Frigorifico com compressor sempre ligado

pimpware
Curioso
Curioso
Registado: 25 jul 2007, 20:20

Frigorifico com compressor sempre ligado

Mensagem por pimpware »

Boas gostava que me ajudassem aqui com uma questão sobre um frigorífico zanussi zd20 5r

Ele congela bem e a parte de baixo também faz frio o problema é que nunca dou por ele se desligar, as borrachas estão em mau estado, só por si só será motivo de estar sempre ligado?

Será do termostato? Como posso testa-lo? Se rodar para o zero ele desliga(li algures que se não desligar é pq está avariado?? será??)

Será fuga? - Ele faz frio normal.

Será das borrachas? Não queria gastar agora dinheiro nas borrachas sem ter alguma certeza que resolve o problema, a guita tá curta :)

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Frigorifico com compressor sempre ligado

Mensagem por Mário »

Boas

1º Actualiza o perfil "profile"

Se as borrachas estão em mau estado, o sistema não funciona em condições.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
pimpware
Curioso
Curioso

Mensagem por pimpware »

Mas as borrachas em mau estado podem justificar o trabalho continuo do compressor?

Fora isso o que pensei foi no termostato, pois o gás em principio estará bem ou então não faria frio(penso eu), como posso testar de forma eficaz o termostato?

Obrigado
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

"Mas as borrachas em mau estado podem justificar o trabalho continuo do compressor?"
Sim, o "frio" escapa para o exterior, e se for da zona de congelação ainda mais se nota.

Será do termostato?
Pode ser.

Como posso testa-lo?
Desligando os fios e com um multimetro fazer um ensaio.

Se rodar para o zero ele desliga(li algures que se não desligar é pq está avariado?? será??)
Se rodar para 0 ele deve de parar o compressor. Com um termometro medir a temperatura e verificar se condiz com as caracteristicas do frigorifico

Será fuga?
Se for fuga faz pouco frio, e pode manter-se sempre em funcionamento porque não atinge a temperatura pré regulada-

Ele faz frio normal.
Se está normal, o termostato não está avariado

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
pimpware
Curioso
Curioso

Mensagem por pimpware »

Boas,

Desde já obrigado pelas dicas.

Ainda não tive oportunidade de tirar o termostato para testar, no entanto fiz o seguinte por duas vezes:

Ontem era para aí 1 da manha quando fui à cozinha e como estava tudo em silêncio o barulho do compressor chamou-me a atenção, tinha o termostato no nº 4 numa escala de 6 e rodei para o zero e o compressor parou, esperei para aí um minuto e voltei a rodar para o nº4, ouvi uma espécie de "click" e o compressor não arrancou, de manha quando me levantei já estava a trabalhar de novo.

Agora depois do almoço fiz o mesmo, desliguei, liguei e ouvi o click, o compressor encontra-se parado neste momento e liga quando a temp ficar baixa mas o problema é que não volta a desligar, alias reparei que o frigorífico está com um pouco de gelo na parede do fundo.

Não sei se será o termostato avariado ou outra coisa, se tiverem alguma ideia sobre estes sintomas ...
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Been thanked: 1 time

Mensagem por lrds »

Experimente descongelá-lo, tirar todo o gelo que por aí anda, limpá-lo, e tornar a ligar com o termostato numa posição baixa 1 ou 2 e ver como se porta.
Inté
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
pimpware Escreveu: Ontem era para aí 1 da manha quando fui à cozinha e como estava tudo em silêncio o barulho do compressor chamou-me a atenção, tinha o termostato no nº 4 numa escala de 6 e rodei para o zero e o compressor parou, esperei para aí um minuto e voltei a rodar para o nº4, ouvi uma espécie de "click" e o compressor não arrancou, de manha quando me levantei já estava a trabalhar de novo.

É normal

Agora depois do almoço fiz o mesmo, desliguei, liguei e ouvi o click, o compressor encontra-se parado neste momento e liga quando

O Klixon (o tal que faz click) funcionou, porque se não funciona-se o motor iria queimar. Sempre que o motor esteja em funcionamento (está a comprimir o gás) tem pressão alta, e ao desligares e tornares a ligar de seguida a pressão ainda está alta (não deste tempo para equalizar as pressões) e como não tem potencia para efectuar o arranque o Klixon desliga.

a temp ficar baixa mas o problema é que não volta a desligar, alias reparei que o frigorífico está com um pouco de gelo na parede do fundo.

Não sei se será o termostato avariado

Só depois de fazeres o teste.

ou outra coisa, se tiverem alguma ideia sobre estes sintomas ...
A Azul

Cump.
Mário
Claro
Curioso
Curioso
Registado: 17 fev 2009, 10:21
Been thanked: 1 time

Mensagem por Claro »

no meu ver, é com toda a certeza o termostato. se tem o termostato no 4 e passa para o 1 e o frigorifico não desliga é com certeza do termostato.
confirme se o "tubo" do termostato está no sitio? se tiver o termostato está estragado.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

O meu termostato quando se roda até zero, se forçar dá um "clic" para desligar tipo .
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

pimpware Escreveu:Boas gostava que me ajudassem aqui com uma questão sobre um frigorífico zanussi zd20 5r

Ele congela bem e a parte de baixo também faz frio o problema é que nunca dou por ele se desligar, as borrachas estão em mau estado, só por si só será motivo de estar sempre ligado?

Será do termostato? Como posso testa-lo? Se rodar para o zero ele desliga(li algures que se não desligar é pq está avariado?? será??)

Será fuga? - Ele faz frio normal.

Será das borrachas? Não queria gastar agora dinheiro nas borrachas sem ter alguma certeza que resolve o problema, a guita tá curta :)

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Boas
Já passou uma semana. se o motor não desliga-se, mesmo que por curtos periodos de tempo, já teria queimado, não acham.
Cpts.
Energy
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

"Boas
Já passou uma semana. se o motor não desliga-se, mesmo que por curtos periodos de tempo, já teria queimado, não acham."

Não.

Cump.
Mário
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Mário Escreveu:Boas

"Boas
Já passou uma semana. se o motor não desliga-se, mesmo que por curtos periodos de tempo, já teria queimado, não acham."

Não.

Cump.
Mário
Boas
Se alguém me pergunta-se eu diria sem exitação, que o motor queimaria, mas se o "Mário" diz que não, e é da area, quem sou eu para contradizer.
Como costumo dizer, considero que ando a aprender todos os dias, e este é mais um caso.
Cpts.
Energy
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
ENERGY Escreveu:
Mário Escreveu:Boas
"Boas
Não.
Cump.
Mário
Boas
Se alguém me pergunta-se eu diria sem exitação, que o motor queimaria, mas se o "Mário" diz que não, e é da area, quem sou eu para contradizer.
Como costumo dizer, considero que ando a aprender todos os dias, e este é mais um caso.
Tenho alguns compressores herméticos (de alta) de potencia pequenina, em que funcionam 24 horas 365 dias, e normalmente duram 5 a 6 anos, alguns mais uns anitos.

Cump.
Mário
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Boas.
Se fosse fuga de refrigerante, o frigorifico já tinha deixado de arrefecer... Por isso não se trata de fuga de fluído refrigerante.
Poderá ser das borrachas por estas não isolarem correctamente... depende da gravidade do mau estado.
Poderá ser do termostato, mas se este estivesse efectivamente avariado o interior do frigorifico ficaria demasiado frio, mesmo a gelar
Como é sabido, e por analogia com uma máquina de ar condicionado, uma máquina de refrigeração a trabalhar em regime continuo, sem controlo de temperatura, vai acabar por ter problemas que podem ser graves, devido ao facto
do liquido não estar a ser todo evaporado no evaporador...
Recomendo ao proprietário do frigorifico, que faça o seguinte teste:
que reduza o valor do termostato lentamente até ouvir a paragem do compressor e deixe ficar nessa posição o termostato e aguarde cerca de uma hora. Depois de deixar passar esse tempo verificar, sem mexer no termostato, se o compressor está a trabalhar. Se for afirmativo significa que o controlo está ok. Se for negativo suba na escala até que este ligue o compressor e compare o sitio em que ligou com o sitio em que desligou no inicio do teste... e diga-nos como correu.
Há outro teste que se poderia fazer que é submeter o elemento sensor a uma descarga no estado liquido do mesmo fluido de que é composto e medir o estado dos seus contactos ao mesmo tempo que se mexe na regulação mas acho que para o proprietário do frigorífico não é execuível...
Cps
A. Castro
pimpware
Curioso
Curioso

Mensagem por pimpware »

Boas, ena tantas respostas, obrigado a todos por contribuírem.

Efetivamente não sei dizer a temperatura pois não tenho nenhum termómetro cá em casa (não sei se os digitais da "febre" medem temps tão baixas ou se pode ate estragar), mas o que é certo é que as coisas estão frescas, e o que a "olho nú" noto é nas bebidas, tudo fresco normal.

Mexendo no termostato, tanto faz no 6 ou no 1, ele nunca desliga - só mesmo no zero - o que me leva desde o início a pensar nas borrachas, seguindo a lógica de que nunca atingiria a temp para fazer o termostato desligar, mas o que me fura essa lógica é o facto de que, e já várias vezes fiz isto, se passar para o zero ele desliga o compressor, espero uns segundos e volto a ligar, o compressor só volta a ligar cerca de 15 a 20 minutos depois, o que me leva a crer que se não liga antes é porque a temperatura está baixa, certo?

Será possível o termostato estar avariado ao desligar mas bom no desligar?
Responder

Voltar para “Dúvidas”