Simultaneidade
- pet
- Velha Guarda
- Registado: 17 jul 2008, 12:29
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Simultaneidade
Bom dia a todos.
Alguem me sabe dizer qual o indice de simultaneidade para alimentar 10 contentores com um consumo estimado de 4,5kVA por contentor.
Abraço.
Alguem me sabe dizer qual o indice de simultaneidade para alimentar 10 contentores com um consumo estimado de 4,5kVA por contentor.
Abraço.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Re: Simultaneidade
Primeiro fazer o que diz no vídeo do link seguinte:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=11&t=13249
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=11&t=13249
- pet
- Velha Guarda
Já fiz o que diz no link que enviou. Caro Joaoosvaldo sabe responder à questão que coloquei?
Muito obrigado
Muito obrigado
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Mas como será realizada a alimentação? É individual para cada um dos contentores?pet Escreveu:destinam se para habitação temporária
- pet
- Velha Guarda
A alimentação irá partir de um quadro de distribuição e irá alimentar os dez contentores, daí a minha pergunta relativa á simultaneidade.
- pet
- Velha Guarda
pois!!
Pois!! Caro energy é mesmo essa a duvida, não sei se para este caso aplico essa norma.
este quadro de distribuição alimentará os quadros parciais dos contentores.pet Escreveu:A alimentação irá partir de um quadro de distribuição e irá alimentar os dez contentores, daí a minha pergunta relativa á simultaneidade.
Pois!! Caro energy é mesmo essa a duvida, não sei se para este caso aplico essa norma.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Na Edição Anotada das R.T.I.E.B.T. diz o seguinte:ENERGY Escreveu:Boas
Será que se aplica o quadro 803 A das RTIEBT, ou seja 0.56
Nesse caso como a utilização é habitação embora temporária penso não existir problema em aplicar o fator de 0.56, mas pense de forma crítica para ver se efetivamente a potência resultante da aplicação do fator de simultaneidade é efetivamente suficiente para alimentar os 10 contentores, ou seja, tentar ver para o caso mais desfavorável de utilização simultânea e ver se é suficiente isto em função do que será instalado em cada contentor.Os coeficientes indicados no quadro 803A devem ser aplicados aos quadros de colunas, às colunas bem como aos troços das colunas onde haja mudança de secão, devendo-se utilizar o número de instalações situadas a jusante do ponto em causa (por exemplo, para um troço de coluna que alimente cinco instalações o fator de simultaneidade utilizar deve ser 0.75, enquanto que, para o caso de dimensionamento do corte geral do quadro de colunas que alimente 70 instalações distribuídas por três colunas, o fator de simultaneidade utilizar deve ser 0.34).
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 39 vezes
Boa noite.
Concordo com o último comentário do colega joaoosvaldo. Deverá ser feita uma análise ao caso em concreto.
Mas cada contentor vai mesmo precisar dessa potência??? Ou vai ter essa potência estimada???
Concordo com o último comentário do colega joaoosvaldo. Deverá ser feita uma análise ao caso em concreto.
Mas cada contentor vai mesmo precisar dessa potência??? Ou vai ter essa potência estimada???
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 out 2006, 12:31
Boa noite
Na minha opinião este tipo de instalações enquadram-se na secção 213.1.3 Instalações semi-permanentes.
Na secção 803 (INSTALAÇÕES COLECTIVAS E ENTRADAS) o quadro Quadro 803A os coeficientes são apenas para instalações colectivas, dispostas em colunas montantes.
No seu caso pode aplicar por exemplo o usado para os condomínios fechados, como se fosse uma rede de distribuição:
C1=0,2+(0,8/raizq(n))
C1 - A potência total;
n - o número de instalações;
Penso ser esta a forma mais correcta.
Bruno Duarte
Na minha opinião este tipo de instalações enquadram-se na secção 213.1.3 Instalações semi-permanentes.
Na secção 803 (INSTALAÇÕES COLECTIVAS E ENTRADAS) o quadro Quadro 803A os coeficientes são apenas para instalações colectivas, dispostas em colunas montantes.
No seu caso pode aplicar por exemplo o usado para os condomínios fechados, como se fosse uma rede de distribuição:
C1=0,2+(0,8/raizq(n))
C1 - A potência total;
Bruno Duarte
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Também poderá ser adequado, ou se calhar é mesmo o mais adequado, este fator de simultaneidade se bem que neste caso é mais "penalizador" porque o fator conduz a uma potência mais pequena (com n=10 vem que C1~0.45).bruno_duarte Escreveu:Boa noite
C1=0,2+(0,8/raizq(n))
C1 - A potência total;
Bruno Duarte
Qualquer que seja o fator a escolher aconselho a ter um espírito crítico para ver se é mesmo suficiente.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boaspet Escreveu:pois!!este quadro de distribuição alimentará os quadros parciais dos contentores.pet Escreveu:A alimentação irá partir de um quadro de distribuição e irá alimentar os dez contentores, daí a minha pergunta relativa á simultaneidade.
Em caso de duvidas o melhor é aplicar o coeficiente de simultaneidade 1, e assim não corre riscos.
Cpts.
Energy
Energy
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Mas isso também acho que será exageradoENERGY Escreveu:Boaspet Escreveu:pois!!este quadro de distribuição alimentará os quadros parciais dos contentores.pet Escreveu:A alimentação irá partir de um quadro de distribuição e irá alimentar os dez contentores, daí a minha pergunta relativa á simultaneidade.
Em caso de duvidas o melhor é aplicar o coeficiente de simultaneidade 1, e assim não corre riscos.

Os 4.5kVA são a potência instalada em cada contentor, certo