Pára-raios em coluna montante

Responder
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Pára-raios em coluna montante

Mensagem por Electro 99 »

Prezados colegas, muito bom dia.

Tenho um projecto, onde uma das prumadas do pára-raios passa numa corete ao lado da coluna montante. Isto é permitido?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Re: Pára-raios em coluna montante

Mensagem por joaoosvaldo »

Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Electro 99 Escreveu:Prezados colegas, muito bom dia.

Tenho um projecto, onde uma das prumadas do pára-raios passa numa corete ao lado da coluna montante. Isto é permitido?
Boas
Penso que a melhor forma é fazer a baixada pelo exterior e não pela corete, mas nas RTIEBT está defenido o que pode instalar na corete aonde tem instalada a coluna montante.
Cpts.
Energy
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

O ideal é sempre baixadas pelo exterior. Mas em caso de impossibilidade podem fazer-se baixadas pelo interior desde que sejam utilizados tubos isolantes e não inflamáveis de secção superior a 2000m2 (Ex.: PVC 63 mm).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

ENERGY Escreveu:
Electro 99 Escreveu:Prezados colegas, muito bom dia.

Boas
Penso que a melhor forma é fazer a baixada pelo exterior e não pela corete, mas nas RTIEBT está defenido o que pode instalar na corete aonde tem instalada a coluna montante.
E quando se passa a baixada em tubo, já não pode ser fita, pois não? Qual é a correlação entre as dimensões da fita e do cabo de cobre estanhado?

E as duas prumadas têm que ter uma distância mínima?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

*A azul.
Electro 99 Escreveu:E quando se passa a baixada em tubo, já não pode ser fita, pois não?

Acho que não existe problema em ser em fita até porque tem vantagens face ao condutor redondo.

Qual é a correlação entre as dimensões da fita e do cabo de cobre estanhado?

Ver as dimensões mínimas na NP4426 e no Guia Técnico de Pára-Raios que pode encontrar nos seguintes link's:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... A1ra+Raios

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... 426#p36632

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... 426#p37643

Devem idealmente ser realizadas em trajectórias distintas por exemplo em duas fachadas opostas.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

joaoosvaldo Escreveu:*A azul.
Electro 99 Escreveu:E quando se passa a baixada em tubo, já não pode ser fita, pois não?

Acho que não existe problema em ser em fita até porque tem vantagens face ao condutor redondo.

Qual é a correlação entre as dimensões da fita e do cabo de cobre estanhado?

Ver as dimensões mínimas na NP4426 e no Guia Técnico de Pára-Raios que pode encontrar nos seguintes link's:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... A1ra+Raios

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... 426#p36632

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... 426#p37643

Devem idealmente ser realizadas em trajectórias distintas por exemplo em duas fachadas opostas.
Obrigado João Osvaldo,

No entanto, será "cómodo" instalar-se fita num tubo PVC? Talvez não seja fácil o enfiamento neste tubo.

No meus caso, eu pretendo colocar as duas baixadas na mesma corete... A minha preocupação neste caso, são as descargas laterais (tensões originadas pela passagem da corrente de descarga). Será que o tubo PVC protege?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Electro 99 Escreveu:Obrigado João Osvaldo,

No entanto, será "cómodo" instalar-se fita num tubo PVC? Talvez não seja fácil o enfiamento neste tubo.

No meus caso, eu pretendo colocar as duas baixadas na mesma corete... A minha preocupação neste caso, são as descargas laterais (tensões originadas pela passagem da corrente de descarga). Será que o tubo PVC protege?
Penso que o enfiamento não será difícil se a canalização for retilínea (situação ideal) e tendo também em conta que o tubo de PVC deve ser no mínimo de 63 mm, mas pode sempre utilizar condutor redondo não há nada que impeça.

Em relação à segunda questão o que descreve não são descargas laterais. As descargas laterais são descargas atmosféricas que atingem os edifícios na lateral em vez de ser no topo. Se o tubo PVC protege isso não posso garantir mas é o que está na NP4426 por isso se cumprirmos a legislação já estamos a fazer um bom trabalho na minha opinião. De qualquer forma eu não concordo com trajetórias interiores e só devem ser utilizadas em último caso.

Já agora (penso que é isso que deve estar a pensar fazer mas fica o alerta) colocar dois tubos independentes um para cada baixada.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

joaoosvaldo Escreveu:
Electro 99 Escreveu:Obrigado João Osvaldo,

Penso que o enfiamento não será difícil se a canalização for retilínea (situação ideal) e tendo também em conta que o tubo de PVC deve ser no mínimo de 63 mm, mas pode sempre utilizar condutor redondo não há nada que impeça.

Em relação à segunda questão o que descreve não são descargas laterais. As descargas laterais são descargas atmosféricas que atingem os edifícios na lateral em vez de ser no topo. Se o tubo PVC protege isso não posso garantir mas é o que está na NP4426 por isso se cumprirmos a legislação já estamos a fazer um bom trabalho na minha opinião. De qualquer forma eu não concordo com trajetórias interiores e só devem ser utilizadas em último caso.

Já agora (penso que é isso que deve estar a pensar fazer mas fica o alerta) colocar dois tubos independentes um para cada baixada.
Boas João,

Sim, a minha ideia é colocar um tubo por cada baixada. Até pensei em colocar tubo hidronil...

Agora, esses tubos são fixos à parede por escápulas. Esse modo de fixação é correcto em instalações eléctricas?
MJCastro
Curioso
Curioso
Registado: 07 mai 2012, 01:48

Mensagem por MJCastro »

Agora, esses tubos são fixos à parede por escápulas. Esse modo de fixação é correcto em instalações eléctricas?[/quote]

Não estou muito dentro das normas de para raios, mas penso que o tipo de tubo não é o mais importante desde que siga as normas...

O mais importante para este tipo de trabalho quer seja interior ou exterior é a terra e o tipo de cabo, que deve ter isolamento próprio para este tipo de função...
"Tudo o que funciona está sujeito a avariar"
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

MJCastro Escreveu:Agora, esses tubos são fixos à parede por escápulas. Esse modo de fixação é correcto em instalações eléctricas?
Não estou muito dentro das normas de para raios, mas penso que o tipo de tubo não é o mais importante desde que siga as normas...

O mais importante para este tipo de trabalho quer seja interior ou exterior é a terra e o tipo de cabo, que deve ter isolamento próprio para este tipo de função...[/quote]

Boas
Se utilizar braçadeiras do tipo 309 da JSL (aperto mecanico) dá até tubo de diametro 65mm, no que diz respeito ao cabo, penso que é cobre nú de diametro minimo de 50mm ou fita de cobre de secção apropriada.
Por vezes o pessoal utiliza braçadeiras de espigão c/aperto mecanico, ou fita perfurada para fixação da tubagem indicada, penso que não deve utilizar braçadeiras de clip.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”