comutador de corredor

Responder
lacfe7
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 set 2012, 14:36

comutador de corredor

Mensagem por lacfe7 »

boas..
tenho 2 comutador da luz do corredor, o 1º, no inicio do corredor liga a luz da cozinha e do corredor, o 2º liga a luz do corredor e de uma sala.
acontece que mudei o 2º e a coisa correu bem, continuava a acender a sala e o corredor.
agora quando fui pro da cozinha tambem se pode dizer que correu bem pois acende a cozinha e o corredor, o problema é que agora o outro deixou de acender a sala e o corredor, para acender a sala e a cozinha (que ta no outro lado do corredor lol). embora lhe dê um cenário muito fixe... gostava que aquilo ate ligasse bem. lol. penso que o problema poderá estar no da cozinha/corredor. pois antes de alterar esse o outro funcionava bem...
o interruptor/comutador é duplo e da marca legrand. por dentro tem 6 molas (3 em cima e 3 em baixo) e tem umas setas.
ja alterei a configuração dos fios mas o resultado não anda famoso 8está tipo euromilhoes para acertar na comninaçao vencedora)
os fios são 2 pretos, 2 castanho e 1 branco... se me puderem dar uma ajuda agradecia..
cumps
gato24
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 dez 2010, 21:29

Re: comutador de corredor

Mensagem por gato24 »

Boas

Para começar preçisa de multímetro o no mínimo de um busca pólos, ou demorará mais tempo.

Pelo descrito deve ter 2 comutadores de escada duplos em que não acertou na combinação vencedora, ou seja trocou os circuitos, um parte do comutador funciona como interruptor e outra como comutador escada em conjunto com o outro comutador junto da sala.

Para simplificar deve começar por ligar os interruptores de ambas as divisões (normalmente na parte de trás tem o circuito desenhado), fase na entrada L e fase p/ lampada na saída, testar se não interfere com o corredor.

Depois é só ligar a comutação de escada do corredor, se a fase vier em comum p/ interruptor e comutador deverá fazer um shunt entre os 2.

Espero ter ajudado, não é simples de explicar, é mais fácil fazer.

Abr.
João Silva
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: comutador de corredor

Mensagem por ENERGY »

lacfe7 Escreveu:boas..
tenho 2 comutador da luz do corredor, o 1º, no inicio do corredor liga a luz da cozinha e do corredor, o 2º liga a luz do corredor e de uma sala.
acontece que mudei o 2º e a coisa correu bem, continuava a acender a sala e o corredor.
agora quando fui pro da cozinha tambem se pode dizer que correu bem pois acende a cozinha e o corredor, o problema é que agora o outro deixou de acender a sala e o corredor, para acender a sala e a cozinha (que ta no outro lado do corredor lol). embora lhe dê um cenário muito fixe... gostava que aquilo ate ligasse bem. lol. penso que o problema poderá estar no da cozinha/corredor. pois antes de alterar esse o outro funcionava bem...
o interruptor/comutador é duplo e da marca legrand. por dentro tem 6 molas (3 em cima e 3 em baixo) e tem umas setas.
ja alterei a configuração dos fios mas o resultado não anda famoso 8está tipo euromilhoes para acertar na comninaçao vencedora)
os fios são 2 pretos, 2 castanho e 1 branco... se me puderem dar uma ajuda agradecia..
cumps
Boas
Se pesquisar aqui no forum vai encontrar topico com este tema, e com esquemas de ligações diversos.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”