Prezados colegas,
Quando dimensiono uma canalização, tenho sempre que considerar os factores de correcção: temperatura, resistividade térmica do solo e agrupamento de condutores.
No caso da resistividade térmica do solo, como é que eu sei esse factor de correcção? Se estiver a dimensionar uma canalização para a Ásia ou América Latina isso faz diferença, certo? Há algum ábaco para saber a resistividade respectiva e o respectivo factor de correcção?
Factores de correcção
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Enviou: 5 vezes
- Agradecimento recebido: 3 vezes
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Re: Factores de correcção
Nas RTIEBT existem estes dois quadros:
Quadro 52-D2: Fatores de correção em função da temperatura do solo;
Quadro 52-E6: Fatores de correção aplicáveis a cabos enterrados em função da resistividade térmica do solo.
E na Parte 5 / Anexos, ponto 7 diz o seguinte:
Quadro 52-D2: Fatores de correção em função da temperatura do solo;
Quadro 52-E6: Fatores de correção aplicáveis a cabos enterrados em função da resistividade térmica do solo.
E na Parte 5 / Anexos, ponto 7 diz o seguinte:
Penso que a única hipótese que tem é ter informações sobre a humidade e natureza do terreno como se pode ver pelas observações do Quadro 52-E6 e em função disso aplicar o fator de correção correto ou então: "(...)exceto se o terreno na proximidade imediata do cabo for substituído por outro mais apropriado, como se faz, em regra, no caso dos terrenos muito secos.".Para os locais onde a resistividade térmica do solo for diferente de 1K.m/W, os valores das correntes admissíveis devem ser multiplicados pelos fatores de correção indicados no Quadro 52-E6, exceto se o terreno na proximidade imediata do cabo for substituído por outro mais apropriado, como se faz, em regra, no caso dos terrenos muito secos.
- Anexos
-
- Quadro 52-E6.jpg (117.85 KiB) Visto 162 vezes