sensor mov. + (?) = ligar lampada temp. corredor

Responder
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 out 2011, 22:26
Has thanked: 10 times
Been thanked: 14 times

sensor mov. + (?) = ligar lampada temp. corredor

Mensagem por Mestreclima »

Boas, Gostava de ter a vossa opinião para o seguinte.

Remodulação/ subtituição de aparelhagem em casa de habitação.

Tenho dois corredores um principal e um para os quartos, antigamente estava ligado com comutadores de escada do corredor principal para os quartos . o problema é que tem um hall na entrada dos 4 quartos e só um ponto para ligar a luz .
Propus ao senhor por um detector de movimento assim os quartos opostos não teriam que sair do quarto as escuras. Até aqui tudo bem mas pensava por á entrada do corredor tambem um sensor mas ai tive problemas pois sempre que passa alguem no corredor principal acende a luz no corredor dos quartos.

Alguem tem alguma ideia de como resolver .

Ps:
Só tenho tubagem de interligação entre os dois pontos (com tres condutores)
Anexos
fo.tif
fo.tif (54.91 KiB) Visto 1280 vezes
Cump.

Rochinha
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda

Re: sensor mov. + (?) = ligar lampada temp. corredor

Mestreclima Escreveu:Boas, Gostava de ter a vossa opinião para o seguinte.

Tenho dois corredores um principal e um para os quartos, antigamente estava ligado com comutadores de escada do corredor principal para os quartos . o problema é que tem um hall na entrada dos 4 quartos e só um ponto para ligar a luz .
Propus ao senhor por um detector de movimento assim os quartos opostos não teriam que sair do quarto as escuras. Até aqui tudo bem mas pensava por á entrada do corredor tambem um sensor mas ai tive problemas pois sempre que passa alguem no corredor principal acende a luz no corredor dos quartos.

Ps:
Anexos
fo.JPG
fo.JPG (26.02 KiB) Visto 1277 vezes
Cump.

Rochinha
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Mestreclima Escreveu:
Mestreclima Escreveu:Boas, Gostava de ter a vossa opinião para o seguinte.

Ps:
Boas

Outra solução seria manter a comutação existente, só para ligar/desligar o ponto de luz da parede do corredor que dá acesso ao hall dos quartos, e instalar um detetor de teto no canto esquerdo do hall dos quartos que funcionaria apenas para ligar/desligar o ponto de luz do teto do hall dos quartos.
Esta é a solução que me ocorre de momento, e que talvez não exija muitas alterações à instalação existente.
Cpts.
Energy
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda

Já pensei por um botão de pressao no corredor principal ligado a um relé temporizado, mas não encontro nada que dè para por na caixa de derivação ou caixa de aparelhagem
Cump.

Rochinha
Luis_Said
Curioso
Curioso
Registado: 08 dez 2009, 21:01

Mensagem por Luis_Said »

Boas, na minha opinião eu fazia da seguinte forma, no corredor principal eu colovaca um interruptor simples para ligar e desligar o corredor, e na zona dos quartos colocava o tal sensor de movimento no lugar do antigo comutador de escada.
Por norma todos os pontos de luz estão a ir as caixas de derivação, só tens que passar mais um fio de 1,5mm da caixa onde vais montar o sensor de movimento até a caixa de derivação onde está a receber o ponto de luz do corredor dos quartos.

Se essa comutação estiver feita com tubo 16, não deves ter qualquer problema em colocares mais um fio para te levar o retorno do sensor até ao ponto de luz que pretendes.

ps: eu estou a supor que vais montar a célula na caixa de aparelhagem, ou é no tecto?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Mestreclima Escreveu:Já pensei por um botão de pressao no corredor principal ligado a um relé temporizado, mas não encontro nada que dè para por na caixa de derivação ou caixa de aparelhagem
Boas
Penso que a finder tem esse relé temporizado, tipo disjuntor, e penso que cabe na caixa de derivação, desde que esta seja ligada com ligadores finos.
Cpts.
Energy
davijao
Curioso
Curioso
Registado: 24 abr 2007, 21:32

Mensagem por davijao »

Boas,

Existe a possibilidade de pores dois pontos de luz com sensores de movimento já entregados, facilita a instalação pois não necessitas de alterar nada. Apenas tens de passar os comutadores de escada para um comando simples para poderes teres alimentação nos pontos de luz, depois disso eles são independentes. Vê o site da Steinel o Modelo RS 50.
Espero ter ajudado.

Bem Haja
Atentamente.

RB_ElecDraw
Luis_Said
Curioso
Curioso
Registado: 08 dez 2009, 21:01

Mensagem por Luis_Said »

davijao Escreveu:Boas,

Existe a possibilidade de pores dois pontos de luz com sensores de movimento já entregados, facilita a instalação pois não necessitas de alterar nada. Apenas tens de passar os comutadores de escada para um comando simples para poderes teres alimentação nos pontos de luz, depois disso eles são independentes. Vê o site da Steinel o Modelo RS 50.
Espero ter ajudado.

Bem Haja

5 estrelas, está é a solução mais simples e rápida de todas.
Só tens que se meter duas tampas no sítio dos comutadores e deixar a fase ligada.
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas, desde já agadeço a atenção.

Apos os vossos comentarios e conversa com outro colega optei por por um sensor no hall dos quartos e um botão de pressão invertido no corredor principal
Cump.

Rochinha
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”