ajuda

Responder
robitronic
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 22 mai 2012, 15:45

ajuda

Mensagem por robitronic »

olá
estou a dar os primeiros paços na area de programação e tenho um plc da omron cpm1a-40cdr-a-v1 e não sei como ir buscar os timers
já fiz um curso com o logo da siemens e era facil.
queria fazer um programa em que ele ligue em varios dias da semana a uma determinada hora mas não consigo achar.
e estou a fazer do pc
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: ajuda

Mensagem por nelmindo »

robitronic Escreveu:olá
estou a dar os primeiros paços na area de programação e tenho um plc da omron cpm1a-40cdr-a-v1 e não sei como ir buscar os timers
já fiz um curso com o logo da siemens e era facil.
queria fazer um programa em que ele ligue em varios dias da semana a uma determinada hora mas não consigo achar.
e estou a fazer do pc
É para fins didacticos ou profissionais?
Se for profissional, não é funcional, já que o mesmo não tem clock interno, logo vai armar tenda ao longo do tempo, por causa dos "tiques" internos serem imprecisos. Ao fim de algum tempo, em vez de estar a ligar às 6 da tarde, está a ligar às 8 da noite. E quando digo tempo, pode ser ao fim mesmo de uma semana...
E nem quero imaginar, quando alguma vez, faltar energia eléctrica.

Se for didactico, qual o software que usa? Syswin ou CX-Programmer?
Os temporizadores existentes, são apenas do tipo "ao trabalho". Dessa forma deve saber usar esses temporizadores, para criar todos os outros que precisa (ao repouso, pisca-pisca e relógio horário). Tem 128 temporizadores, numerados de 0 a 127 e chamam-se TIMxxx.
Pode ainda usar os bits especiais para fazer de clock e a função "inc", para incrementar uma DM, depois uns comapradores e uns "mov", mas isso é "vinho de outra pipa".
robitronic
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

agradeço a resposta
estou a usar o cx-programmer.
e é para fins didacticos.
como foi um plc que estáva no lixo eu quero aproveitar para ver se o aproveito para fazer de programador de sistema de rega e iluminação exterior.
visto que não tem clock vou utilizar um timer de tomadas que assim tenho um clock
e vou utilizar os timers.
não existe maneira de lhe por um clock?
robitronic
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

no cx-programmer não encontro esses timers
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

robitronic Escreveu:no cx-programmer não encontro esses timers
Para quem saltou do syswin para o cx, tem alguma dificuldade em habituar-se à nova introdução.
Por outro lado, tem que perceber que é bastante diferente da terminologia da Siemens.
Sem alguém por perto, a explicar pequenas diferenças e conceitos, pode ser um pouco difícil aprender a programar, esse tipo de autómato.
Vamos indo e vamos vendo.
Se é para dar uso ao autómato, sugeria outra tarefa, sem ser essa. Para isso use um programador horário.
Um autómato é bom para domótica, mas é preciso dotar a casa com instalação para isso. É muito bom para programar tempos diferentes, para subtituir automáticos de escada ou telerruptores temporizados, fecho centralizado de estores, mas sempre com o recurso a botões de contactos "secos" e relés para controlar as cargas.
Anexos
CX.jpg
CX.jpg (71.98 KiB) Visto 848 vezes
Crazy_Ducks
Curioso
Curioso
Registado: 05 out 2009, 11:48

Mensagem por Crazy_Ducks »

Para a Funçao Pretendida será mais facil a utilizaçao de 1 Relé Programavel , ex: ( LOGO Siemens ou ZEN Omron) , Pois já tem essas funçoes terá só de as aplicar.
robitronic
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

obrigado pelas respostas.
como tenho um timer de ligar tomadas que tinha comprado estou a utilizar para as entradas e já está a trabalhar foi complicado mas já consegui.
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”