ligação equipotencial
ligação equipotencial
Boas a todos,
surgiu me a seguinte dúvida: Tenho vários elementos metálicos ligados por um condutor de 2,5mm2 afim de os equipotencializar, alguns desse elementos apresentam condutor de protecção, no entanto todos eles de 1,5mm2. Isto é correcto ou necessito prolongar a linha de 2,5 até ao condutor de protecção de uma tomada da casa de banho, por exemplo?
espero ter conseguido explicar....
Cumps
surgiu me a seguinte dúvida: Tenho vários elementos metálicos ligados por um condutor de 2,5mm2 afim de os equipotencializar, alguns desse elementos apresentam condutor de protecção, no entanto todos eles de 1,5mm2. Isto é correcto ou necessito prolongar a linha de 2,5 até ao condutor de protecção de uma tomada da casa de banho, por exemplo?
espero ter conseguido explicar....
Cumps
http://pt.beruby.com/promocode/uhtr0m visite e ganhe dinheiro extra em tempos de crise...
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: ligação equipotencial
Anexo I - Ligação equipotencial suplementar (RTIEBT, Parte 7, Secção 701)A ligação equipotencial deve ser feita por um dos meios seguintes:
a) um condutor de 2,5 mm2 de secção, no caso de condutores protegidos mecanicamente (isto é, colocado em condutas ou em calhas isolantes) ou de 4 mm2, se não for protegido mecanicamente e se for fixado directamente aos elementos da construção (por exemplo, fixado por cima dos rodapés); (...)
Pois eu já li tudo no RTIEBT, e a minha dúvida surge daí... vamos a um exemplo prático: eu tenho uma casa de banho onde os elementos que necessitam de ligação equipotencial suplementar são apenas dois projectores de iluminação. Pelo que eu entendi do RTIEBT a ligação equipotencial suplementear passa por ligar estes dois elementos por um condutor minimo de 2,5mm2 além dos respectivos condutores de terra de 1,5mm2 do circuitoda casa de banho. A minha duvida é se isto é suficiente (ligar os elementos metálicos entre eles) ou tenho que a esse anel efectuar a ligação de um condutor no minimo de 2,5mm2 desde o circuito de protecção (terra) de uma tomada?
cumps,
cumps,
http://pt.beruby.com/promocode/uhtr0m visite e ganhe dinheiro extra em tempos de crise...
- joaoosvaldo
- Team Apoio
fil9rn Escreveu:Pois eu já li tudo no RTIEBT, e a minha dúvida surge daí... vamos a um exemplo prático: eu tenho uma casa de banho onde os elementos que necessitam de ligação equipotencial suplementar são apenas dois projectores de iluminação. Pelo que eu entendi do RTIEBT a ligação equipotencial suplementear passa por ligar estes dois elementos por um condutor minimo de 2,5mm2 além dos respectivos condutores de terra de 1,5mm2 do circuitoda casa de banho. A minha duvida é se isto é suficiente (ligar os elementos metálicos entre eles) ou tenho que a esse anel efectuar a ligação de um condutor no minimo de 2,5mm2 desde o circuito de protecção (terra) de uma tomada?
cumps,
Nos projetores de iluminação não precisa de fazer ligação equipotencial, se estes forem da classe I de isolamento já tem borne de terra próprio que deve ligar ao condutor neste caso de 1.5mm2 (condutor que faz parte da canalização de alimentação ao projetor: fase+neutro+proteção).
Se os projetores forem da classe II de isolamento não precisam nem devem ser ligados à terra.
essa agora é que me surpreendeu... eu tambem achava superfulo a ligação equipotencial em projectores, mas a confusão surgiu ao ler o seguinte ponto do RTIEBT:
Anexo II do mesmo ponto: "A ligação equipotencial numa casa de banho deve existir, mesmo no caso de o
equipamento nela instalado se limitar a umaparelho de iluminação. Esta exigência
justifica-se pelo facto de poderem ser instalados, posteriormente, outros
equipamentos eléctricos e de existirem riscos de propagação de potenciais
provenientes do exterior da casa de banho. "
tem a certeza que não é necessário?
cumps
Anexo II do mesmo ponto: "A ligação equipotencial numa casa de banho deve existir, mesmo no caso de o
equipamento nela instalado se limitar a umaparelho de iluminação. Esta exigência
justifica-se pelo facto de poderem ser instalados, posteriormente, outros
equipamentos eléctricos e de existirem riscos de propagação de potenciais
provenientes do exterior da casa de banho. "
tem a certeza que não é necessário?
cumps
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Esse ponto penso que diz respeito por exemplo aos armários de WC que vêm equipados com iluminação e por vezes também têm uma tomada.
Nos aparelhos de iluminação só liga o condutor de proteção se estes forem da classe I, não precisa de ligação equipotencial. Se já está ligado ao condutor de proteção para que precisa da ligação equipotencial

Nos aparelhos de iluminação só liga o condutor de proteção se estes forem da classe I, não precisa de ligação equipotencial. Se já está ligado ao condutor de proteção para que precisa da ligação equipotencial

Obrigado pela sua ajuda. Eu tinha o mesmo raciocinio mas até então efectuei sempre essa ligação. isso penso que está justificado neste ponto:
Todos os elementos condutores, com excepção dos de reduzidas dimensões e que
não apresentem riscos de ficarem a um potencial diferente do da ligação
equipotencial, devem, em regra, ser ligados à ligação equipotencial.
ou seja, sendo de classe I com condutor de proteção ou classe II não apresentam risco de ficar a um potencial diferente.
Muito obrigado pela ajuda.
Cumprimentos
Todos os elementos condutores, com excepção dos de reduzidas dimensões e que
não apresentem riscos de ficarem a um potencial diferente do da ligação
equipotencial, devem, em regra, ser ligados à ligação equipotencial.
ou seja, sendo de classe I com condutor de proteção ou classe II não apresentam risco de ficar a um potencial diferente.
Muito obrigado pela ajuda.
Cumprimentos
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Se um equipamento da classe I está ligado ao condutor de proteção e protegido por disjuntor + diferencial com sensibilidade adequada ao local de instalação e a resistência de terra seja adequada não existe qualquer perigo. Desta forma ficam garantidas as regras técnicas e a proteção de pessoas.
Não existe necessidade nenhuma de fazer ligação equipotencial porque essa já está feita por intermédio do condutor de proteção não precisa de mais uma ligação.
Não existe necessidade nenhuma de fazer ligação equipotencial porque essa já está feita por intermédio do condutor de proteção não precisa de mais uma ligação.