Boas
tou em obras profundas no meu apartamento e tenho uma ups de 1600w que tou a pensar ligar ao quadro para ligar o circuito de iluminação. o apartamento é pequeno e tou a investir em leds dai a ups aguentar perfeitamente durante algumas horas.
a questao é o seguinte, so para confirmar a minha linha de pensamento. tenho de ter um circuito (fase e neutro) só para a iluminação, ou seja eu tinha pensado inicialmente ter o neutro comum a tomadas e a iluminação, mas depois de pensar bem na coisa, parece me que tenho de separar o neutro e deixar um para tomadas e outro para iluminação, porque teoricamente vou ter 2 fontes de alimentação. uma da EDP e outra da UPS.
gostaria de saber a vossa opiniao
Tiago Macieira
Iluminação de Emergencia na Casa Toda
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 26 nov 2008, 23:15
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Re: Iluminação de Emergencia na Casa Toda
BoasVitroClean Escreveu:Boas
tou em obras profundas no meu apartamento e tenho uma ups de 1600w que tou a pensar ligar ao quadro para ligar o circuito de iluminação. o apartamento é pequeno e tou a investir em leds dai a ups aguentar perfeitamente durante algumas horas.
a questao é o seguinte, so para confirmar a minha linha de pensamento. tenho de ter um circuito (fase e neutro) só para a iluminação, ou seja eu tinha pensado inicialmente ter o neutro comum a tomadas e a iluminação, mas depois de pensar bem na coisa, parece me que tenho de separar o neutro e deixar um para tomadas e outro para iluminação, porque teoricamente vou ter 2 fontes de alimentação. uma da EDP e outra da UPS.
gostaria de saber a vossa opiniao
Tiago Macieira
Sem querer ser indelicado, pelo que li no seu topico, denota pouco conhecimento em instalações elétricas, portanto penso que seria conveniente entregar esse trabalho a profissionais, para seu bem e sua segurança.
Cpts.
Energy
Energy
- Pedro Barradas
- Velha Guarda
- Registado: 31 mar 2011, 17:09
- Profissão: ARQUITECTO
- Enviou: 36 vezes
- Agradecimento recebido: 29 vezes
Re: Iluminação de Emergencia na Casa Toda
... E acrescento, que as falhas electricas são tão raras... especialmente em zonas urbanas que estar a utilizar uma UPS... para o circuito de iluminação de uma habitação.. não faz sentido.
1º - a frequência de apagões (raras)
2º - Uma UPS.. as baterias vão durar , cerca de 4/5 anos...
3º - Vai estar a complicar a Inst. electrica...
4º - só vai estar em casa, presumo, de mahã e ao final do dia...
5º - o circuito de iluminação não existe necessidade dessa protecção. Masi vale ligar ao sistema A/V e sist. informático. Protege da sobretensões e manterá a continuidade do serviço dos equipamentos - Eventualmente criar um circuito protegido de tomadas...
1º - a frequência de apagões (raras)
2º - Uma UPS.. as baterias vão durar , cerca de 4/5 anos...
3º - Vai estar a complicar a Inst. electrica...
4º - só vai estar em casa, presumo, de mahã e ao final do dia...
5º - o circuito de iluminação não existe necessidade dessa protecção. Masi vale ligar ao sistema A/V e sist. informático. Protege da sobretensões e manterá a continuidade do serviço dos equipamentos - Eventualmente criar um circuito protegido de tomadas...
Quem cria renasce todos os dias...