Pedido de Viabilidade de alimentação em baixa tensao

joelpereira1990
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 29 mar 2012, 16:43
Agradecimento recebido: 2 vezes

Pedido de Viabilidade de alimentação em baixa tensao

Mensagem por joelpereira1990 »

Boas o pedido de viabilidade de alimentação ao distribuidor para uma moradia nova deve ser antes ou depois de se concluir a instalação e pedir inspeçao a certiel??

Comprimentos
Joel Pereira
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Pedido de Viabilidade de alimentação em baixa tensao

Mensagem por Duzia12 »

Tanto faz
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

joelpereira1990 Escreveu:Boas o pedido de viabilidade de alimentação ao distribuidor para uma moradia nova deve ser antes ou depois de se concluir a instalação e pedir inspeçao a certiel??

Comprimentos
Joel Pereira
Boas
O pedido de viabilidade de alimentação deve ser feito durante a execução da instalação elétrica da moradia, para que o Técnico da EDP decida aonde vai ficar o ramal, e a partir daí a alimentação ao quadro geral.
Sem ramal não à NIP, e sem NIP, não pode pedir Inspeção na Certiel.
Cpts.
Energy
joelpereira1990
Aprendiz
Aprendiz

ENERGY Escreveu:
joelpereira1990 Escreveu:Boas o pedido de viabilidade de alimentação ao distribuidor para uma moradia nova deve ser antes ou depois de se concluir a instalação e pedir inspeçao a certiel??

Comprimentos
Joel Pereira
Boas
O pedido de viabilidade de alimentação deve ser feito durante a execução da instalação elétrica da moradia, para que o Técnico da EDP decida aonde vai ficar o ramal, e a partir daí a alimentação ao quadro geral.
Sem ramal não à NIP, e sem NIP, não pode pedir Inspeção na Certiel.

Então mas eu ja cravei as caixas no muro isso significa que posso ter de alterar a localização da portinhola?? só depois do tecnico da EDP la ir é que sei se é aerea ou subterranea a alimentação e onde deveria ter colocado a portinhola?
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Mensagem por gemini »

Mais ou menos...

A EDP está obrigada a dar a viabilidade sempre, portanto... agora, se não tiver ramal que passe á porta, vai-lhe e sair mais caro (bastante).

1 - mete o pedido de viabilidade na EDP (leva ficha electrotécnica e planta localização e abre um PFE)
2 - Nesta mesma altura é que diz se quer ramal aéreo ou subterrâneo, portanto, você é quem tem de ter uma ideia nesse sentido
3 - Antes de o técnico lá ir ver o local, é necessário que já tenha construído o local para albergar a portinhola e contador definitivos, que é por causa de o técnico saber onde é o local de entrega de potência a fim de poder fazer o respectivo orçamento para ramal
4 - contudo, apesar do seu pedido inicial de ramal aéreo ou subterrãneo, só após a visita do técnico no ponto 3 é que irá saber se o local tem possibilidades de receber o ramal por via aérea, ou subterrãnea, pois é o técnico da EDP que irá definir isso.
Learning is the goal!!
joelpereira1990
Aprendiz
Aprendiz

gemini Escreveu:Mais ou menos...

A EDP está obrigada a dar a viabilidade sempre, portanto... agora, se não tiver ramal que passe á porta, vai-lhe e sair mais caro (bastante).

1 - mete o pedido de viabilidade na EDP (leva ficha electrotécnica e planta localização e abre um PFE)
2 - Nesta mesma altura é que diz se quer ramal aéreo ou subterrâneo, portanto, você é quem tem de ter uma ideia nesse sentido
3 - Antes de o técnico lá ir ver o local, é necessário que já tenha construído o local para albergar a portinhola e contador definitivos, que é por causa de o técnico saber onde é o local de entrega de potência a fim de poder fazer o respectivo orçamento para ramal
4 - contudo, apesar do seu pedido inicial de ramal aéreo ou subterrãneo, só após a visita do técnico no ponto 3 é que irá saber se o local tem possibilidades de receber o ramal por via aérea, ou subterrãnea, pois é o técnico da EDP que irá definir isso.
Todos naquela rua sem saida recebem por ramal aereo isso nao tem influencia? tem um poste mesmo dentro da casa do meu vizinho puderá vir por ai??? aereo era melhor e mais barato :D :D
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Se todos têm por via aérea, no seu caso pode vir também por via aérea.

Repare que eu disse "pode"... pois, atendendo ao descrito, se você quiser, pode pedir subterrêneo.
Paga mais, mas não há necessidade de colocar poste.

Por outro lado, caso exista um poste dentro do seu terreno (entenda-se, na parte da frente, junto á estrada), ou próximo da extrema dos terrenos, muito provavelmente não terá necessidade de levar um novo poste, sendo que, nesse caso, se fosse eu colocaria a portinhola e contador o mais próximo possível do poste existente, e o ramal viria logo subterrâneo (era só descer o poste e ligar á portinhola).
Learning is the goal!!
joelpereira1990
Aprendiz
Aprendiz

gemini Escreveu:Se todos têm por via aérea, no seu caso pode vir também por via aérea.

Repare que eu disse "pode"... pois, atendendo ao descrito, se você quiser, pode pedir subterrêneo.

Por outro lado, caso exista um poste dentro do seu terreno (entenda-se, na parte da frente, junto á estrada), ou próximo da extrema dos terrenos, muito provavelmente não terá necessidade de levar um novo poste, sendo que, nesse caso, se fosse eu colocaria a portinhola e contador o mais próximo possível do poste existente, e o ramal viria logo subterrâneo (era só descer o poste e ligar á portinhola).

Boas o poste mais perto está dentro do terreno de um vizinho será que pode descer atravessar o terreno do vizinho e entrar na portinhola mas ja anexei as fotos e de-me uma opiniao onde colocaria é para a casa q tem os portoes com as setas
Anexos
Imagem1.png
joelpereira1990
Aprendiz
Aprendiz

gemini Escreveu:Se todos têm por via aérea, no seu caso pode vir também por via aérea.

Boas o poste mais perto está dentro do terreno de um vizinho será que pode descer atravessar o terreno do vizinho e entrar na portinhola mas ja anexei as fotos e de-me uma opiniao onde colocaria é para a casa q tem os portoes com as setas
Anexos
Imagem1.png
joelpereira1990
Aprendiz
Aprendiz

e ca está outra foto digam-me uma opiniao onde colocavam a portinhola Caixa de contador e CEMU
Anexos
Imagem2.png
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

joelpereira1990 Escreveu:e ca está outra foto digam-me uma opiniao onde colocavam a portinhola Caixa de contador e CEMU
Boas
Eu colocaria tudo no muro exterior, se o poste que está no terreno do vizinho, estiver logo encostado ao muro penso que não há problema em o ramal passar de aereo a subterraneo, baixando no poste com a respetiva proteção e passando pela via publica para alimentar a portinhola, nunca atravessando o terreno do vizinho.
Tem outra solução, (ramal aereo) que é fazer 1 pilar junto ao muro aonde vai colocar as caixas, com o minimo de 20x20 em cimento, com o minimo de 2,55 mts de altura, no topo desse pilar é fixada a ferragem de amarração do ramal, pode deixar logo no interior do pilar 1 tubo de 40mm, para fazer a alimentação até à portinhola, a face inferior da caixa da portinhola deve ser assente entre os 50/80cm contados do pavimento existente, e o visor da caixa de contagem deve estar entre os 70/170cm, também contados do pavimento
Cpts.
Energy
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

joelpereira

neste caso, não há muita margem, pelo que vejo todas as caixas terão de ficar no muro entre os portões, pois não tem espaço nas extremidades para colocar qualquer tipo de caixa...

Além disso, como o poste mais próximo está mesmo próximo, quanto a mim o ramal viria subterrâneo, ou seja, desce o poste, e depois a EDP fará um corte na via pública entre o poste e a sua portinhola para colocar tubagem e cabo de alimentação.
Learning is the goal!!
joelpereira1990
Aprendiz
Aprendiz

gemini Escreveu:joelpereira

neste caso, não há muita margem, pelo que vejo todas as caixas terão de ficar no muro entre os portões, pois não tem espaço nas extremidades para colocar qualquer tipo de caixa...

Além disso, como o poste mais próximo está mesmo próximo, quanto a mim o ramal viria subterrâneo, ou seja, desce o poste, e depois a EDP fará um corte na via pública entre o poste e a sua portinhola para colocar tubagem e cabo de alimentação.

o pilar do lado direito do portao grande irá alargar para 75 cm de largura e 2mt de altura não seria melhor aerea??
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

joelpereira1990 Escreveu:
o pilar do lado direito do portao grande irá alargar para 75 cm de largura e 2mt de altura não seria melhor aerea??
isso assim é diferente...
está-me a dizer que o muro e portões que se vêm na foto são para por abaixo, e fazer tudo novo, é isso? sei que é uma moradia nova, mas os muros vão ser alterados, é isso?

se for isso, tanto melhor! Por mim, continuava a vir subterrâneo, e dessa forma sempre fica mais perto do poste, logo, menos comprimento de cabo necessário, logo, mais barato...

A sugestão do aéreo é boa, mas, para mim, neste caso, eu não queria, pois o cabo ia ficar suspenso por cima do portão do vizinho, e depois podia gerar conflitos desnecessários...

Você é quem sabe.
Learning is the goal!!
joelpereira1990
Aprendiz
Aprendiz

gemini Escreveu:
joelpereira1990 Escreveu:
isso assim é diferente...
está-me a dizer que o muro e portões que se vêm na foto são para por abaixo, e fazer tudo novo, é isso? sei que é uma moradia nova, mas os muros vão ser alterados, é isso?

se for isso, tanto melhor! Por mim, continuava a vir subterrâneo, e dessa forma sempre fica mais perto do poste, logo, menos comprimento de cabo necessário, logo, mais barato...

A sugestão do aéreo é boa, mas, para mim, neste caso, eu não queria, pois o cabo ia ficar suspenso por cima do portão do vizinho, e depois podia gerar conflitos desnecessários...

Você é quem sabe.
Exactamente é isso o muro e portoes iram abaixo e puderá ficar encostado o mais a direita quanto a ficar suspenso não haverá muito problema porq é familia mesmo assim não sei. O problema tambem reside em que se ficar a direita o tubo ate ao QE terá de fazer uma curva porque o quadro fica mais o menos na direcção do meio do muro dai a minha duvida onde colocar em termos de ligaçao para o QE ficava muito melhor no centro do muro em termos esteticos e de custo de ramal o mais a direita é onde fica melhor.
O problema com o subterraneo é que é muito mais caro e não está muito famoso de € sabe me dar por alto o preço que puderá ficar?
Responder

Voltar para “Dúvidas”