Duvida orçamento ited2

Responder
Dev1
Curioso
Curioso
Registado: 07 dez 2009, 21:28

Duvida orçamento ited2

Mensagem por Dev1 »

Boas, tenho de fazer um orçamento de ited, mas nao sei por onde começar a faze-lo.É o primeiro orçamento que faço e não tenho muita experiencia...
Agradecia a vossa ajuda para começar a fazer este orçamento e fosse possivel onde posso arranjar folha de encargos/memoria descritiva e ficha electrotecnia para ited?
Obrigado pela vossa atenção,aguardo resposta.
Sem teoria não há prática
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Duvida orçamento ited2

Mensagem por ENERGY »

Dev1 Escreveu:Boas, tenho de fazer um orçamento de ited, mas nao sei por onde começar a faze-lo.É o primeiro orçamento que faço e não tenho muita experiencia...
Agradecia a vossa ajuda para começar a fazer este orçamento e fosse possivel onde posso arranjar folha de encargos/memoria descritiva e ficha electrotecnia para ited?
Obrigado pela vossa atenção,aguardo resposta.
Boas
Para orçamentar é necessário apenas ter o projeto, ou melhor lista de medições e respetivas ref. dos materiais.
Cpts.
Energy
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Been thanked: 1 time

Mensagem por Duarte82 »

Boas,

Antes de mais, de que tipo de obra estamos a falar? O orçamento tem de conter os seguintes itens, no mínimo:

- Equipamentos (onde consta ATE completo, CEMU, ATI completo, CATI, Bastidores, Sistemas de Antenas, entre outros);
- Caixas (CVR1-CVM, caixas de passagem I3-C0-C1, caixas de aparelhagem I1, etc...);
- Tomadas (coaxial, pares de cobre, fibra óptica);
- Tubagens;
- Cabos (UTP cat.6, coaxial, fibra);
- Protecção de pessoas (terras ITED, barramentos...);

Consoante as plantas desenhadas que tiveres, vais contabilizando o equipamento todo que tiveres, escolhendo marcas, modelos e características (ou equivalentes ao que escolheste... convem sempre deixar hipótese de escolha a quem executa).

Imagino que seja para fins académicos. Porque de facto, se fosses projectista ITED, terias o curso tirado e lá, terias recebido exemplos de tudo o que estás a pedir agora. Da próxima vez, explica para que fim é a informação que estás a pedir.

Ficha electrotécnica é para projectos eléctricos. No ITED tens de apresentar fichas técnicas, que podes encontrar exemplos aqui no forum, basta procurares. Baseei as minhas em exemplos aqui disponíveis. Memória descritiva, idem aspas. Quanto à folha de encargos, não sei o que pretendes, se é um caderno de encargos ou outra coisa.
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
Dev1
Curioso
Curioso
Registado: 07 dez 2009, 21:28

Mensagem por Dev1 »

hum..ok obrigado pela dicas e ajuda, foi muito util. :D
Cumprimentos.
Sem teoria não há prática