cabo creme ou cabo preto
-
- Curioso
- Registado: 21 jan 2008, 23:39
cabo creme ou cabo preto
amigos tenho 1 duvida, numa instalação para o fabrico de bolos pode se usar cabo vv creme na instalação interior ou sera obrigatorio o uso de cabo xv preto. obrigado pelas respostas
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Re: cabo creme ou cabo preto
pode usar os dois, o preto usa-se mais no exterior, pois, é exactamente o tipo de isolamento que tem mais resistência ás intempéries
Jaime Reis
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
black_dreed Escreveu:amigos tenho 1 duvida, numa instalação para o fabrico de bolos pode se usar cabo vv creme na instalação interior ou sera obrigatorio o uso de cabo xv preto. obrigado pelas respostas
O cabo VV existe nas duas versões, preto e creme
O cabo XV existe também nas duas versões, preto e creme
Não misturar as coisas.
Como o colega disse e bem, o preto resiste melhor às intempéries. Mas por outro lado o cabo XV que usa para comparar, por vezes é encontrado na versão a 1kV, sendo que nestes caso a resistência mecânica é superior. Ainda outro factor a ter em conta, é o facto de que o XV pode ir aos 90ºC e o VV só aos 70ºC. Veja se é por causa destas características que está a "arranjar" que seja obrigatório.
-
- Curioso
ok não sabia que havia cabo vv creme e preto e xv creme e preto.
estava a perguntar isto poque tenho 1 instalação que não foi terminada o eletricista que la andou sumiu-se do país e deixou a instalação a meio.
e como tenho vários pessoas que trabalham em eletricidade uns dizem que é necessário cabo xv outros dizem que não que pode ser o vv, e como não consigo encontrar a legislação para a minha questão.
ha e a instalaçao umas partes esta a calha técnica outras com tubo vd e com o cabo vv creme. e entao a minha questao sera que se pode utilizar cabo vv numa instalaçao de 1 armazem/fabrica de bolos a certificar pela certiel?
obrigado.
estava a perguntar isto poque tenho 1 instalação que não foi terminada o eletricista que la andou sumiu-se do país e deixou a instalação a meio.
e como tenho vários pessoas que trabalham em eletricidade uns dizem que é necessário cabo xv outros dizem que não que pode ser o vv, e como não consigo encontrar a legislação para a minha questão.
ha e a instalaçao umas partes esta a calha técnica outras com tubo vd e com o cabo vv creme. e entao a minha questao sera que se pode utilizar cabo vv numa instalaçao de 1 armazem/fabrica de bolos a certificar pela certiel?
obrigado.
Última edição por black_dreed em 16 jul 2012, 23:05, editado 1 vez no total.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boasblack_dreed Escreveu:ok não sabia que havia cabo vv creme e preto e xv creme e preto.
obrigado
Se utilizar cabos livres de halogeneos, concerteza não terá qualquer problema com a certificação.
No entanto pode sempre consultar as RTIEBT, para esclarecer suas dúvidas.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas "black_dreed"
Tens um projecto da instalação? é bom que tenhas, dado que é fábrica de produtos alimentares, e não podes ter nada que seja sujectivel de acumular pó (a esteira dos cabos, terá que ser calha com tampa)
As proteções das lampadas (armaduras, iluminárias) têm que ser anti estilaço.
Cump.
Mário
Tens um projecto da instalação? é bom que tenhas, dado que é fábrica de produtos alimentares, e não podes ter nada que seja sujectivel de acumular pó (a esteira dos cabos, terá que ser calha com tampa)
As proteções das lampadas (armaduras, iluminárias) têm que ser anti estilaço.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
Aquilo nao tem projecto nao tem nada a camara é que tratou de tudo e ainda disse a pessoa que nao era preciso nadapara ligar o ramal a edp...
aquilo so tem a ficha electrotecnica com 41,4KVA e com 10 circuitos 6 a 16A e 4 a 10A o que é surreal,
pois agora entendo porque razao quem la andou se mandou.
e isto para nao falar no projecto ited... que ainda é ited1 de 2008....
aquilo so tem a ficha electrotecnica com 41,4KVA e com 10 circuitos 6 a 16A e 4 a 10A o que é surreal,
pois agora entendo porque razao quem la andou se mandou.
e isto para nao falar no projecto ited... que ainda é ited1 de 2008....
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 220 times
Boas "black_dreed"
Ainda vai ser daqueles que daqui a 2 ou 3 anos tem que fazer obras por causa da segurança alimentar.
Cump.
Mário
Ainda vai ser daqueles que daqui a 2 ou 3 anos tem que fazer obras por causa da segurança alimentar.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
obrigado a todos pela colaboraçao e ja tou muito mais ciente do que se tem de fazer. obrigado mesmo
- travassos
- Curioso
- Registado: 01 ago 2010, 18:50
- Been thanked: 5 times
black_dreed Escreveu:amigos tenho 1 duvida, numa instalação para o fabrico de bolos pode se usar cabo vv creme na instalação interior ou sera obrigatorio o uso de cabo xv preto. obrigado pelas respostas
ENERGY Escreveu:Boasblack_dreed Escreveu:ok não sabia que havia cabo vv creme e preto e xv creme e preto.
obrigado
Se utilizar cabos livres de halogeneos, concerteza não terá qualquer problema com a certificação.
No entanto pode sempre consultar as RTIEBT, para esclarecer suas dúvidas.
Tenha atenção a esta proposta do ENERGY, eu no seu lugar ia por aqui...
Travassos
Boas ,
Pode usar os dois tipos só tem de ter em atenção que para força motriz tem de ser XV , já que tem de ser de 1KV e o VV e só de 750V
Pode usar os dois tipos só tem de ter em atenção que para força motriz tem de ser XV , já que tem de ser de 1KV e o VV e só de 750V
- nelmindo
- Team Apoio
Onde é que se baseia que os cabos para alimentar força motriz, tem que ter uma tensão estipulada de 1kV?pedroleal Escreveu:Boas ,
E VV a 1kV existe: http://www.quintascondutores.pt/port/pr ... vv_vav.htm
Norma NP-2365 ou CEI 60502
E já agora Certiel ficha técnia nº 3:
http://www.certiel.pt/c/document_librar ... upId=10100
Bom dia,
Embora os cabo VV (0,6/1KV) ainda façam parte dos catálogos de alguns fabricantes, estes quase abandonaram completamente o seu fabrico. Neste momento apenas estão a fabricar cabos com isolamento em XLPE, cujo custo de fabricação é igual, e este tem melhores caracteristicas térmicas, e consequentemente maiores capacidades de transporte.
Mesmo os cabos 05VV-U em creme não são economicamente atractivos, hoje em dia.
Aconselho o uso do cabo XV (0,6/1KV) em preto.
JMS
Embora os cabo VV (0,6/1KV) ainda façam parte dos catálogos de alguns fabricantes, estes quase abandonaram completamente o seu fabrico. Neste momento apenas estão a fabricar cabos com isolamento em XLPE, cujo custo de fabricação é igual, e este tem melhores caracteristicas térmicas, e consequentemente maiores capacidades de transporte.
JMS
- nelmindo
- Team Apoio
Sim, tudo o que referiu é verdade.brinkus Escreveu:Bom dia,
JMS