Boa tarde foristas,
Estou com uma pequena questão!!!
Uma moradia vai ser ampliada e a parte existe não irá sofrer alterações. Isto é: Possui BPA e algumas tomadas de telefone.
Venho desta forma solicitar-vos qual a melhor solução (legal), para que o projeto da moradia existente + ampliação (coisinha+sala), esteja de acordo com o Manual ITED B?
Aguardo as vossas sugestões.
Obrigado
Alteração de moradia já com BPA
Alteração de moradia já com BPA
"Procure ser um homem de valor, em vez de ser um homem de sucesso."
"Procure ser um homem de valor, em vez de ser um homem de sucesso."
-
- Velha Guarda
- Registado: 06 mai 2008, 14:44
- Has thanked: 1 time
Re: Alteração de moradia já com BPA
Boas,
Pode ser este tópico ajude...tive um caso identico mas relativo a um edifício:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=20&t=13546
Optei por aproveitar a coluna montante existente e colocar na MD toda as justificações.
Cmpts
Pode ser este tópico ajude...tive um caso identico mas relativo a um edifício:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=20&t=13546
Optei por aproveitar a coluna montante existente e colocar na MD toda as justificações.
Cmpts
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boasoizo Escreveu:Boa tarde foristas,
Estou com uma pequena questão!!!
Uma moradia vai ser ampliada e a parte existe não irá sofrer alterações. Isto é: Possui BPA e algumas tomadas de telefone.
Venho desta forma solicitar-vos qual a melhor solução (legal), para que o projeto da moradia existente + ampliação (coisinha+sala), esteja de acordo com o Manual ITED B?
Aguardo as vossas sugestões.
Obrigado
Para que o projeto e instalação fiquem de acordo com as ITED, penso que terá de intervir em toda a instalação ITED, de momento não me ocorre outra alternativa, aguardamos que outros colegas ajudem com as suas ideias na solução.
Cpts.
Energy
Energy
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas,
19. Perante uma alteração da arquitetura de rede, quer seja por via da reconstrução, alteração ou remodelação de um edifício, ou fogo, posso aplicar as prescrições técnicas previstas para o projeto inicial?
Não. As prescrições que devem suportar as referidas alterações à arquitetura de rede são as previstas no Manual ITED.
20. Estou a elaborar um projeto para um fogo onde vou alterar o número de divisões. Quais são as prescrições que devo aplicar?
Aplica-se a 2.ª edição do Manual ITED, na parte da cablagem a alterar.
Exemplo: acrescentar uma divisão passível de possuir tomadas de telecomunicações (sala, quarto, cozinha). Neste caso vamos aplicar as referidas prescrições da seguinte forma:
- Instalação de um PD (ATI ou bastidor), com capacidade para alimentar todo o fogo, com ligações diretas de tubagem e cablagem à nova divisão;
- Instalação das tomadas obrigatórias segundo o Manual ITED, de acordo com o tipo de edifício;
- A rede já existente vai ser ligada a partir do secundário dos RC (Repartidores de Cliente).
http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1063972
19. Perante uma alteração da arquitetura de rede, quer seja por via da reconstrução, alteração ou remodelação de um edifício, ou fogo, posso aplicar as prescrições técnicas previstas para o projeto inicial?
Não. As prescrições que devem suportar as referidas alterações à arquitetura de rede são as previstas no Manual ITED.
20. Estou a elaborar um projeto para um fogo onde vou alterar o número de divisões. Quais são as prescrições que devo aplicar?
Exemplo: acrescentar uma divisão passível de possuir tomadas de telecomunicações (sala, quarto, cozinha). Neste caso vamos aplicar as referidas prescrições da seguinte forma:
- Instalação de um PD (ATI ou bastidor), com capacidade para alimentar todo o fogo, com ligações diretas de tubagem e cablagem à nova divisão;
- Instalação das tomadas obrigatórias segundo o Manual ITED, de acordo com o tipo de edifício;
- A rede já existente vai ser ligada a partir do secundário dos RC (Repartidores de Cliente).
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 06 mai 2008, 14:44
- Has thanked: 1 time
É importante igualmente ver a componente técnica/económica. Isto não quer dizer que se esqueçam as regras...longe disso.Varejo Escreveu:Boas,
Qualquer "atropelo" às regras por uma questão técnica deve ser muito bem fundamentada em memória descritiva.
É apenas um aparte...
Essa dúvida do colega é pertinente e tenho a certeza que se ligar para a ANACOM a pedir para tirar essa dúvida não encontrará ninguém que lhe saiba responder...mandam ler o manual... Assim tb eu

- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, se as alterações não entrarem na camara municipal, ninguém o vai obrigar a fazer ITED!
"Legalmente" mesmo sem entrar na camara deveria fazer projecto, na prática só se lhe "apetecer"!
"Legalmente" mesmo sem entrar na camara deveria fazer projecto, na prática só se lhe "apetecer"!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!