Caso pratico

Responder
jorge_barbosah
Curioso
Curioso
Registado: 12 dez 2009, 22:14
Has thanked: 1 time

Caso pratico

Mensagem por jorge_barbosah »

Boas, é o seguinte, na casa onde moro, existe o seguinte problema:

Tenho uma parede da cozinha com um interruptor (1) para uma luz exterior;

Na outra parede da cozinha tenho um interruptor (2) para acender a luz da cozinha;

Eu quero no interruptor 1 colocar um comutador, para que seja possivel o seguinte:

Quero no interruptor 1 conseguir ligar a luz exterior e conseguir tambem apagar e acender a luz da cozinha em simultaneo com o interruptor(2)....

no interruptor 1 apenas existem fios para a luz exterior, neste caso, que fios tenho de passar para conseguir o desejado, e que tipo de interruptor preciso? (escada, lustre...)

Agradeço a ajuda :)
Jorge Barbosa
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 out 2011, 22:26
Has thanked: 10 times
Been thanked: 14 times

Re: Caso pratico

Mensagem por Mestreclima »

jorge_barbosah Escreveu:Boas, é o seguinte, na casa onde moro, existe o seguinte problema:

Na outra parede da cozinha tenho um interruptor (2) para acender a luz da cozinha;

Eu quero no interruptor 1 colocar um comutador, para que seja possivel o seguinte:

Quero no interruptor 1 (comutador de escada duplo) conseguir ligar a luz exterior e conseguir tambem apagar e acender a luz da cozinha em simultaneo com o interruptor(2) (comutador de escada simples)....

no interruptor 1 apenas existem fios para a luz exterior , neste caso, que fios tenho de passar para conseguir o desejado ( tem que ter ligação entre os comutadores, e uma vez que só quer 1 comutação passe dois fios a interligalos) , e que tipo de interruptor preciso? (escada, lustre...)

Cump.

Rochinha
ricardo_frg
Curioso
Curioso
Registado: 06 jan 2010, 21:40

Mensagem por ricardo_frg »

jorge_barbosah Escreveu:Boas, é o seguinte, na casa onde moro, existe o seguinte problema:

Quero no interruptor 1 conseguir ligar a luz exterior e conseguir tambem apagar e acender a luz da cozinha em simultaneo com o interruptor(2)....

no interruptor 1 apenas existem fios para a luz exterior, neste caso, que fios tenho de passar para conseguir o desejado, e que tipo de interruptor preciso? (escada, lustre...)

Amigo, neste seu caso que envolve vários tipos de situações a solução mesmo é contactar um profissional electricista, para se deslocar ao local e resolver as suas situações.

Cumprimentos
ricardo_frg
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

ricardo_frg Escreveu:

Amigo, neste seu caso que envolve vários tipos de situações a solução mesmo é contactar um profissional electricista, para se deslocar ao local e resolver as suas situações.

Cumprimentos
Boas, ele já anda à 2 anos no curso de eng. electrotécnica, deduzo que já saiba alguma coisa, para não ter de chamar um electricista!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
jorge_barbosah
Curioso
Curioso
Registado: 12 dez 2009, 22:14
Has thanked: 1 time

Mensagem por jorge_barbosah »

Boas, antes de mais, obrigado pela resposta :)

Sim, ja ando num curso de eng. electrotecnica, apesar de la nao se aprender nada, eu gosto de evoluir, e dai, eu querer tentar resolver o problema, com umas pequenas ajudas vossas :)

Cumprimentos
Jorge Barbosa
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

Não se aprende nada? não sei que curso seja esse. Num curso de eng. elect. não se aprende o básico, pois aí parte-se do principio que esses conhecimentos já estão adquiridos de outras etapas formativas.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

projclvm Escreveu:Não se aprende nada? não sei que curso seja esse. Num curso de eng. elect. não se aprende o básico, pois aí parte-se do principio que esses conhecimentos já estão adquiridos de outras etapas formativas.
Num curso de eng. electrotécnica, pouco se aprende sobre circuitos eléctricos. Aprende-se o que são malhas, leis e tudo mais, mas ligar um circuito de comutação de escada ou até um telerruptor, não está nos planos...
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Realmente é lamentável mas infelizmente é assim, como o Nelmindo diz, à algum tempo um amigo pediu-me para desenrascar uma pessoa sua amiga, porque não tinha luz na WC à alguns meses, e tinha de andar com uma extensão para ligar um candeeiro, que impossibilitava o fecho da porta, o caricato é que o Sr. era Eng. electrotécnico, foi necessário substituir o suporte do plafonier. isto parece anedota mas é real.

Cumps.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

não tem nada de lamentável, o pessoal nem pensa no que diz.

Porque é que um indivíduo que anda em engenharia electrotécnica há-de saber executar ,comutações de escada?

Para isso há os cursos de eléctricista ou então não é necessário electricistas para nada.

Andam todos a atrapalhar-se uns aos outros.

ohmico
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Meus caros amigos, desculpem lá mas não gostei nada do que li nos posts anteriores.
As coisas não são bem assim. Não sei em que faculdade, o colega que está a tirar o curso anda, mas embora não se aprenda tudo (até porque a área de electrotecnia é muito vasta), sempre se aprende qualquer coisa.
Eu aprendi muito nas aulas, mas como é óbvio, não se pode estar à espera que tudo venha cair no nosso colo. Temos de ter vontade de aprender e pesquisar. A faculdade não é o secundário, onde os professores nos ensinam algumas fórmulas e estamos safos.
Se o colega anda lá há dois anos e não aprendeu nada, foi por culpa própria.
E ainda por cima, alguém que me explique a dificuldade de uma comutação de escada ou lustre que um estudante de engenharia não compreenda, quanto mais não seja, vendo um esquema?! Estamos a falar de interruptores e não de leis complexas.
Também é verdade que conheço casos de colegas que andaram comigo que, chegados ao terceiro ano, não sabiam fazer análise de circuitos DC. Isto vai da vontade de cada um...agora, estar a generalizar é que não pode ser.
E para que não restem dúvidas, foi nas aulas da faculdade que aprendi a fazer uma comutação de escada.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Ora vivam.
Sr Jorge Barbosa, para além das explicações dadas só falta dizer que é necessário
que exista um tubo entre os dois interruptores mencionados, e que possam comportar
os fios eléctricos suplementares já mencionados.
Tenha atenção que a linha de lampada da cozinha encontra-se no comutador (2).
Cps
A. Castro
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”