Electrobomba de membrana vs electrobomba motorizada

Responder
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Electrobomba de membrana vs electrobomba motorizada

Mensagem por Electro 99 »

Prezados colegas, muito boa tarde,

Porventura conhecem as electrobombas de membranas? Tenho um sistema de transfega de combustível de uma cisterna para o depósito de um gerador. Acontece que a electrobomba deveria abrir quando se atingisse o nível baixo e não está a acontecer.

Tenho um analisador que me diz que o sistema apenas abre com uma determinada pressão (criada pela gravidade do gasóleo que vem da cisterna). Disse-me também que deveria colocar uma electrobomba motorizada.

Vocês conhecem estas electrobombas?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: Electrobomba de membrana vs electrobomba motorizada

Mensagem por Mário »

Boas
Electro 99 Escreveu:Prezados colegas, muito boa tarde,

Porventura conhecem as electrobombas de membranas?
Sim

Tenho um sistema de transfega de combustível de uma cisterna para o depósito de um gerador. Acontece que a electrobomba deveria abrir quando se atingisse o nível baixo e não está a acontecer.

A electrobomba de membrana não abre nem fecha, pura simplesmente vibra, ou seja tem um electroíman e uma mola.

Tenho um analisador "que analisador ? " que me diz que o sistema apenas abre com uma determinada pressão (criada pela gravidade do gasóleo que vem da cisterna) "se vem por gravidade para que é a bomba?". Disse-me também que deveria colocar uma electrobomba motorizada."será uma válvula motorizada"
Vocês conhecem estas electrobombas?
Em Azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

Boa noite Mário,

Em primeiro lugar, corrijo o que escrevi, pois trata-se de electroválvulas e não de electrobombas.... E por lapo escrevi analisador em vez de canalizador :)

Depois, a ideia que me passaram era que a electroválvula possui um embolo encostado a uma membrana e que, quando actuado através de um sinal eléctrico, desenconta da membrana. Depois a membrana, necessita de uma pressão de cerca de 0.5 bar para deixar passar o fluido (é preciso uma altura de 5 metros para obter os 0.5bar, 0.1bar por cada metro).

Depois, há um by-pass: por uma parte, é a electroválvula que abre ou fecha conforme o depósito diário está baixo ou alto; o outro é para quando falha a energia eléctrica tendo que se abrir um passador quando o depósito está em baixo e fechar quando está cheio (é aí que a trasfega por gravidade funciona).
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas "Electro 99"

"Em primeiro lugar, corrijo o que escrevi, pois trata-se de electroválvulas e não de electrobombas.... E por lapo escrevi analisador em vez de canalizador "

Ok.

"Depois, a ideia que me passaram era que a electroválvula possui um embolo encostado a uma membrana e que, quando actuado através de um sinal eléctrico, desenconta da membrana. Depois a membrana, necessita de uma pressão de cerca de 0.5 bar para deixar passar o fluido (é preciso uma altura de 5 metros para obter os 0.5bar, 0.1bar por cada metro"

Há electrovalvulas que não precisão de pressão de 0.5, para abrir há para 0 bar (depende da secção da rosca e qual a passagem.)
Diz qual a marca, modelo e a rosca.

"Depois, há um by-pass: por uma parte, é a electroválvula que abre ou fecha conforme o depósito diário está baixo ou alto; o outro é para quando falha a energia eléctrica tendo que se abrir um passador quando o depósito está em baixo e fechar quando está cheio (é aí que a trasfega por gravidade funciona"

Ok, é normal.

Como é que enchem o depósito de combustivel?.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas Mário,

A ideia para encher a cisterna é colocar um bocal numa parede que está virada para a via pública. Há uma canalização em ferro com 3/4" que encaminha o gasóleo até à cisterna. Quando o camião põe a pistola no bocal, tem que ir uma pessoa ao quadro de transfega e ligar uma electrobomba que puxa o gasóleo (a canalização já está feita e o diâmetro de 3/4" não dá vazão ao combustivel que sai da pistola do camião, daí a colocação da electrobomba).

Esse quadro de transfega tem um led verde e um vermelho. O vermelho acende quando a cisterna está com nível baixo, a verde acende quando o camião está a encher e a cisterna fica com nível alto. Quando o camião está a encher e o led fica verde, tem que haver uma pessoa que avise o homem do camião para parar.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Vamos haver;

Tens um gerador que tem deposito de combustível próprio.
Tens uma cisterna localizada acima do gerador.
A alimentação do combustível há cisterna é feita pela rua, onde existe uma bomba eléctrica com ligações de 3/4".

A alimentação de combustível ao depósito do gerador é feita por uma electroválvula, e em falha de energia por válvula manual.

Existem dois sinalizadores na cisterna, um vermelho a dar indicação de nível baixo e outro verde de como está cheio.

É esta a situação que tens lá?

Cump.
Mário
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

Sim, é isso.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Procura valvula motorizada de duas vias de esfera, ou actuador eléctrico.

Cump.
Mário
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

Muito obrigado Mário.

Abraço e boa Páscoa.
Responder

Voltar para “Dúvidas”