Lâmpada economizadora
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Lâmpada economizadora
Bom dia.
Agradecia que quem soubesse, me explicasse o seguinte:
- numa lâmpada fluorescente compacta estão indicados os seguintes valores: 230V - 50Hz - 20W - 130mA
Pelos meus cálculos, o consumo deveria ser de 87mA...para onde vão os mA a mais?
Tem a ver com a "parte electrónica" da lâmpada?
Agradecia que quem soubesse, me explicasse o seguinte:
- numa lâmpada fluorescente compacta estão indicados os seguintes valores: 230V - 50Hz - 20W - 130mA
Pelos meus cálculos, o consumo deveria ser de 87mA...para onde vão os mA a mais?
Tem a ver com a "parte electrónica" da lâmpada?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Re: Lâmpada economizadora
Boa tarde.
Obrigado pela resposta, mas já agora...então nesse caso, não deveriam de estar indicados uns Watts a mais? Ou a potência mencionada é aquela que efectivamente é consumida para ser transformada em energia luminosa?
Obrigado pela resposta, mas já agora...então nesse caso, não deveriam de estar indicados uns Watts a mais? Ou a potência mencionada é aquela que efectivamente é consumida para ser transformada em energia luminosa?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
É uma boa pergunta. Pelo menos acho que deveria ser referido que os 20W é apenas da lâmpada ou colocavam mais informação.rainbow Escreveu:Boa tarde.
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
Vão para o balastro+arrancador. Quando se dimensiona a potência de uma lâmpada de 36W, considera-se por norma um consumo de 40W.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Estão a falar de um balastro electrónico. E mesmo numa "convencional", o arrancador não consome, logo não pode dizer "balastro+arrancador"...projclvm Escreveu:Vão para o balastro+arrancador. Quando se dimensiona a potência de uma lâmpada de 36W, considera-se por norma um consumo de 40W.
-
- Curioso
- Registado: 30 jul 2012, 15:07
De acordo com a formula P=VxIxCos (fi), temos que 20=230xIx0.67 o que dá aproximadamente 130 mA. Como não se trata de uma resistência, o cos fi não é igual a 1, e é aproximadamente 0.67. Desta forma temos os 130 mA.