A EDP errou na contagem da eletricidade de cerca de 480 mil consumidores com tarifa bi-horária ou tri-horária e acabou por cobrar mais de três milhões de euros indevidamente, segundo a Associação para a Defesa dos Consumidores.
A EDP admitiu ao «Correio da Manhã» que apenas 30 mil clientes foram lesados por erros de precisão do relógio e software, e que as anomalias estão a ser corrigidas.
A ilação da DECO foi tirada através de um estudo realizado entre março e abril a 165 habitações com multitarifa de 48 concelhos em Portugal Continental, depois de a associação ter recebido dezenas de reclamações dos consumidores, segundo o mesmo jornal.
Resultado: alguns consumidores estavam a pagar mais do que deviam porque os contadores não estavam a funcionar com a data e/ou hora corretas.
A DECO chegou a constatar diferenças de 30 minutos, uma hora e até duas horas nos contadores, em relação à hora real, o que acabou por fazer com que os clientes estivessem a pagar mais quando, na verdade, deviam estar a usufruir, nesse período, da tarifa mais baixa.
«Entendemos que se trata do cumprimento defeituoso do contrato, razão pela qual os consumidores devem ser indemnizados pelo que pagaram a mais na hora de cheio e que devia ter sido cobrado na hora de vazio», disse ao CM a adjunta do secretário-geral da DECO, Ana Tapadinhas.
A associação pretende ainda que a EDP proceda à retificação dos contadores e que seja realizada uma auditoria independente aos mesmos pelo regulador.
Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/aa---videos---e ... -5797.html