Boa noite,
estou a fazer um orçamento para um apartamento num predio com alguns anos.
Tenho o problema da ligação á terra que mencionei noutro topico e o problema da resistencia das paredes.
Ou seja, as paredes já foram todas descascadas pelo cliente que deixou o tijolo á vista, tijolo este antigo tipo daqueles de fazer as lareiras com duas partes ocas no seu interior.
Tenho receio que ao abrir roços naquelas paredes tudo caia para o chão.
Em tempos trabalhei para um electricista o qual estimo muito e com quem muito aprendi ,e na altura ( quando surgiu a Certiel) havia determinadas obras em que ele ( tambem tecnico responsável) não usava caixas de derivação para a iluminação usando apenas caixas fundas nos interruptores e faziamos as derivações no seu interior usando os separadores. nunca lhe vi nenhuma obra chumbada e o serviço ficava impecávél, toda a tubaria trabalhava pelo chão e apenas subia dos interruptors para os pontos de luz. no entanto só algumas obras é que usava este metodo e nunca esplicou porque´.
Esta obra á partida não vai ter inspecção da Certiel pois já tem luz da EDP, a unica coisa que vou precisar é de pedir a mudança do contador para o exterior, no entanto gostaria de fazer tudo conforme a legislação actual obriga, não vá haver alguma complicação e o cliente ter de pedir uma licença de obras e depois tenho de pedir certificação.
A minha pergunta é se posso fazer a instalação assim sem caixas de derivação, fazendo as derivações dentro das caixas de aparelhagem com separadores, se actualmente é legal ou não, pois assim evitava muitos roços.
Obrigado
Derivações nas caixas de aparelhagem fundas
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Re: Derivações nas caixas de aparelhagem fundas
Boas!
Não tem qualquer inconveniente utilizando as caixas de duplo fundo, e não necessitam de separadores porque estes utilizavam-se quando as ligações eram feitas com placas de bornes, como agora se utilizam ligadores isolados é dispensável os separadores.
Cumps.
Não tem qualquer inconveniente utilizando as caixas de duplo fundo, e não necessitam de separadores porque estes utilizavam-se quando as ligações eram feitas com placas de bornes, como agora se utilizam ligadores isolados é dispensável os separadores.
Cumps.
Bom dia,
obrigado pela sua resposta, estou neste momento a fazer orçamento assim posso avançar.
obrigado pela sua resposta, estou neste momento a fazer orçamento assim posso avançar.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Fiz alguns trabalhos no Norte e quando lá cheguei, num armazém de material elétrico em que pedi caixas de derivação, o vendedor pergunta-me para que queria eu as caixas, fiquei de boca aberta a olhar para ele, e expliquei-lhe que era para fazer a derivação na iluminação, ele respondeu-me voçê não costuma trabalhar no Norte, pois aqui os seus colegas, não se usam caixas de derivação para esse fim, aqui o pessoal faz as derivações da iluminação em caixas de aparelhagem fundas, depois dei uma vista de olhos pelos predios que estavam a construir por ali perto e não havia na verdade caixas de derivação.
Fiz alguns trabalhos no Norte e quando lá cheguei, num armazém de material elétrico em que pedi caixas de derivação, o vendedor pergunta-me para que queria eu as caixas, fiquei de boca aberta a olhar para ele, e expliquei-lhe que era para fazer a derivação na iluminação, ele respondeu-me voçê não costuma trabalhar no Norte, pois aqui os seus colegas, não se usam caixas de derivação para esse fim, aqui o pessoal faz as derivações da iluminação em caixas de aparelhagem fundas, depois dei uma vista de olhos pelos predios que estavam a construir por ali perto e não havia na verdade caixas de derivação.
Cpts.
Energy
Energy
isso já é passado.....as caixas fundas são o mais usado se bem que quando surge uma avaria é muito mais difiçil de reparar....e depois em certos casos os fios mal lá cabem....enfim
Obrigado pelas vossas respostas.
Eu como disse acima, já o fiz várias vezes embora por conta de outrem, e já há muitos anos, estamos em 2012 e em 94 / 95 / 96 já o fazia, no entanto já passaram muitos anos, e andei pelos centros comercias, hospitais e outras obras mas o tipo de instalação é muito diferente, usa-se calhe metalica e cabos e caixas com passa fios ( bucins de mama).
Neste momento estou por minha conta, isto tá mal de trabalho e mais vale correr os meus riscos do que ficar entalado a trabalhar por conta de outrem.
O que preciso de saber e já estou esclarecido é se instalação sem caixas de derivação na iluminação é permitido ou não pela Certiel, ou se me arrisco a caso haja inspecção de levar uma grande não conformidade, porque neste caso é mesmo aconselhado pois corro o risco de deitar a casa abaixo com os roços.
As ligações dentro da caixa funda nem são muito dificeis, e vi recentemente ligadores tipo wagos mas muito pequenitos e finos e com as mesmas caracteristicas o que acho ideal para este serviço, antigamente nas caixas fundas fazia as derivaçóes com torix ou coroa de bornes isso sim era complicado.
Eu como disse acima, já o fiz várias vezes embora por conta de outrem, e já há muitos anos, estamos em 2012 e em 94 / 95 / 96 já o fazia, no entanto já passaram muitos anos, e andei pelos centros comercias, hospitais e outras obras mas o tipo de instalação é muito diferente, usa-se calhe metalica e cabos e caixas com passa fios ( bucins de mama).
Neste momento estou por minha conta, isto tá mal de trabalho e mais vale correr os meus riscos do que ficar entalado a trabalhar por conta de outrem.
O que preciso de saber e já estou esclarecido é se instalação sem caixas de derivação na iluminação é permitido ou não pela Certiel, ou se me arrisco a caso haja inspecção de levar uma grande não conformidade, porque neste caso é mesmo aconselhado pois corro o risco de deitar a casa abaixo com os roços.
As ligações dentro da caixa funda nem são muito dificeis, e vi recentemente ligadores tipo wagos mas muito pequenitos e finos e com as mesmas caracteristicas o que acho ideal para este serviço, antigamente nas caixas fundas fazia as derivaçóes com torix ou coroa de bornes isso sim era complicado.