MICROONDA NAO AQUECE

tiago dias silva
Curioso
Curioso
Registado: 25 mar 2012, 11:08

MICROONDA NAO AQUECE

Mensagem por tiago dias silva »

Boas pessoal...

Tenho um microondas sa samsung que nao aqueçe, o tempo passa mas nao aquece os alimentos!
Podem-me ajudar a descobrir o que pode ser??

Obrigado
Abraços
Tiago Silva
ffjoao
Curioso
Curioso
Registado: 25 jun 2009, 22:20
Has thanked: 5 times
Been thanked: 6 times

Re: MICROONDA NAO AQUECE

Mensagem por ffjoao »

Boas, se não tem garantia o melhor é comprar outro!!!!!!
jose cardoso
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 jun 2010, 09:21
Been thanked: 2 times

Mensagem por jose cardoso »

boas, meu caro amigo, se nao sabe de eletricidade NEM de electronica, nem pense em fazer seja o que for nesse aparelho. ao contrario de uma maquina de lavar ou de um frigorifico, que se nao souber arranjar o pior que pode fazer é avaria-lo ainda mais, nos microondas ou sabemos o que fazemos ou podemos arranjar serios problemas. os microondas geram radiaçoes nocivas para o ser humano, nós somos constituidos por cerca de 70% de agua, ja imaginou um microondas a funcionar sem a "gaiola de faraday" que o protege? voce levaria com as microondas e seriam as suas partes expostas a essas microondas cozidas.
o problema do seu microondas pode ser um simples fusivel, mas se ele roda e faz todo o resto mas nao aquece, isso é de certeza devido a ele nao gerar as tais microondas. o problema é do magnetron. pode estar estragado, ou algum fio ou fusivel de protecçao estar danificado. se houvir uma especie de zumbido quando ele esta ligado, de certeza absoluta que é o magnetron. pode tambem ser o interruptor da porta, caso seja duplo, que tenha problemas, e nao da sinal de porta fechada para o "sistema" de controle do magnetron, caso seja interruptor dulplo.

faça um favor a si proprio, consulte quem perceba, sim um tecnico e nao um "jeitoso".

ps, se o conserto ficar mais de 33% do preço de um novo, compre um novo. pois esse ja deve ser antigo e os novos estao super baratos e com protecçaes melhoradas.
tiago dias silva
Curioso
Curioso

Obrigado jose....

Eu percebo de electrcicidade, é a minha area de formação e de trabalho.
Eu tabem desconfio que seja o magnetron, só que queria uma certeza, antes de mexer.
Eu vou tirar o magnetron com umas luvas por via da radiação e mete-lo em varias sacas para radiações nao se libertarem muito e vou à aquario (loja de todas as peças de electricidade eletronica) ver se arranjo lá um magnetron!
Qual é a tua opiniao?
O microondas é porreiro tem pouco mais de dois anos e é jeitoso...

ABraços
Tiago Silva
iranioa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 abr 2012, 01:05

Mensagem por iranioa »

Oi Tiago.....a magnetrom não é radioativa ...ela gera microondas quando ligada (uma combinação de circuito elétrico).sem ligação é totalmente inofensiva até tenho uns imãs de algumas aqui,mas por favor siga os conselhos do outro colega ....se não tiver conhecimento da MAQUINA ,por favor não mexa, é extremamente perigosa quando GERA as microondas .
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

tiago dias silva Escreveu:Obrigado jose....

Eu percebo de electrcicidade, é a minha area de formação e de trabalho.

Radiações, luvas e sacas???

Eu tabem desconfio que seja o magnetron, só que queria uma certeza, antes de mexer.
Eu vou tirar o magnetron com umas luvas por via da radiação e mete-lo em varias sacas para radiações nao se libertarem muito e vou à aquario (loja de todas as peças de electricidade eletronica) ver se arranjo lá um magnetron!
Qual é a tua opiniao?
O microondas é porreiro tem pouco mais de dois anos e é jeitoso...

ABraços
Tiago Silva
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Been thanked: 1 time

Mensagem por Duarte82 »

Antes de retirar magnetrão algum, verifica apenas se o fusível do circuito de alta não está fundido. No interior do microondas, vais encontrar 2 fusíveis, um logo à entrada dos 230V da rede para proteger o circuito de Baixa Tensão e outro a seguir a um transformador que protege o circuito de Alta. Na maioria dos casos de avarias em microondas que ligam e não aquecem, é apenas o fusível que protege o magnetrão (Alta Tensão) que fundiu. Desligado da corrente, podes mexer no microondas à vontade que não te vai coser as mãos nem secar a água do teu corpo...... Se o fusível de Alta estiver bom, então compra um novo, pk a troca de magnetrão não compensa na maioria dos casos!
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
tiago dias silva
Curioso
Curioso

boas...
já verifiquei os fusiveis e ambos tem continuidade.
O meu medo do magnetron é que antes tem um condensador ligado (deve de ser para atenuar a potencia reactiva do transformador)e eu nao sei se ele está descarregado. Daí o meu medo.
mas o microondas já esta desligado da fixa ja à mais de uma semana!

Cumprimentos...

nelmindo comentarios infelizes dispenso, ou dizes algo construtivo ou estas calhado, antes que fiques bloqueado, cresce, já nao é a 1º vez que vejo comentarios infelizes da tua parte.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

tiago dias silva Escreveu:boas...
já verifiquei os fusiveis e ambos tem continuidade.
O meu medo do magnetron é que antes tem um condensador ligado (deve de ser para atenuar a potencia reactiva do transformador)e eu nao sei se ele está descarregado. Daí o meu medo.
mas o microondas já esta desligado da fixa ja à mais de uma semana!

Cumprimentos...

nelmindo comentarios infelizes dispenso, ou dizes algo construtivo ou estas calhado, antes que fiques bloqueado, cresce, já nao é a 1º vez que vejo comentarios infelizes da tua parte.
Como já demonstrou, os conhecimentos que tem na área da electricidade são parcos. Estragou ainda mais dizer que está formado na área e trabalha nela. Como já foi dito por outras pessoas, é recomendável deixar isso para profissionais, quando se trata de um micro-ondas. Por mais que nos custe o dinheiro dado pelos equipamentos, os micro-ondas como electrodoméstico, estão no limiar dos pequenos electrodomésticos que são considerados descartáveis, quando avariam.
A tecnologia está criada de tal forma que a sua durabilidade seja baixa o suficiente para mexer na economia, mas alta suficiente para durar a garantia europeia...
E assim fiz um comentário construtivo para evitar de estar calhado ou ser bloqueado.
tiago dias silva
Curioso
Curioso

nelmindo,

agora sim dou-te os meus parabens... CONSEGUISTE...

Cumps
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
tiago dias silva Escreveu:nelmindo,
agora sim dou-te os meus parabens... CONSEGUISTE...
Cumps
Consegui-o o quê? não percebi

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
tiago dias silva
Curioso
Curioso

consegui-o fazer um comentario +/- construtivo... (aceitavel)

Cumps
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas "tiago dias silva"

Com o perfil preenchido, as respostas são dadas em relação a quem faz a pergunta.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
lampi
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 19 jul 2013, 18:26

Mensagem por lampi »

Estou a arranjar o meu, tive os cuidados necessários, só tem uma parte onde tive mais medo que foi a de testar a fonte de alimentação com uma chave bem isolada á entrada do magnetron com ela encostada á chapa, não chegava lá a alta tensão e então conclui que o problema era da fonte de alimentação, o diodo estava nas couves e o fusível de alta tensão também, vou trocar hoje á noite e depois digo qualquer coisa.

A minha ajuda nesta reparação foi este zuca, como uma explicação passo a passo muito boa. E com a segurança sempre presente.

Boa sorte e em caso de dúvida, não arriscar nada.

ABC.
Vive como pensas ou acabas a pensar em como viver
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 set 2013, 15:32

Mensagem por L.Sousa »

lampi Escreveu:Estou a arranjar o meu, tive os cuidados necessários, só tem uma parte onde tive mais medo que foi a de testar a fonte de alimentação com uma chave bem isolada á entrada do magnetron com ela encostada á chapa, não chegava lá a alta tensão e então conclui que o problema era da fonte de alimentação, o diodo estava nas couves e o fusível de alta tensão também, vou trocar hoje á noite e depois digo qualquer coisa.

A minha ajuda nesta reparação foi este zuca, como uma explicação passo a passo muito boa. E com a segurança sempre presente.

Boa sorte e em caso de dúvida, não arriscar nada.

ABC.
Podes explicar melhor como fizeste o teste de alta tensão com uma chave encostada à chapa???
L.Sousa
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”