinte eu estou na área de electrónica, automação e computadores e segunda feira vou fazer o meu 1ºquadro eléctrico,
em que o esquema é fácil e eu entendo mas tenho uma duvida que até pode ser uma duvida algo estranha mas prefiro perguntar do que errar.

entao é assim...
Temos as 3 fases l1 l2 e l3 que vao ligar a um difencial de 300mA e após sair vai alimentar 5 disjuntores e a minha duvida é como é que posso ligar de um só diferencial 5 disjuntores???? Porque o que eu estou a pensar fazer é o condutor sai do diferencial, liga á entrada do disjuntor que por sua vez a apartir desse disjuntor faço um chante para o próximo e assim sucessivamente.
que por sua vez vão ligar a bornes mas a minha duvida é somente essa.

Eu peço desculpa por nao ter o esquema mas nao tenho scanner e por isso nao posso digitalizar o esquema mas essencialmente é esta a minha duvida. :)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: duvidas de esquema eléctrico_importante

Mensagem por ENERGY »

AlexandreRuben Escreveu:Muito boa noite meus amigos...

É o seguinte eu estou na área de electrónica, automação e computadores e segunda feira vou fazer o meu 1ºquadro eléctrico,
em que o esquema é fácil e eu entendo mas tenho uma duvida que até pode ser uma duvida algo estranha mas prefiro perguntar do que errar.

entao é assim...
Temos as 3 fases l1 l2 e l3 que vao ligar a um difencial de 300mA e após sair vai alimentar 5 disjuntores e a minha duvida é como é que posso ligar de um só diferencial 5 disjuntores???? Porque o que eu estou a pensar fazer é o condutor sai do diferencial, liga á entrada do disjuntor que por sua vez a apartir desse disjuntor faço um chante para o próximo e assim sucessivamente.

Eu peço desculpa por nao ter o esquema mas nao tenho scanner e por isso nao posso digitalizar o esquema mas essencialmente é esta a minha duvida. :)
Boas
Para alimentar esses 5 disjuntores, utilize um pente trifásico, ou então ponteiras duplas.
Se utilizar pente, liga as fases L1 que vem do ID, no primeiro disjuntor, L2 no segundo disjuntor, L3 no terceiro disjuntor, depois ao encaixar o pente trifásico nos 5 disjuntores, os outros dois disjuntores vão ficar logo alimentados.
Cpts.
Energy
AlexandreRuben
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 out 2012, 23:11

Mensagem por AlexandreRuben »

Mas da maneira como estava a dizer iria fazer algum curto-circuito, nao iria funcionar????
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

AlexandreRuben Escreveu:Muito boa noite meus amigos...

entao é assim...
Temos as 3 fases l1 l2 e l3 que vao ligar a um difencial de 300mA e após sair vai alimentar 5 disjuntores e a minha duvida é como é que posso ligar de um só diferencial 5 disjuntores???? Porque o que eu estou a pensar fazer é o condutor sai do diferencial, liga á entrada do disjuntor que por sua vez a apartir desse disjuntor faço um chante para o próximo e assim sucessivamente. Aqui é que está o problema, pelo que percebi o ID é trifásico. Ligue L1 do ID ao disjuntor 1 e deste ao 4. Ligue o L2 do ID ao disjuntor 2 e deste ao 5. Ligue o L3 do ID ao disjuntor 3.
Mas atenção se fizer isto, o condutor de distribuição deve ter secção em função do calibre do ID.
Eu recomendo o pente de distribuição ou um barramento.

DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Mensagem por DEUS AMIGO »

Sim Alexandre podes fazer assim como dizes, uma fase alimenta dois disjuntores, outra outros dois, e uma fase um só disjuntor.
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”