Lampada com detector de movimento

Responder
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Been thanked: 1 time

Lampada com detector de movimento

Mensagem por lrds »

Boas

Tenho uma lampada, fluorescente de 1.20, na entrada da casa que funciona com detector de movimento para noite, e interruptor.

De há um tempo para cá a lampada está maluca. Só acende quando lhe dá na telha. No interruptor nunca acende e com o detector acende quando quer.
A armadura é de duas lampadas mas uma já não funcionava há anos, é um local de dificil acesso e como funcionava uma chegava bem. Acontece que por vezes acendem as duas.
Quando carrego no interruptor ficam as extremidades acesas mas nunca acendem. Ao passo que com o detector acendem às vezes. Serão os arrancadores ou os balastros? Ou as próprias lampadas, talvez! É que as lampadas estão no tecto e é muito alto e liso, nem tenho onde encostar uma escada, terei de montar um andaime de 2 pernadas, mas queria já ter uma ideia do problema.

Se alguém desconfia de qual será a «doença» e me puder ajudar agradeço.
Inté
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55

Re: Lampada com detector de movimento

Mensagem por DEUS AMIGO »

Boas, que tamanho tem as lâmpadas flurescentes.? para ter a certeza que não é da armadura coloque um suporte com lâmpada normal para tirar conclusão se é do sensor ou armadura! é alto dá trabalho mas val a pena tentar, é que se for duas lâmpadas de 18W terá de colocar dois arrancadores S/20 que só dá atè 20 W se colocar s/10 que dá até 65W raramente acendem, ou coloque logo lâmpadas e arrancadores novos,
Diga mais algo sobre o assunto.
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por lrds »

Agradeço a ajuda.

As lampadas têm 1.20m. Como Explica o facto de por vezes acenderem com o detector? e NUNCA pelo interruptor. Embora eu veja que chegou lá corrente, notam-se as lampadas a tentarem acender. E como se explica também que uma das lampadas já não acendia há anos e agora acende por vezes.
Inté
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas "lrds"

Provavelmente estão mal ligadas, ou não. Vê se não estará uma a ligar pelo sensor, e a outra por interruptor.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Albino
Curioso
Curioso
Registado: 29 fev 2012, 17:37
Has thanked: 2 times

Mensagem por Albino »

Bem

Pelos sintomas, é um problema relacionado a mau contacto de algum dos condutores. Seja neutro ou fase. outro problema pode ser relacionado a terra.
Normalmente as armaduras dessas lâmpadas devem ser ligadas a terra, para evitar problemas no caso de contacto com algum condutor. Pois existem condutores de alguma qualidade, não muito boa, que com o decorrer dos anos o seu isolamento endurece e depois vai partindo, deixando o condutor nú em alguns pontos.

Por isso uma das medidas é verificar o estado dos condutores, se existe ou nao contacto com a armadora. Uma outra preocupação é também relacionada ao estado dos balastros que podem ter algum disgaste no seu isolamento interno devido a perdas de propriedades do verniz, criando pequenos curto-circuitos entre espiras. isso limita que em alguns casos eles não conseguem atingir a tensão necessária para o arranque das lâmpadas.

Enfim... as hipóteses são muitas. Terá de fazer uma vistoria geral.
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por lrds »

Mário Escreveu:Boas "lrds"

Provavelmente estão mal ligadas, ou não. Vê se não estará uma a ligar pelo sensor, e a outra por interruptor.

Cump.
Mário
Bom dia

Já esteve tudo a trabalhar 5* e ninguém mexeu depois disso.

O detector não é, visto que quando se aproxima alguém passa sinal às lampadas. Ainda ontem cheguei já de noite e uma acendeu, coisa que já não se verificava há algum tempo, e a outra ficou com as extremidades a piscar. Das lampadas não será também porque por vezes acendem as duas. Os arrancadores se estivessem estragados não acendiam. Ou podem acender umas vezes e outras não? mesmo estragados?

Bem a solução mesmo é um dia destes pedir um andaime e trocar o material (arrancador e lampadas) por uma das que tenho dentro de casa, e que funciona bem. E dar um reaperto nos parafusos dos condutores porque como não tem o vidro de protecção pode ter oxidado.
Inté
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55

Mensagem por DEUS AMIGO »

Pois! enquanto não tirar a armadura e ver o que se passa é tudo suposições de informação! e a olhar para ela tambem não vai lá! estamos a dar dicas e o amigo a olhar para a mesma tambem não se arranja sózinha a olhar para ela, por isso mexa-se! há mais uma dica, se a armadura tiver condensador e o mesmo tiver avariado uma das lâmpada tambem não dá!
fernandescarlos
Curioso
Curioso
Registado: 23 out 2010, 18:28
Contacto:

Mensagem por fernandescarlos »

Uma vez que é de dificil acesso ponha tudo novo, lampadas e arrancadores, não troque por material já usado porque o problema voltará e mais rapido.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”