Casquilhos partidos???

Responder
morri
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 jan 2012, 11:49

Casquilhos partidos???

Mensagem por morri »

Boa tarde,

Queria tentar esclareçer aqui uma duvida (pelo menos da minha parte)

no meu prédio nos patamares de cada piso, encontram-se instalados focus encastráveis (downlight) que suportam lampadas 2 x 15W - E27 (segundo a etiqueta contida nos focus. Estes focus acendem através de sensores de movimento e passados alguns segundos apagam.

Imagem

A minha dúvida está em perceber o que são "casquilhos partidos"?

Ora o contexto da minha questão é o seguinte, no prédio temos uma empresa a "gerir" o condominio, e uma das tarefas é a substituição de lampadas (UAU).

A pessoa que efectua esta manutênção afirma ser electricista, e dado ao elevado numero de lampadas fundidas (lamdadas de baixo consumo)
foi colocada a questão do "porquê, porque é que se fundem tantas lampadas?".
A resposta é que os casquilhos estão partidos!

A ultima explicação foi que a lampadas ao acenderem e apagarem muitas vezes parte os casquilhos...
Então agora temos lampadas incandecentes nos focus...

Relembro que não sou entendido na matéria, logo não queria por-me aqui a supôr coisas que poderão ser erradas.

Obrigado, AP.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: Casquilhos partidos???

Mensagem por jaimereis »

que tipo de lampada tem??? UAU????

marca?
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pela imagem apresentada, as lampâdas são de baixo consumo, em principio casquilho E27.
Para os casquilhos estarem partidos ou estalados, deverão de ser de plástico, e não de grande qualidade, ou então os projetores terão vários anos de uso, o que não parece pela imagem.
Estes casquilhos em condições normais, e com lampâdas economizadoras, deveriam durar alguns anos, desde que sejam respeitadas as indicações da potência das lampâdas a usar nesses casquilhos. (suportes)
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

morri Escreveu:Boa tarde,

Queria tentar esclareçer aqui uma duvida (pelo menos da minha parte)

no meu prédio nos patamares de cada piso, encontram-se instalados focus encastráveis (downlight) que suportam lampadas 2 x 15W - E27 (segundo a etiqueta contida nos focus. Estes focus acendem através de sensores de movimento e passados alguns segundos apagam.

Imagem

A minha dúvida está em perceber o que são "casquilhos partidos"?

Ora o contexto da minha questão é o seguinte, no prédio temos uma empresa a "gerir" o condominio, e uma das tarefas é a substituição de lampadas (UAU).

A pessoa que efectua esta manutênção afirma ser electricista, e dado ao elevado numero de lampadas fundidas (lamdadas de baixo consumo)
foi colocada a questão do "porquê, porque é que se fundem tantas lampadas?".
A resposta é que os casquilhos estão partidos!

A ultima explicação foi que a lampadas ao acenderem e apagarem muitas vezes parte os casquilhos...
Então agora temos lampadas incandecentes nos focus...

Relembro que não sou entendido na matéria, logo não queria por-me aqui a supôr coisas que poderão ser erradas.

Obrigado, AP.

uma coisa é certa , as lampadas com sensores de movimentos vão à vida mais rapido , mas também não é assim tão rapido ...
se os casquilhos estão a partir e se são novos é porque não se está a respeitar a potencia aceitavel para os casquilhos ...
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Já foi discutido aqui no fórum, num outro tópico, que a vida útil das lâmpadas fluorescentes compactas (vulgo lâmpadas economizadoras) diminui significativamente com uma constante comutação do seu estado (ligar e desligar). E sendo as mesmas utilizadas numa zona de passagem, de certeza que isso acontece com frequência.
Quanto à questão dos casquilhos, a utilização incorrecta dos mesmos no que toca à potência das lâmpadas não deveria fazer com que os mesmos derretessem? Porque a questão tem a ver com o sobreaquecimento do material do casquilho. Não percebo o motivo de se partirem.
Ou de se afirmar que os mesmo se partem.
Sugiro que da próxima vez que algum casquilho se "parta", que tire uma foto e coloque aqui.
Responder

Voltar para “Dúvidas”