Valores Anormais de Frequência

Responder
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Valores Anormais de Frequência

Mensagem por joaoosvaldo »

Alguém que trabalhe numa central de produção de energia elétrica sabe me dizer se é possível a central fornecer para a rede valores de frequência da ordem dos 63Hz sem que as proteções da central atuem :?:

Coloco esta questão porque instalei um equipamento de análise numa instalação e foram registados valores de frequência desta ordem de grandeza várias vezes no período de análise de uma semana mas sempre com pouca duração do defeito (poucos segundos em que permaneceu nestes valores anormais).

O que se passa é que nesta instalação já ocorreram vários problemas com a queima de placas eletrónicas de equipamentos de ar condicionado e à partida a razão são estes valores anormais de frequência :!:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: Valores Anormais de Frequência

Mensagem por Mário »

Boas

Vê mas é se não está haver harmonicas, 63Hz pode ser do paralelo quando há mais que um gerador.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Mário Escreveu:Boas

Vê mas é se não está haver harmonicas, 63Hz pode ser do paralelo quando há mais que um gerador.

Cump.
Mário
As harmónicas estão dentro dos parâmetros normais.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Mesmo quando há manobras de potencia?, é que o gerador ir para 60 hz tem que ter as rotações mais altas, mas estamos a falar de que potencia?

Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Mário Escreveu:Mesmo quando há manobras de potencia?, é que o gerador ir para 60 hz tem que ter as rotações mais altas, mas estamos a falar de que potencia?

Mário
Acho que não me expliquei bem :? .

A instalação onde foi colocado o analisador é um Hotel. Coloquei a questão em relação às centrais de produção de energia porque caso o problema seja mesma na produção não deveriam as proteções da central atuar para este valor de frequência :?:

Até começo a duvidar que o analisador esteja mesmo bom (se calhar tem de ir a calibrar), porque se os dados estiverem mesmo corretos o problema tem de ser do exterior.

Esta análise foi realizada para tentar perceber o porquê de estarem a queimar as placas eletrónicas de ar condicionado e foi este o único parâmetro que suscitou dúvidas de resto está aparentemente tudo normal.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

boas

quais são os valores na saida do gerador?

verifique o controlo de sincronismo, a central está em paralelo com a rede?
Jaime Reis
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

jaimereis Escreveu:boas

quais são os valores na saida do gerador?

verifique o controlo de sincronismo, a central está em paralelo com a rede?
Não é uma central é um Hotel como referi anteriormente. A pergunta que fiz da central era só para saber se isto é possível acontecer sem que as proteções da central atuem isto julgando que o problema verificado realmente existe e que só pode ser do exterior ao Hotel.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Se a medição é numa "ilha" acontece haver variações na frequência devido às cargas (ligar e desligar potencias grandes), mas em serviço comum a variação é normalmente de +1 ou 2 Hz e até -5 Hz do sincronismo com carga total em emergência. Quando não é em "ilha" dado que existem mais paralelos de produção, a frequencia é constante.

Se a duração for de 10 seg. + - arranja um motor e mede as rotações de sincronismo, isto se conseguires saber quando é que acontece no espaço temporal.

Cump.
Mário
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Se a medição é numa "ilha" acontece haver variações na frequência devido às cargas (ligar e desligar potencias grandes), mas em serviço comum a variação é normalmente de +1 ou 2 Hz e até -5 Hz do sincronismo com carga total em emergência. Quando não é em "ilha" dado que existem mais paralelos de produção, a frequencia é constante.

Se a duração for de 10 seg. + - arranja um motor e mede as rotações de sincronismo, isto se conseguires saber quando é que acontece no espaço temporal.

Cump.
Mário
Sim este caso é numa Ilha (Porto Santo). Só existe uma Central Termoelétrica e depois existe também um Parque Fotovoltaico e outro Eólico, apenas isto.

Medir o sincronismo do motor não será fácil pois as variações por vezes são rápidas e não são a horas pré-determinadas. Vamos tentar analisar com outro analisador para despistar que o problema não é do mesmo.

O problema é que estas variações embora sejam breves estão a causar estragos (isto aparentemente porque tudo indica que seja esta a causa).

E as proteções da Central não deveriam atuar para estes valores de frequência :?:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

A frequência cair é mais fácil que subir, dado que subir requer mais rotações e essas por vezes não estão disponíveis.
Na central há indicadores, mas é preferível deixar subir mais 10 ou menos 10Hz que mandar abaixo, dado que para repor é necessário que haja grupos livres para entrar.

Ou tenho que ir ai com o analisador para comparar :D

Se quiseres dou-te um nº de télélé de quem está numa central nos Açores, e falas com ele.

Cump.
Mário
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

A frequência cair é mais fácil que subir, dado que subir requer mais rotações e essas por vezes não estão disponíveis.
Na central há indicadores, mas é preferível deixar subir mais 10 ou menos 10Hz que mandar abaixo, dado que para repor é necessário que haja grupos livres para entrar.

Se quiseres dou-te um nº de télélé de quem está numa central nos Açores, e falas com ele.

Cump.
Mário
Sim deixar cair seria mau porque ia-se comprometer a continuidade de serviço. Eu vou falar com uma pessoa da Empresa de Eletricidade cá para tentar saber o que se passa.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Cump.
Mário
Vires cá Mário é que era de valor, até bebias uma ponchinha de borla :lol: .
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”